O PRESENTE TRABALHO AQUI PROPOSTO FOI DESENVOLVIDO ATRAVÉS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA E TRAZ COMO PROPÓSITO COMPREENDER A RELEVÂNCIA DAS PRÁTICAS DOCENTES E OS DESAFIOS ENFRENTADOS EM MEIO A SITUAÇÃO VIVENCIADA DO ENSINO A DISTÂNCIA. FREQUENTEMENTE SOMOS INDUZIDOS AO ENFRENTAMENTO DE ENSINAR POR MEIO DE UM DISTANCIAMENTO QUE EXIGE UM PLANEJAMENTO E ENVOLVIMENTO DE AÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES, REORGANIZANDO UM CAMINHO QUE ANOS SEGUIA-SE PADRÕES JÁ DETERMINADOS. DIANTE DO QUE ESTAMOS VIVENCIANDO DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19, AS PRÁTICAS DOCENTES DEVEM ESTAR CONSOLIDADAS A APRESENTAR SUBSÍDIOS E AÇÕES CRIATIVAS PARA ACOMPANHAR O PROCESSO DE DESENVOLVIDO DO ENSINO APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE, FAZENDO COM QUE O MESMO SE SINTA PARTE DE TODO PROCESSO. DESTACA-SE NESSE TRABALHO A PESQUISA DESCRITIVA QUE TEM POR FINALIDADE DESCREVER E REGISTRAR OS ELEMENTOS DE FORMA A CONTRIBUIR PARA O ENTENDIMENTO E DISCUSSÕES DO TEMA AQUI ABORDADO, APRESENTANDO AS DIFICULDADES E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS DOCENTES NA IMPLANTAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, APRECIADAS COMO RECURSOS DE APRENDIZAGEM. COM INTUITO DE ABORDAR E ENRIQUECER O TRABALHO APRESENTADO, ENFATIZA-SE ALGUNS DOS AUTORES QUE POSSIBILITOU O ENTENDIMENTO E A COMPREENSÃO, EXERCENDO UM PAPEL IMPORTANTE NA CONTEXTUALIZAÇÃO DO TRABALHO, SENDO: CAMPBELL (2009), FREIRE (1996), LIBÂNEO (2007), TARDIF (2003). PORTANTO ESPERA-SE QUE OS RESULTADOS SEJAM PROMISSORES A PONTO DE PROMOVER PERSPECTIVAS DE MUDANÇAS E MELHORIAS NO ENSINO, ENFRENTANDO OS DESAFIOS E SUPERANDO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS EM MEIO A MODALIDADE DE ENSINO PROPOSTA NOS DIAS ATUAIS.