ABORDANDO A SOCIEDADE FLUMINENSE NO SÉCULO XIX E BUSCANDO INCENTIVAR O ALUNO A ENTENDER A CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA ATRAVÉS DE UMA REFLEXÃO ACERCA DO ASPECTO URBANO, ESCOLHEMOS NOSSO MATERIAL PARA ELABORAÇÃO DAS AULAS DESTE PROJETO, POR MEIO DE UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR. OBJETIVO APRESENTAR A LITERATURA AO ALUNO RELACIONANDO A LITERATURA COM A HISTÓRIA DO BRASIL, POR MEIO DE LIVROS, MÚSICAS, POEMAS E OUTRAS MANIFESTAÇÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS. POR MEIO DELAS APRESENTAREMOS AOS ALUNOS OS ASPECTOS DA FORMAÇÃO DA CIDADE, ESTABELECENDO NELES A CAPACIDADE DE ESTABELECER UM PENSAMENTO CRÍTICO EM RELAÇÃO À LEITURA REALIZADA. APRESENTAREMOS ESSAS AULAS COM BASE EM UM TEMA CARACTERIZADOR: CAMPO, SERTÃO E CIDADE, QUE FOI APRESENTADO POR REGINA ZILBERMAN (2005) EM SEU ARTIGO “A UNIVERSIDADE BRASILEIRA E O ENSINO DAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA”, AFUNILANDO A ABORDAGEM PARA UMA PERSPECTIVA NO QUE TANGE AO EIXO URBANO (CIDADE) NA LITERATURA. IREMOS ABORDAR A REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO E SOCIAL PRESENTES E O CENÁRIO URBANO.