EM UMA SOCIEDADE, A EDUCAÇÃO DEVE OCUPAR PAPEL DE DESTAQUE, CONSIDERANDO QUE PERMITE AO SUJEITO APROPRIAR-SE DE CONHECIMENTOS TÉCNICOS COM FINS AO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E COMPETÊNCIAS QUE LHES SÃO COBRADAS POR ESSA MESMA SOCIEDADE. NESSE SENTIDO, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIRIGE-SE A CUMPRIR ESSE PAPEL PRODUTIVO, MAS NÃO DEVE DEIXAR DE SER/TER ESPAÇO PARA A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO QUE GERE BENS IMATERIAIS, CUMPRINDO, DESSA MANEIRA, SEU PAPEL SOCIOPOLÍTICO. NESTE TRABALHO OBJETIVAMOS APRESENTAR ALGUMAS CONSIDERAÇÕES ACERCA DE ARTIGOS DAS DCN PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA TANTO, ASSENTAMOS NOSSAS DISCUSSÕES TEMÁTICAS A PARTIR DE PENSAMENTOS DESENVOLVIDOS POR AUTORES DA ÁREA. OS RESULTADOS ESPERADOS BUSCAM CONTRIBUIR COM REFLEXÕES PARA OS ESTUDOS DA ÁREA, BEM COMO PARA POSSÍVEIS INTERVENÇÕES NOS PROCESSOS DE CONSTITUIÇÃO QUE DELINEIAM A FORMAÇÃO DOCENTE.