DIANTE DAS DIFICULDADES RELATADAS POR SURDOS INCLUSOS EM ESCOLAS REGULARES DO ENSINO
MÉDIO, ASSIM COMO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A INEFICIÊNCIA DOS MÉTODOS ADOTADOS PARA O ENSINOAPRENDIZAGEM EVIDENCIADAS POR MEIO DE PESQUISAS CIENTIFICAS, FAZ-SE NECESSÁRIO, REVISITÁ-LAS E
CONFRONTA-LAS DIANTE DO HISTÓRICO EDUCACIONAL DOS SURDOS E DAS LEIS QUE ASSEGURAM UM PROCESSO
EDUCACIONAL DIFERENCIADO AO GRUPO MINORITÁRIO A FIM DE PROJETAR METODOLOGIAS CONDIZENTES AS
EXPERIENCIAS VISUAIS DOS DISCENTES. COM BASE NISSO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO FAZER UM
BREVE APANHADO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS ATÉ O TEMPO PRESENTE PARA QUE POSSAMOS
COMPREENDER DE QUE FORMA OS ALUNOS SURDOS CHEGARAM À TENDÊNCIA PEDAGÓGICA INCLUSIVA.
POSTERIORMENTE, EQUIPARAR AS AÇÕES PEDAGÓGICAS ADOTADAS NO ENSINO DE SURDOS INCLUSOS MATRICULADOS
NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE/PE FRENTE A LDB, A
DECLARAÇÃO DO DIREITO LINGUÍSTICO E ALGUNS TEÓRICOS QUE ESCREVERAM SOBRE O DESENVOLVIMENTO E
APRENDIZAGEM (PIAGET E VYGOTSKI). POR FIM, DELIMITAREMOS A NOSSA PESQUISA PARA UM DOS COMPONENTES
CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, A DISCIPLINA DE HISTÓRIA, E COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO
DA REFERIDA DISCIPLINA E NOS DADOS LEVANTADOS POR INTERMÉDIO DE UMA PESQUISA DE CAMPO ONLINE COM OS
ALUNOS SURDOS, DEMONSTRAREMOS A RELEVÂNCIA DESSE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTRASTE COM O MODO EM
QUE ELA VEM SENDO ENSINADA PARA OS SURDOS, BUSCANDO APONTAR UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA QUE POSSAM
REVERTER A SITUAÇÃO APRESENTADA PELOS ENTREVISTADOS. AFINAL, COMO JÁ AFIRMADO PELO LÍDER PACIFISTA
GANDHI: “O FUTURO DEPENDERÁ DAQUILO QUE É FEITO NO PRESENTE”.