TECNOLOGIA E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS SURDOS INCLUSOS DO ENSINO MÉDIO
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69577 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1271 "inscrito_id" => 5326 "titulo" => "TECNOLOGIA E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS SURDOS INCLUSOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => """ DIANTE DAS DIFICULDADES RELATADAS POR SURDOS INCLUSOS EM ESCOLAS REGULARES DO ENSINO\r\n MÉDIO, ASSIM COMO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A INEFICIÊNCIA DOS MÉTODOS ADOTADOS PARA O ENSINOAPRENDIZAGEM EVIDENCIADAS POR MEIO DE PESQUISAS CIENTIFICAS, FAZ-SE NECESSÁRIO, REVISITÁ-LAS E\r\n CONFRONTA-LAS DIANTE DO HISTÓRICO EDUCACIONAL DOS SURDOS E DAS LEIS QUE ASSEGURAM UM PROCESSO\r\n EDUCACIONAL DIFERENCIADO AO GRUPO MINORITÁRIO A FIM DE PROJETAR METODOLOGIAS CONDIZENTES AS\r\n EXPERIENCIAS VISUAIS DOS DISCENTES. COM BASE NISSO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO FAZER UM\r\n BREVE APANHADO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS ATÉ O TEMPO PRESENTE PARA QUE POSSAMOS\r\n COMPREENDER DE QUE FORMA OS ALUNOS SURDOS CHEGARAM À TENDÊNCIA PEDAGÓGICA INCLUSIVA.\r\n POSTERIORMENTE, EQUIPARAR AS AÇÕES PEDAGÓGICAS ADOTADAS NO ENSINO DE SURDOS INCLUSOS MATRICULADOS\r\n NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE/PE FRENTE A LDB, A\r\n DECLARAÇÃO DO DIREITO LINGUÍSTICO E ALGUNS TEÓRICOS QUE ESCREVERAM SOBRE O DESENVOLVIMENTO E\r\n APRENDIZAGEM (PIAGET E VYGOTSKI). POR FIM, DELIMITAREMOS A NOSSA PESQUISA PARA UM DOS COMPONENTES\r\n CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, A DISCIPLINA DE HISTÓRIA, E COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO\r\n DA REFERIDA DISCIPLINA E NOS DADOS LEVANTADOS POR INTERMÉDIO DE UMA PESQUISA DE CAMPO ONLINE COM OS\r\n ALUNOS SURDOS, DEMONSTRAREMOS A RELEVÂNCIA DESSE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTRASTE COM O MODO EM\r\n QUE ELA VEM SENDO ENSINADA PARA OS SURDOS, BUSCANDO APONTAR UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA QUE POSSAM\r\n REVERTER A SITUAÇÃO APRESENTADA PELOS ENTREVISTADOS. AFINAL, COMO JÁ AFIRMADO PELO LÍDER PACIFISTA\r\n GANDHI: “O FUTURO DEPENDERÁ DAQUILO QUE É FEITO NO PRESENTE”. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS, LIBRAS, INCLUSÃO, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO DE HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID5326_01092020104212.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEIVID FRANÇA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVA" "autor_email" => "deividmanhaes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69577 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1271 "inscrito_id" => 5326 "titulo" => "TECNOLOGIA E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS SURDOS INCLUSOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => """ DIANTE DAS DIFICULDADES RELATADAS POR SURDOS INCLUSOS EM ESCOLAS REGULARES DO ENSINO\r\n MÉDIO, ASSIM COMO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A INEFICIÊNCIA DOS MÉTODOS ADOTADOS PARA O ENSINOAPRENDIZAGEM EVIDENCIADAS POR MEIO DE PESQUISAS CIENTIFICAS, FAZ-SE NECESSÁRIO, REVISITÁ-LAS E\r\n CONFRONTA-LAS DIANTE DO HISTÓRICO EDUCACIONAL DOS SURDOS E DAS LEIS QUE ASSEGURAM UM PROCESSO\r\n EDUCACIONAL DIFERENCIADO AO GRUPO MINORITÁRIO A FIM DE PROJETAR METODOLOGIAS CONDIZENTES AS\r\n EXPERIENCIAS VISUAIS DOS DISCENTES. COM BASE NISSO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO FAZER UM\r\n BREVE APANHADO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS ATÉ O TEMPO PRESENTE PARA QUE POSSAMOS\r\n COMPREENDER DE QUE FORMA OS ALUNOS SURDOS CHEGARAM À TENDÊNCIA PEDAGÓGICA INCLUSIVA.\r\n POSTERIORMENTE, EQUIPARAR AS AÇÕES PEDAGÓGICAS ADOTADAS NO ENSINO DE SURDOS INCLUSOS MATRICULADOS\r\n NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE/PE FRENTE A LDB, A\r\n DECLARAÇÃO DO DIREITO LINGUÍSTICO E ALGUNS TEÓRICOS QUE ESCREVERAM SOBRE O DESENVOLVIMENTO E\r\n APRENDIZAGEM (PIAGET E VYGOTSKI). POR FIM, DELIMITAREMOS A NOSSA PESQUISA PARA UM DOS COMPONENTES\r\n CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, A DISCIPLINA DE HISTÓRIA, E COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO\r\n DA REFERIDA DISCIPLINA E NOS DADOS LEVANTADOS POR INTERMÉDIO DE UMA PESQUISA DE CAMPO ONLINE COM OS\r\n ALUNOS SURDOS, DEMONSTRAREMOS A RELEVÂNCIA DESSE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTRASTE COM O MODO EM\r\n QUE ELA VEM SENDO ENSINADA PARA OS SURDOS, BUSCANDO APONTAR UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA QUE POSSAM\r\n REVERTER A SITUAÇÃO APRESENTADA PELOS ENTREVISTADOS. AFINAL, COMO JÁ AFIRMADO PELO LÍDER PACIFISTA\r\n GANDHI: “O FUTURO DEPENDERÁ DAQUILO QUE É FEITO NO PRESENTE”. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS, LIBRAS, INCLUSÃO, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO DE HISTÓRIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID5326_01092020104212.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:42" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DEIVID FRANÇA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SILVA" "autor_email" => "deividmanhaes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }