Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TECNOLOGIA E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS SURDOS INCLUSOS DO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE SURDOS, LIBRAS, INCLUSÃO, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO DE HISTÓRIA Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69577
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1271
    "inscrito_id" => 5326
    "titulo" => "TECNOLOGIA E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS SURDOS INCLUSOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => """
      DIANTE DAS DIFICULDADES RELATADAS POR SURDOS INCLUSOS EM ESCOLAS REGULARES DO ENSINO\r\n
      MÉDIO, ASSIM COMO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A INEFICIÊNCIA DOS MÉTODOS ADOTADOS PARA O ENSINOAPRENDIZAGEM EVIDENCIADAS POR MEIO DE PESQUISAS CIENTIFICAS, FAZ-SE NECESSÁRIO, REVISITÁ-LAS E\r\n
      CONFRONTA-LAS DIANTE DO HISTÓRICO EDUCACIONAL DOS SURDOS E DAS LEIS QUE ASSEGURAM UM PROCESSO\r\n
      EDUCACIONAL DIFERENCIADO AO GRUPO MINORITÁRIO A FIM DE PROJETAR METODOLOGIAS CONDIZENTES AS\r\n
      EXPERIENCIAS VISUAIS DOS DISCENTES. COM BASE NISSO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO FAZER UM\r\n
      BREVE APANHADO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS ATÉ O TEMPO PRESENTE PARA QUE POSSAMOS\r\n
      COMPREENDER DE QUE FORMA OS ALUNOS SURDOS CHEGARAM À TENDÊNCIA PEDAGÓGICA INCLUSIVA.\r\n
      POSTERIORMENTE, EQUIPARAR AS AÇÕES PEDAGÓGICAS ADOTADAS NO ENSINO DE SURDOS INCLUSOS MATRICULADOS\r\n
      NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE/PE FRENTE A LDB, A\r\n
      DECLARAÇÃO DO DIREITO LINGUÍSTICO E ALGUNS TEÓRICOS QUE ESCREVERAM SOBRE O DESENVOLVIMENTO E\r\n
      APRENDIZAGEM (PIAGET E VYGOTSKI). POR FIM, DELIMITAREMOS A NOSSA PESQUISA PARA UM DOS COMPONENTES\r\n
      CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, A DISCIPLINA DE HISTÓRIA, E COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO\r\n
      DA REFERIDA DISCIPLINA E NOS DADOS LEVANTADOS POR INTERMÉDIO DE UMA PESQUISA DE CAMPO ONLINE COM OS\r\n
      ALUNOS SURDOS, DEMONSTRAREMOS A RELEVÂNCIA DESSE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTRASTE COM O MODO EM\r\n
      QUE ELA VEM SENDO ENSINADA PARA OS SURDOS, BUSCANDO APONTAR UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA QUE POSSAM\r\n
      REVERTER A SITUAÇÃO APRESENTADA PELOS ENTREVISTADOS. AFINAL, COMO JÁ AFIRMADO PELO LÍDER PACIFISTA\r\n
      GANDHI: “O FUTURO DEPENDERÁ DAQUILO QUE É FEITO NO PRESENTE”.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS, LIBRAS, INCLUSÃO, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID5326_01092020104212.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEIVID FRANÇA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVA"
    "autor_email" => "deividmanhaes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69577
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1271
    "inscrito_id" => 5326
    "titulo" => "TECNOLOGIA E ENSINO DE HISTÓRIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA ALUNOS SURDOS INCLUSOS DO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => """
      DIANTE DAS DIFICULDADES RELATADAS POR SURDOS INCLUSOS EM ESCOLAS REGULARES DO ENSINO\r\n
      MÉDIO, ASSIM COMO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A INEFICIÊNCIA DOS MÉTODOS ADOTADOS PARA O ENSINOAPRENDIZAGEM EVIDENCIADAS POR MEIO DE PESQUISAS CIENTIFICAS, FAZ-SE NECESSÁRIO, REVISITÁ-LAS E\r\n
      CONFRONTA-LAS DIANTE DO HISTÓRICO EDUCACIONAL DOS SURDOS E DAS LEIS QUE ASSEGURAM UM PROCESSO\r\n
      EDUCACIONAL DIFERENCIADO AO GRUPO MINORITÁRIO A FIM DE PROJETAR METODOLOGIAS CONDIZENTES AS\r\n
      EXPERIENCIAS VISUAIS DOS DISCENTES. COM BASE NISSO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO FAZER UM\r\n
      BREVE APANHADO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS ATÉ O TEMPO PRESENTE PARA QUE POSSAMOS\r\n
      COMPREENDER DE QUE FORMA OS ALUNOS SURDOS CHEGARAM À TENDÊNCIA PEDAGÓGICA INCLUSIVA.\r\n
      POSTERIORMENTE, EQUIPARAR AS AÇÕES PEDAGÓGICAS ADOTADAS NO ENSINO DE SURDOS INCLUSOS MATRICULADOS\r\n
      NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE/PE FRENTE A LDB, A\r\n
      DECLARAÇÃO DO DIREITO LINGUÍSTICO E ALGUNS TEÓRICOS QUE ESCREVERAM SOBRE O DESENVOLVIMENTO E\r\n
      APRENDIZAGEM (PIAGET E VYGOTSKI). POR FIM, DELIMITAREMOS A NOSSA PESQUISA PARA UM DOS COMPONENTES\r\n
      CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, A DISCIPLINA DE HISTÓRIA, E COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO\r\n
      DA REFERIDA DISCIPLINA E NOS DADOS LEVANTADOS POR INTERMÉDIO DE UMA PESQUISA DE CAMPO ONLINE COM OS\r\n
      ALUNOS SURDOS, DEMONSTRAREMOS A RELEVÂNCIA DESSE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTRASTE COM O MODO EM\r\n
      QUE ELA VEM SENDO ENSINADA PARA OS SURDOS, BUSCANDO APONTAR UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA QUE POSSAM\r\n
      REVERTER A SITUAÇÃO APRESENTADA PELOS ENTREVISTADOS. AFINAL, COMO JÁ AFIRMADO PELO LÍDER PACIFISTA\r\n
      GANDHI: “O FUTURO DEPENDERÁ DAQUILO QUE É FEITO NO PRESENTE”.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS, LIBRAS, INCLUSÃO, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO DE HISTÓRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID5326_01092020104212.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DEIVID FRANÇA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "SILVA"
    "autor_email" => "deividmanhaes@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO (UNICAP)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

DIANTE DAS DIFICULDADES RELATADAS POR SURDOS INCLUSOS EM ESCOLAS REGULARES DO ENSINO MÉDIO, ASSIM COMO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO A INEFICIÊNCIA DOS MÉTODOS ADOTADOS PARA O ENSINOAPRENDIZAGEM EVIDENCIADAS POR MEIO DE PESQUISAS CIENTIFICAS, FAZ-SE NECESSÁRIO, REVISITÁ-LAS E CONFRONTA-LAS DIANTE DO HISTÓRICO EDUCACIONAL DOS SURDOS E DAS LEIS QUE ASSEGURAM UM PROCESSO EDUCACIONAL DIFERENCIADO AO GRUPO MINORITÁRIO A FIM DE PROJETAR METODOLOGIAS CONDIZENTES AS EXPERIENCIAS VISUAIS DOS DISCENTES. COM BASE NISSO, O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO FAZER UM BREVE APANHADO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS ATÉ O TEMPO PRESENTE PARA QUE POSSAMOS COMPREENDER DE QUE FORMA OS ALUNOS SURDOS CHEGARAM À TENDÊNCIA PEDAGÓGICA INCLUSIVA. POSTERIORMENTE, EQUIPARAR AS AÇÕES PEDAGÓGICAS ADOTADAS NO ENSINO DE SURDOS INCLUSOS MATRICULADOS NO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE/PE FRENTE A LDB, A DECLARAÇÃO DO DIREITO LINGUÍSTICO E ALGUNS TEÓRICOS QUE ESCREVERAM SOBRE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM (PIAGET E VYGOTSKI). POR FIM, DELIMITAREMOS A NOSSA PESQUISA PARA UM DOS COMPONENTES CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO, A DISCIPLINA DE HISTÓRIA, E COM BASE NOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO DA REFERIDA DISCIPLINA E NOS DADOS LEVANTADOS POR INTERMÉDIO DE UMA PESQUISA DE CAMPO ONLINE COM OS ALUNOS SURDOS, DEMONSTRAREMOS A RELEVÂNCIA DESSE ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTRASTE COM O MODO EM QUE ELA VEM SENDO ENSINADA PARA OS SURDOS, BUSCANDO APONTAR UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA QUE POSSAM REVERTER A SITUAÇÃO APRESENTADA PELOS ENTREVISTADOS. AFINAL, COMO JÁ AFIRMADO PELO LÍDER PACIFISTA GANDHI: “O FUTURO DEPENDERÁ DAQUILO QUE É FEITO NO PRESENTE”.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.