Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TEXTO PUBLICITÁRIO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: DIFERENTES FORMAS DE LER

Palavra-chaves: LEITURA, CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS, VONTADES DE VERDADE, TEXTO IMAGÉTICO., Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69601
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1117
    "inscrito_id" => 2468
    "titulo" => "TEXTO PUBLICITÁRIO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: DIFERENTES FORMAS DE LER"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE MOSTRAR AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NAS AULAS DE LEITURA, A PARTIR DO TEXTO IMAGÉTICO, TENDO COMO PÚBLICO UMA TURMA DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. NESSE SENTIDO, COMO EMBASAMENTO TEÓRICO, UTILIZAMOS AS CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO DE LINHA FRANCESA, A PARTIR DOS ESTUDOS DE ORLANDI (2008), CORACINI (1995), FIORIN (1988), FOUCAULT (1970; 1979), DENTRE OUTROS. O CORPUS DE NOSSA ANÁLISE É CONSTITUÍDO POR TRANSCRIÇÕES DAS AULAS GRAVADAS EM ÁUDIO E DAS ATIVIDADES DE LEITURA DESENVOLVIDAS NUMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE SERTÂNIA-PE. PARA REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, SELECIONAMOS AS ATIVIDADES DE LEITURA ATRAVÉS DE IMAGENS, NAS QUAIS OS DISCENTES PUDERAM EXPOR A LEITURA DE DIFERENTES GÊNEROS, QUE UTILIZAVAM AS IMAGENS COMO UM RECURSO PARA A PRODUÇÃO DE SENTIDOS. PARTIMOS DA PREMISSA DE QUE A LEITURA DEVE TORNAR O ALUNO UM SUJEITO CRÍTICO, DESENVOLVENDO UM OLHAR PARA ALÉM DO EXPLÍCITO, TORNANDO-O UM PRODUTOR DE SENTIDOS, APOIANDO-SE NA MATERIALIDADE LINGUÍSTICA E NAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO, ESTABELECENDO SENTIDOS PARA O QUE LER. DESSE MODO, O NOSSO TRABALHO NAS AULAS DE LEITURA BUSCOU POSSIBILITAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, CONDUZINDO-OS A EXPRESSAR OS DIFERENTES PONTOS DE VISTA. PENSANDO ASSIM, PROPUSEMOS QUE OS ALUNOS CONSTRUÍSSEM DIFERENTES SENTIDOS, QUESTIONANDO AS VONTADES DE VERDADE QUE CIRCULAM NO SEU MEIO SOCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS, VONTADES DE VERDADE, TEXTO IMAGÉTICO., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID2468_31082020211854.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELA MARIA LEITE AIRES"
    "autor_nome_curto" => "ANGELA LEITE"
    "autor_email" => "angelamaryleite@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69601
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1117
    "inscrito_id" => 2468
    "titulo" => "TEXTO PUBLICITÁRIO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS: DIFERENTES FORMAS DE LER"
    "resumo" => "ESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE MOSTRAR AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NAS AULAS DE LEITURA, A PARTIR DO TEXTO IMAGÉTICO, TENDO COMO PÚBLICO UMA TURMA DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. NESSE SENTIDO, COMO EMBASAMENTO TEÓRICO, UTILIZAMOS AS CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO DE LINHA FRANCESA, A PARTIR DOS ESTUDOS DE ORLANDI (2008), CORACINI (1995), FIORIN (1988), FOUCAULT (1970; 1979), DENTRE OUTROS. O CORPUS DE NOSSA ANÁLISE É CONSTITUÍDO POR TRANSCRIÇÕES DAS AULAS GRAVADAS EM ÁUDIO E DAS ATIVIDADES DE LEITURA DESENVOLVIDAS NUMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE SERTÂNIA-PE. PARA REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, SELECIONAMOS AS ATIVIDADES DE LEITURA ATRAVÉS DE IMAGENS, NAS QUAIS OS DISCENTES PUDERAM EXPOR A LEITURA DE DIFERENTES GÊNEROS, QUE UTILIZAVAM AS IMAGENS COMO UM RECURSO PARA A PRODUÇÃO DE SENTIDOS. PARTIMOS DA PREMISSA DE QUE A LEITURA DEVE TORNAR O ALUNO UM SUJEITO CRÍTICO, DESENVOLVENDO UM OLHAR PARA ALÉM DO EXPLÍCITO, TORNANDO-O UM PRODUTOR DE SENTIDOS, APOIANDO-SE NA MATERIALIDADE LINGUÍSTICA E NAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO, ESTABELECENDO SENTIDOS PARA O QUE LER. DESSE MODO, O NOSSO TRABALHO NAS AULAS DE LEITURA BUSCOU POSSIBILITAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, CONDUZINDO-OS A EXPRESSAR OS DIFERENTES PONTOS DE VISTA. PENSANDO ASSIM, PROPUSEMOS QUE OS ALUNOS CONSTRUÍSSEM DIFERENTES SENTIDOS, QUESTIONANDO AS VONTADES DE VERDADE QUE CIRCULAM NO SEU MEIO SOCIAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS, VONTADES DE VERDADE, TEXTO IMAGÉTICO., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID2468_31082020211854.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGELA MARIA LEITE AIRES"
    "autor_nome_curto" => "ANGELA LEITE"
    "autor_email" => "angelamaryleite@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPB"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO FINALIDADE MOSTRAR AS CONTRIBUIÇÕES DO SUJEITO PESQUISADOR PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS NAS AULAS DE LEITURA, A PARTIR DO TEXTO IMAGÉTICO, TENDO COMO PÚBLICO UMA TURMA DE 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. NESSE SENTIDO, COMO EMBASAMENTO TEÓRICO, UTILIZAMOS AS CONTRIBUIÇÕES DA ANÁLISE DO DISCURSO DE LINHA FRANCESA, A PARTIR DOS ESTUDOS DE ORLANDI (2008), CORACINI (1995), FIORIN (1988), FOUCAULT (1970; 1979), DENTRE OUTROS. O CORPUS DE NOSSA ANÁLISE É CONSTITUÍDO POR TRANSCRIÇÕES DAS AULAS GRAVADAS EM ÁUDIO E DAS ATIVIDADES DE LEITURA DESENVOLVIDAS NUMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE SERTÂNIA-PE. PARA REALIZAÇÃO DESTE TRABALHO, SELECIONAMOS AS ATIVIDADES DE LEITURA ATRAVÉS DE IMAGENS, NAS QUAIS OS DISCENTES PUDERAM EXPOR A LEITURA DE DIFERENTES GÊNEROS, QUE UTILIZAVAM AS IMAGENS COMO UM RECURSO PARA A PRODUÇÃO DE SENTIDOS. PARTIMOS DA PREMISSA DE QUE A LEITURA DEVE TORNAR O ALUNO UM SUJEITO CRÍTICO, DESENVOLVENDO UM OLHAR PARA ALÉM DO EXPLÍCITO, TORNANDO-O UM PRODUTOR DE SENTIDOS, APOIANDO-SE NA MATERIALIDADE LINGUÍSTICA E NAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO, ESTABELECENDO SENTIDOS PARA O QUE LER. DESSE MODO, O NOSSO TRABALHO NAS AULAS DE LEITURA BUSCOU POSSIBILITAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS, CONDUZINDO-OS A EXPRESSAR OS DIFERENTES PONTOS DE VISTA. PENSANDO ASSIM, PROPUSEMOS QUE OS ALUNOS CONSTRUÍSSEM DIFERENTES SENTIDOS, QUESTIONANDO AS VONTADES DE VERDADE QUE CIRCULAM NO SEU MEIO SOCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.