AS NOVAS TECNOLOGIAS ESTÃO INFLUENCIANDO VÁRIOS SETORES DA SOCIEDADE, INCLUSIVE A EDUCAÇÃO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E ANALISAR, A PARTIR DE UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO, OS TRABALHOS ACADÊMICOS QUE COLOCAM O CELULAR NO AMBIENTE DE SALA DE AULA COMO RECURSO DIDÁTICO. PARA TANTO, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES SOBRE O TEMA NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD) UTILIZANDO COMO DESCRITOR PARA A BUSCA “CELULAR SALA DE AULA’’, COM UM RECORTE TEMPORAL DO PERÍODO DE 2007 A 2020. DIANTE DAS LEITURAS FICOU EVIDENCIADO ABORDAR A INFLUÊNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS NA SOCIEDADE, DESTACANDO SEU USO NA EDUCAÇÃO; OS SENTIMENTOS E CONFLITOS ENVOLVIDOS NO USO DO CELULAR EM SALA DE AULA E A PERSPECTIVA DE PROFESSORES E ALUNOS A RESPEITO DO USO DIDÁTICO DESTE APARELHO.