NO CONTEXTO DA CAPOEIRA, O APRENDIZADO INTERGERACIONAL É FUNDAMENTAL NA AFIRMAÇÃO CULTURAL, SOCIAL E EDUCATIVA DAS CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS, PRATICANTES DESTA EXPRESSÃO CULTURAL. COMPREENDER ESTA RELAÇÃO INTERGERACIONAL, NO CONTEXTO DA CAPOEIRA, ENQUANTO PRÁTICA EDUCATIVA, É FUNDANTE PARA QUE OCORRA A INTEGRAÇÃO E PARTICIPAÇÃO ENTRE OS MESTRES CAPOEIRISTAS E OS PRATICANTES NO CONTEXTO DA RODA DA CAPOEIRA. ESTE ARTIGO PROCURA ANALISAR, A PARTIR DE LITERATURAS SOBRE INTERGERACIONALIDADE, EDUCAÇÃO E CAPOEIRA, OS CONCEITOS, PRÉ-CONCEITOS, ESTIGMAS E CONTROVÉRSIAS A PARTIR DE LITERATURAS QUE TRATEM DOS TEMAS. OBJETIVAMOS REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DIÁLOGO ENTRE GERAÇÕES NA RODA DE CAPOEIRA E OS POSSÍVEIS BENEFÍCIOS QUE ESSA APROXIMAÇÃO TRAZ PARA A SOCIEDADE E PARA TODOS OS ENVOLVIDOS DIRETAMENTE NESSE PROCESSO, APRESENTANDO POSSÍVEIS CONFLITOS QUE POSSAM SURGIR DESSA RELAÇÃO E O DESENROLAR DA CAPOEIRA ENQUANTO FENÔMENO CULTURAL E DE EDUCAÇÃO POPULAR. TOMAMOS POR EVIDÊNCIA OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR BORGES E MAGALHÃES (2011) SILVA E HEINE (2008), COMO REFERÊNCIA DAS QUESTÕES EM TORNO DA RODA DE CAPOEIRA. O PRESENTE ARTIGO APOIA-SE NA METODOLOGIA DE ANÁLISE DE CONTEÚDOS QUALITATIVOS E REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. PARTINDO DOS FUNDAMENTOS QUE CARACTERIZAM ESSA METODOLOGIA. IPHAN (2007); BORGES E MAGALHÃES (2011) SILVA E HEINE (2008), ENTRE OUTROS, TENDO COMO OBJETIVOS, APRESENTAR A ANALISAR E DISCRIÇÃO DE TEXTOS DOS/DAS AUTORES/AS SUPRACITADOS. DESTACA-SE, NESTE SENTIDO, A CATEGORIZAÇÃO DE CAPOEIRA E INTERGERACIONALIDADE. FINALIZA-SE ESSE ARTIGO DISCUTINDO MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL COM A CAPOEIRA.