Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURRÍCULO INTEGRADO E ENSINO INTERDISCIPLINAR: QUESTÕES INTERLOCUTIVAS NO IFPI- CAMPUS PAULISTANA

Palavra-chaves: CURRÍCULO INTEGRADO, ENSINO INTERDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINARIDADE, CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68268
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 372
    "inscrito_id" => 1073
    "titulo" => "CURRÍCULO INTEGRADO E ENSINO INTERDISCIPLINAR: QUESTÕES INTERLOCUTIVAS NO IFPI- CAMPUS PAULISTANA"
    "resumo" => "HISTORICAMENTE, OS CONTEÚDOS ESCOLARES, A PARTIR DO PARADIGMA CLÁSSICO, VÊM SENDO PERPASSADOS EM SALA DE AULA DE FORMA FRAGMENTADA. ENTRETANTO, A INTERDISCIPLINARIDADE APONTA, COMO PARÂMETRO EDUCATIVO CONTEMPORÂNEO, A INTEGRAÇÃO ENTRE AS CIÊNCIAS. SENDO ASSIM, ESTE ARTIGO APRESENTA COMO OBJETIVO ANALISAR A ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO EM ADMINISTRAÇÃO, COM VISTAS A IDENTIFICAR A PERSPECTIVA DE CURRÍCULO INTEGRADO PARA UM ENSINO INTERDISCIPLINAR. A PESQUISA CARACTERIZOU-SE COMO UM ESTUDO DE CASO E TEVE CARÁTER QUALITATIVO, PARTINDO DAS CATEGORIAS TEMÁTICAS DE BARDIN (2011) E OBSERVANDO A RELAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS DA BASE COMUM; ENTRE AS DA BASE TÉCNICA E, POR ÚLTIMO, ENTRE OS COMPONENTES CURRICULARES DAS BASES COMUM E TÉCNICA. COMO RESULTADOS, PODE-SE AFIRMAR QUE MUITAS DISCIPLINAS DA ÁREA PROPEDÊUTICA E TÉCNICA RELACIONAM-SE AO DISCORREREM SOBRE TEMAS AFINS, TAIS COMO: “MEIO AMBIENTE” (GEOGRAFIA, BIOLOGIA E ECOEFICIÊNCIA); “NUTRIÇÃO” (BIOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA); “GLOBALIZAÇÃO” (GEOGRAFIA, HISTÓRIA, SOCIOLOGIA E TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL); “PROCESSOS NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS” (GESTÃO DE PESSOAS E TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL); “ÉTICA” (ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS, GESTÃO DE ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO E FILOSOFIA), CORROBORANDO, ASSIM, A RELEVÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA UMA COMPREENSÃO MAIS APROFUNDADA E INTEGRADA ACERCA DOS ASSUNTOS DISCUTIDOS. PORTANTO, O ISOLAMENTO DISCIPLINAR NÃO REPRESENTA A DEMANDA EDUCATIVA ATUAL, SENDO RECOMENDÁVEL A RECONSTRUÇÃO DO CURRͬCULO, A PARTIR DO VIÉS INTERDISCIPLINAR, HAJA VISTA A INTEGRAÇÃO DOS SABERES DISCIPLINARES, NUMA IMBRICAÇÃO TEMÁTICA E NA RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA, CONTEÚDO-REALIDADE, SUSCITANDO, ASSIM, UM ENSINO INTERDISCIPLINAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO INTEGRADO, ENSINO INTERDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINARIDADE, CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID1073_19072020101134.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISÂNGELA CAMPOS DAMASCENO SARMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA"
    "autor_email" => "elisceno@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "IFPI - CAMPUS PAULISTANA"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68268
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 372
    "inscrito_id" => 1073
    "titulo" => "CURRÍCULO INTEGRADO E ENSINO INTERDISCIPLINAR: QUESTÕES INTERLOCUTIVAS NO IFPI- CAMPUS PAULISTANA"
    "resumo" => "HISTORICAMENTE, OS CONTEÚDOS ESCOLARES, A PARTIR DO PARADIGMA CLÁSSICO, VÊM SENDO PERPASSADOS EM SALA DE AULA DE FORMA FRAGMENTADA. ENTRETANTO, A INTERDISCIPLINARIDADE APONTA, COMO PARÂMETRO EDUCATIVO CONTEMPORÂNEO, A INTEGRAÇÃO ENTRE AS CIÊNCIAS. SENDO ASSIM, ESTE ARTIGO APRESENTA COMO OBJETIVO ANALISAR A ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO EM ADMINISTRAÇÃO, COM VISTAS A IDENTIFICAR A PERSPECTIVA DE CURRÍCULO INTEGRADO PARA UM ENSINO INTERDISCIPLINAR. A PESQUISA CARACTERIZOU-SE COMO UM ESTUDO DE CASO E TEVE CARÁTER QUALITATIVO, PARTINDO DAS CATEGORIAS TEMÁTICAS DE BARDIN (2011) E OBSERVANDO A RELAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS DA BASE COMUM; ENTRE AS DA BASE TÉCNICA E, POR ÚLTIMO, ENTRE OS COMPONENTES CURRICULARES DAS BASES COMUM E TÉCNICA. COMO RESULTADOS, PODE-SE AFIRMAR QUE MUITAS DISCIPLINAS DA ÁREA PROPEDÊUTICA E TÉCNICA RELACIONAM-SE AO DISCORREREM SOBRE TEMAS AFINS, TAIS COMO: “MEIO AMBIENTE” (GEOGRAFIA, BIOLOGIA E ECOEFICIÊNCIA); “NUTRIÇÃO” (BIOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA); “GLOBALIZAÇÃO” (GEOGRAFIA, HISTÓRIA, SOCIOLOGIA E TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL); “PROCESSOS NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS” (GESTÃO DE PESSOAS E TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL); “ÉTICA” (ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS, GESTÃO DE ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO E FILOSOFIA), CORROBORANDO, ASSIM, A RELEVÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA UMA COMPREENSÃO MAIS APROFUNDADA E INTEGRADA ACERCA DOS ASSUNTOS DISCUTIDOS. PORTANTO, O ISOLAMENTO DISCIPLINAR NÃO REPRESENTA A DEMANDA EDUCATIVA ATUAL, SENDO RECOMENDÁVEL A RECONSTRUÇÃO DO CURRͬCULO, A PARTIR DO VIÉS INTERDISCIPLINAR, HAJA VISTA A INTEGRAÇÃO DOS SABERES DISCIPLINARES, NUMA IMBRICAÇÃO TEMÁTICA E NA RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA, CONTEÚDO-REALIDADE, SUSCITANDO, ASSIM, UM ENSINO INTERDISCIPLINAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "CURRÍCULO INTEGRADO, ENSINO INTERDISCIPLINAR, INTERDISCIPLINARIDADE, CURSO DE ADMINISTRAÇÃO, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID1073_19072020101134.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELISÂNGELA CAMPOS DAMASCENO SARMENTO"
    "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA"
    "autor_email" => "elisceno@ifpi.edu.br"
    "autor_ies" => "IFPI - CAMPUS PAULISTANA"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

HISTORICAMENTE, OS CONTEÚDOS ESCOLARES, A PARTIR DO PARADIGMA CLÁSSICO, VÊM SENDO PERPASSADOS EM SALA DE AULA DE FORMA FRAGMENTADA. ENTRETANTO, A INTERDISCIPLINARIDADE APONTA, COMO PARÂMETRO EDUCATIVO CONTEMPORÂNEO, A INTEGRAÇÃO ENTRE AS CIÊNCIAS. SENDO ASSIM, ESTE ARTIGO APRESENTA COMO OBJETIVO ANALISAR A ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO AO MÉDIO EM ADMINISTRAÇÃO, COM VISTAS A IDENTIFICAR A PERSPECTIVA DE CURRÍCULO INTEGRADO PARA UM ENSINO INTERDISCIPLINAR. A PESQUISA CARACTERIZOU-SE COMO UM ESTUDO DE CASO E TEVE CARÁTER QUALITATIVO, PARTINDO DAS CATEGORIAS TEMÁTICAS DE BARDIN (2011) E OBSERVANDO A RELAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS DA BASE COMUM; ENTRE AS DA BASE TÉCNICA E, POR ÚLTIMO, ENTRE OS COMPONENTES CURRICULARES DAS BASES COMUM E TÉCNICA. COMO RESULTADOS, PODE-SE AFIRMAR QUE MUITAS DISCIPLINAS DA ÁREA PROPEDÊUTICA E TÉCNICA RELACIONAM-SE AO DISCORREREM SOBRE TEMAS AFINS, TAIS COMO: “MEIO AMBIENTE” (GEOGRAFIA, BIOLOGIA E ECOEFICIÊNCIA); “NUTRIÇÃO” (BIOLOGIA E EDUCAÇÃO FÍSICA); “GLOBALIZAÇÃO” (GEOGRAFIA, HISTÓRIA, SOCIOLOGIA E TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL); “PROCESSOS NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS” (GESTÃO DE PESSOAS E TÓPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL); “ÉTICA” (ADMINISTRAÇÃO DE VENDAS, GESTÃO DE ARQUIVO E DOCUMENTAÇÃO E FILOSOFIA), CORROBORANDO, ASSIM, A RELEVÂNCIA DA INTERDISCIPLINARIDADE PARA UMA COMPREENSÃO MAIS APROFUNDADA E INTEGRADA ACERCA DOS ASSUNTOS DISCUTIDOS. PORTANTO, O ISOLAMENTO DISCIPLINAR NÃO REPRESENTA A DEMANDA EDUCATIVA ATUAL, SENDO RECOMENDÁVEL A RECONSTRUÇÃO DO CURRͬCULO, A PARTIR DO VIÉS INTERDISCIPLINAR, HAJA VISTA A INTEGRAÇÃO DOS SABERES DISCIPLINARES, NUMA IMBRICAÇÃO TEMÁTICA E NA RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA, CONTEÚDO-REALIDADE, SUSCITANDO, ASSIM, UM ENSINO INTERDISCIPLINAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.