O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO REALIZAR UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DESENVOLVEREM ATITUDES PARA PREVENIR PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. ATUALMENTE NOTA-SE QUE HÁ UM EMPENHO MUITO GRANDE PARA DIAGNOSTICAR TODA E QUALQUER DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM. ESTE TEXTO APARECE PARA MOSTRAR QUE EM VEZ DE SIMPLESMENTE CLASSIFICAR AS DEFICIÊNCIAS E PROPOR INTERVENÇÕES, SERIA MAIS PROVEITOSO PREVER E PREVENIR DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM POR COMEÇAR DA BASE EDUCACIONAL, A EDUCAÇÃO INFANTIL. PRIMEIRO VAMOS NOS EMBASAR PELA TEORIA DO CONSTRUTIVISMO, A PSICOLOGIA GENÉTICA E O ENFOQUE INTERACIONISTA DA EDUCAÇÃO DE JEAN PIAGET. TAMBÉM HAVERÁ UMA REFLEXÃO SOBRE COMO A SOCIEDADE E AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PODEM INFLUENCIAR O DESENVOLVIMENTO INFANTIL, PARA DEPOIS EXPLANARMOS ALGUMAS FORMAS DE PREVENIR DIFICULDADES ESCOLARES. FINALMENTE, HÁ UMA PROPOSTA DE AÇÃO QUE ACREDITAMOS QUE PODERIA CHEGAR A RESULTAMOS MAIS SIGNIFICATIVOS.