ESTE ARTIGO ? FRUTO DE UMA PESQUISA VIVENCIADA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA FRANCINETE
GON?ALVES MAIA, LOCALIZADA EM PARNAMIRIM-RN, OBJETIVA APRESENTAR UMA AN?LISE SOBRE A PARTICIPA??O
POL?TICA DOS MEMBROS DA REDE P?BLICA MUNICIPAL DE ENSINO NA CIDADE DE PARNAMIRIM/RN.
CIRCUNSCREVEMOS O NOSSO OBJETO DE ESTUDO A ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA FRANCINETE GON?ALVES
MAIA, TENDO COMO OBJETIVO PRINCIPAL IDENTIFICAR A PARTICIPA??O POL?TICA E ESCOLAR EM PARNAMIRIM, RIO
GRANDE DO NORTE, QUE EST?O EM CONSON?NCIA COM O ART. 14 DA LEI N? 9.394/96 ? DIRETRIZES E BASES DA
EDUCA??O NACIONAL (LDB/96). A FIM DE IDENTIFICAR AS NARRATIVAS E PR?TICAS DESTA ESCOLA PARA TECER
AN?LISE COMPARATIVA E JU?ZO CR?TICO ACERCA DA NATUREZA DOS COMPORTAMENTOS IDENTIFICADOS FOI PARTINDO
DESSA PREMISSA QUE ASSUMIMOS O MATERIALISMO HIST?RICO E DIAL?TICO COMO M?TODO CIENT?FICO. NO QUE
DIZ RESPEITO A METODOLOGIA REALIZAMOS ENTREVISTAS LIVRE CONVERSACIONAL COM OS GESTORES, PROFESSORES,
PAIS, ALUNOS E FUNCION?RIOS; NOS DEBRU?AMOS SOBRE A LITERATURA PRODUZIDA ACERCA DA GEST?O
DEMOCR?TICA E SOBRE PARTICIPA??O POL?TICA, E ACESSAMOS OS DOCUMENTOS DA ESCOLA COMO: PROJETO
PEDAG?GICO DAS ESCOLAS E O REGIMENTO INTERNO. TRATADOS OS DADOS NOSSA AN?LISE CONCLUIU QUE AS
RELA??ES SOCIAIS NA GEST?O ESCOLAR OCORREM DE FORMA DIVERSA DA RECOMENDADA PELA LEGISLA??O, POIS O
ESTUDO DETECTOU UMA PARTICIPA??O POL?TICA PAUTADA NO GERENCIALISMO E QUE CONTRARIA OS PRINC?PIOS DA
GEST?O DEMOCR?TICA.