Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTÁGIO DOCENTE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ATIVIDADES DE REGÊNCIA EM TURMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: DOCÊNCIA, ESTÁGIO DE REGÊNCIA, LÍNGUA PORTUGUESA, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69022
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2356
    "inscrito_id" => 4246
    "titulo" => "O ESTÁGIO DOCENTE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ATIVIDADES DE REGÊNCIA EM TURMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O ESTÁGIO POSSUI UM CARÁTER ESSENCIAL NA CARREIRA DE DOCENTES EM FORMAÇÃO, DIANTE DE SUA CAPACIDADE EFETIVA NA COMPREENSÃO DAS SITUAÇÕES CONCRETAS QUE ENVOLVEM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PORTANTO, O OBJETIVO DESTE ARTIGO É ANALISAR A PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DA REGÊNCIA DE AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO II, OFERTADA NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – CAMPUS MATA NORTE. PARA AS ANÁLISES, OPTOU-SE PELA METODOLOGIA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS COMO DIÁRIO DE CAMPO, ENTREVISTAS E ANÁLISES ETNOGRÁFICAS. PODE-SE CONCLUIR QUE A REGÊNCIA NO ESTÁGIO APONTOU DE MANEIRA NÍTIDA QUE A EXPERIÊNCIA DOCENTE APENAS SE MATERIALIZA EM SITUAÇÕES DE CONTATO DIRETO COM O ALUNO, ONDE HÁ A TROCA E CONSTRUÇÃO DE SABERES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, ESTÁGIO DE REGÊNCIA, LÍNGUA PORTUGUESA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID4246_30092020220126.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYNÃ EMANOELA GUEDES CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "THAYNÃ GUEDES"
    "autor_email" => "thayguedesc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69022
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2356
    "inscrito_id" => 4246
    "titulo" => "O ESTÁGIO DOCENTE E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS ATIVIDADES DE REGÊNCIA EM TURMAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "O ESTÁGIO POSSUI UM CARÁTER ESSENCIAL NA CARREIRA DE DOCENTES EM FORMAÇÃO, DIANTE DE SUA CAPACIDADE EFETIVA NA COMPREENSÃO DAS SITUAÇÕES CONCRETAS QUE ENVOLVEM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PORTANTO, O OBJETIVO DESTE ARTIGO É ANALISAR A PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DA REGÊNCIA DE AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO II, OFERTADA NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – CAMPUS MATA NORTE. PARA AS ANÁLISES, OPTOU-SE PELA METODOLOGIA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS COMO DIÁRIO DE CAMPO, ENTREVISTAS E ANÁLISES ETNOGRÁFICAS. PODE-SE CONCLUIR QUE A REGÊNCIA NO ESTÁGIO APONTOU DE MANEIRA NÍTIDA QUE A EXPERIÊNCIA DOCENTE APENAS SE MATERIALIZA EM SITUAÇÕES DE CONTATO DIRETO COM O ALUNO, ONDE HÁ A TROCA E CONSTRUÇÃO DE SABERES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "DOCÊNCIA, ESTÁGIO DE REGÊNCIA, LÍNGUA PORTUGUESA, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID4246_30092020220126.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:14"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAYNÃ EMANOELA GUEDES CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "THAYNÃ GUEDES"
    "autor_email" => "thayguedesc@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O ESTÁGIO POSSUI UM CARÁTER ESSENCIAL NA CARREIRA DE DOCENTES EM FORMAÇÃO, DIANTE DE SUA CAPACIDADE EFETIVA NA COMPREENSÃO DAS SITUAÇÕES CONCRETAS QUE ENVOLVEM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. PORTANTO, O OBJETIVO DESTE ARTIGO É ANALISAR A PRÁTICA DOCENTE POR MEIO DA REGÊNCIA DE AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO II, OFERTADA NA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – CAMPUS MATA NORTE. PARA AS ANÁLISES, OPTOU-SE PELA METODOLOGIA QUALITATIVA, ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DE MÉTODOS COMO DIÁRIO DE CAMPO, ENTREVISTAS E ANÁLISES ETNOGRÁFICAS. PODE-SE CONCLUIR QUE A REGÊNCIA NO ESTÁGIO APONTOU DE MANEIRA NÍTIDA QUE A EXPERIÊNCIA DOCENTE APENAS SE MATERIALIZA EM SITUAÇÕES DE CONTATO DIRETO COM O ALUNO, ONDE HÁ A TROCA E CONSTRUÇÃO DE SABERES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Maria dos Santos da Silva Lins

    Muito bom este artigo os autores estão de parabéns pelos apontamentos coerentes abordados ao decorrer da pesquisa, ele nos foi apresentado agora pelo professor da disciplina de Estágio no Ensino Médio curso de Letras Português-UFMA.

    14/12/2021 07:15:18

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.