O ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONSISTE EM UMA EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO QUE BUSCA TRANSMITIR TODOS OS CONHECIMENTOS E MÉTODOS ADQUIRIDOS EM TEORIA. A PRÁTICA ESCOLAR PERMITE UMA APROXIMAÇÃO PRIMORDIAL COM A REALIDADE, SENDO UM DOS GRANDES DESAFIOS ENFRENTADOS NA PROFISSÃO A SEGUIR. COM ISSO, O OBJETIVO DESSE ESTUDO FOI IDENTIFICAR AS PERCEPÇÕES E CONTRIBUIÇÕES DOS GRADUANDOS E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DURANTE A ATUAÇÃO DOS DISCENTES NA ESCOLA, BEM COMO A IMPORTÂNCIA DESSA ATIVIDADE PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA. FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CUNHO MISTA COM 14 ALUNOS DAS TURMAS DE CIÊNCIAS NATURAIS E BIOLÓGICAS E COM 11 PROFESSORES DA REDE PÚBLICA. A PARTIR DA ANÁLISE REALIZADA POR MEIO DAS QUESTÕES DESENVOLVIDAS, PÔDE-SE NOTAR QUE A RELAÇÃO TEORIA/PRÁTICA, O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS ATIVAS EM SALA DE AULA E A TROCA DE EXPERIÊNCIA ENTRE O ESTAGIÁRIO/PROFESSOR, CONTRIBUIU PARA O APRENDIZADO DO GRADUANDO E PROFESSORES. PORTANTO, PERCEBEU-SE A IMPORTÂNCIA DA MEDIAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E AS ESCOLAS, POSSIBILITANDO NORTEAR E CONTRIBUIR COM O ENSINO DOS ESTAGIÁRIOS ALÉM DE SUGERIR TÉCNICAS A SEREM CONSIDERADAS PELOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO.