A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA TEM COMO OBJETIVO QUALIFICAR OS CIDADÃOS PARA O MERCADO DE TRABALHO. TODAVIA, PARA QUE ESSA EDUCAÇÃO SEJA DEMOCRÁTICA E CHEGUE PARA TODOS DE MANEIRA QUALITATIVA E INCLUSIVA, FAZ-SE NECESSÁRIO ADAPTAÇÕES METODOLÓGICAS PARA CONDIÇÕES MAIS EQUÂNIMES DE ACESSO AO CONHECIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA. A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EAD) É UMA ALTERNATIVA INCLUSIVA DE ACESSO AO CONHECIMENTO DA PESSOA COM ALGUMA DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA, ONDE PROPORCIONA CONDIÇÕES DE APRENDIZADO MAIS AUTÔNOMAS. NESSE CONTEXTO, ESTE TRABALHO, A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA DE IGUALDADE JUSTA, OBJETIVA ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INCLUSIVA NA MODALIDADE EAD. A PARTIR DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DESCRITIVA, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO NAS BASES INDEXADAS GOOGLE ACADÊMICO, SCIELO E PERIÓDICOS DA CAPES, SELECIONANDO PUBLICAÇÕES PARA ANÁLISE ENTRE OS ANOS DE 2003 A 2019. OS RESULTADOS APONTAM EVIDÊNCIAS QUE AFIRMAM QUE AS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS ASSOCIADAS À EAD POTENCIALIZAM A AUTONOMIA DO ESTUDANTE, EMANCIPAM, E DEMOCRATIZAM O ACESSO AO CONHECIMENTO DE FORMA A QUALIFICAR A FORMAÇÃO DESSE ALUNO ACOMETIDO POR ALGUMA NECESSIDADE ESPECÍFICA, SENDO NECESSÁRIO FAZER UMA AVALIAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA QUE ATENDERÁ ESSE ALUNO.