A PESQUISA TEVE POR INTUITO ABORDAR A TEMÁTICA DO DESENVOLVIMENTO DE VALORES HUMANOS FUNDAMENTAIS E SEUS BENEFÍCIOS NO AMBIENTE EDUCACIONAL, BUSCANDO COMPREENDER SE AS HABILIDADE SOCIOEMOCIONAIS DENTRO DA ESCOLA PODEM PROPICIAR UMA MELHORIA NAS RELAÇÕES. PARA TANTO UTLIZOU-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO DE CUNHO EXPLORATÓRIO REALIZADO COM ESTUDANTES DE LICENCIATURA DE UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. COMO BASE TEÓRICA UTILIZAMOS OS ESTUDOS DE GOLEMAN (2012), A PARTIR DO LIVRO INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, E GOLEMAN E SENGE (2015), O FOCO TRIPLO; OS ESTUDOS DE EKMAN (2003) SOBRE AS SEIS EMOÇÕES BÁSICAS; POSSEBON (2017) QUE DISCORRE SOBRE A EDUCAÇÃO EMOCIONAL; E A TEORIA DO PROGRAMA SEE-LEARNING (2019) QUE CONTEMPLA DOMÍNIOS E DIMENSÕES NECESSÁRIAS DE SEREM ABORDADAS NA ESCOLA. O INSTRUMENTO BASE PARA A PESQUISA FOI O QUESTIONÁRIO, TENDO SIDO APLICADO DOIS TIPOS DIFERENTES PARA MAIS DE 50 ESTUDANTES. COMO RESULTADO PERCEBEMOS UMA NECESSIDADE DE SE ABORDAR A TEMÁTICA NO ÂMBITO EDUCACIONAL COM MAIOR PROFUNDIDADE.