O PRESENTE TRABALHO É NORTEADO PELA RELAÇÃO ENTRE O RENDIMENTO ACADÊMICO, A LEITURA, A CONCENTRAÇÃO, A MOTIVAÇÃO E A ROTINA DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. DISCUTIR A NECESSIDADE DE APOIO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR AO ESTUDANTE, NO TOCANTE AS QUESTÕES COMO O DOMÍNIO DAS HABILIDADES DE LEITURA, PRINCIPALMENTE AS DE CARÁTER TÉCNICO-CIENTÍFICO, BEM COMO APOIO DIDÁTICO E PEDAGÓGICO, PARA UM MELHOR RENDIMENTO E EXPERIÊNCIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DIANTE DESSAS DIFICULDADES QUE ACARRETAM PREJUÍZOS NA FORMAÇÃO DESSES ESTUDANTES, OS DADOS APRESENTAM UM ÍNDICE DE 48,1% DOS PARTICIPANTES QUE ADMITEM JÁ TEREM COGITADO O ABANDONO DE SEUS CURSOS, ASSIM COMO 27,6% AFIRMAM QUE SUA ROTINA INTERFERE DE FORMA NEGATIVA NO SEU RENDIMENTO E 36% APRESENTAM TER BAIXA CONCENTRAÇÃO EM SALA DE AULA. CONTUDO, TORNA-SE NECESSÁRIO PENSAR NOVAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E POSSIBILITAR AOS ACADÊMICOS, ESTRATÉGIAS DE ESTUDO E NOVAS METODOLOGIAS QUE FAVOREÇAM AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E UM MELHOR RENDIMENTO ACADÊMICO.