PERCEBE QUE A FORMAÇÃO, DE DOCENTES É UMA QUESTÃO, BASTANTE DISCUTIDA NOS DIAS ATUAIS, PORÉM NÃO DA PRA TRATAR DESSE CONTEXTO SOLITARIAMENTE. A PRÁTICA E A DIDÁTICA PRECISAM TAMBÉM SER CONTEXTUALIZADAS. SER DOCENTE É CONSEGUIR COMPREENDER E CONHECER UMA INFINITA LINHA DE SABERES, QUE PODEM PROMOVER O APRENDIZADO. NESTE CONTEXTO, O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO É ANALISAR E COMPREENDER A PRÁTICA DA PEDAGOGIA NO ENSINO SUPERIOR, O COMPORTAMENTO DOS DOCENTES, O LECIONAR QUALQUER QUE SEJA O CONTEÚDO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, BÁSICA, QUALITATIVA DESCRITIVA E EXPLORATÓRIA. A COLETA DE DADOS FOI A SELEÇÃO DE SETE ARTIGOS COM CONTEXTOS SEMELHANTES AO TEMA, EXTRAÍDOS NO GOOGLE ACADÊMICO. FICOU NÍTIDA QUAL A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DO DOCENTE. PRECISA SER DIDÁTICO, DINÂMICO E ATUALIZADO CONSTANTEMENTE. QUE TENHA HABILIDADE EM TOMAR DECISÕES EM SITUAÇÕES ADVERSAS, E QUE A INTERAÇÃO PROFESSOR E ALUNO SEJAM MAIS HUMANIZADOS.