ESTE ENSAIO TEÓRICO TEM COMO INTUITO APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DE UMA ATIVIDADE AVALIATIVA DA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, OFERTADA NO QUARTO PERÍODO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) NO ANO DE 2019. A ATIVIDADE REALIZOU-SE NA EEEM SYLVIO RABELLO, QUE FICA NO BAIRRO DE SANTO AMARO NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE (RMR). ATRAVÉS DE VISITAS EXPLORATÓRIAS COM O INTUITO DE OBSERVAR CONCEITOS DE TEÓRICOS DEBATIDOS AO LONGO DA DISCIPLINA, FORAM REALIZADOS OBSERVAÇÕES E COLETADOS DEPOIMENTOS DOS ALUNOS ACERCA DE SUAS FORMAS DE APRENDER E DE COMO A GEOGRAFIA CHEGA EM SALA DE AULA. A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS ACERCA DOS RELATOS, FOI FEITA UMA REFLEXÃO DA FORMA EM QUE O CONTEÚDO CIENTÍFICO CHEGA AOS ESTUDANTES, EM ESPECIAL O DE GEOGRAFIA, BUSCANDO NOS ESTUDOS DE JEAN PIAGET E LEV VYGOTSKY COMPREENDER UM POUCO DE COMO ESSE CONHECIMENTO PODE SER FORMADO E OS PONTOS VIÁVEIS A SEREM APLICADOS NA DINÂMICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOGRAFIA.