O TRABALHO DESCREVE O ESTUDO REALIZADO POR MEIO DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS SOBRE A COMPREENSÃO E A APLICAÇÃO DA TEORIA DAS SITUAÇÕES DIDÁTICAS (TSD), UMA TEORIA FRANCESA DESENVOLVIDA PELO ESTUDIOSO GUY BROUSSEAU QUE ATUA NO CAMPO DA METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEMÁTICA. A TSD SE DISPONIBILIZA A DESEMPENHAR AS CONDIÇÕES QUE PROPORCIONAM O DESAFIO DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO PELA AUTONOMIA DO ALUNO COM A ORIENTAÇÃO DO PROFESSOR. COM ISSO, ESTE TRABALHO BUSCOU OPORTUNIZAR MAIOR ÊNFASE NA ARGUMENTAÇÃO, NO DEBATE E NA APLICAÇÃO COM EXEMPLOS PRÁTICOS EM SALA DE AULA, TUDO NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO. A PESQUISA TAMBÉM DIALOGA SOBRE AS REFLEXÕES RESSALTADAS PELO DESENVOLVEDOR DA TEORIA E SUAS PRINCIPAIS PRERROGATIVAS QUANTO À ESTRUTURA E FUNDAMENTAÇÃO DO ESTUDO. TRATA-SE, PORTANTO, DE UM ESTUDO COMPILADO SOBRE A ORGANIZAÇÃO BASILAR DA TEORIA COM AS ESTRATÉGIAS CORRIQUEIRAS DO COTIDIANO ESCOLAR NA APLICAÇÃO PRÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA.