O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESTIMULA O FUTURO PROFESSOR PARA CONHECER A REALIDADE DA ESCOLA, INCENTIVANDO-O A PARTICIPAR DE ATIVIDADES NÃO HABITUAIS NO SEU CURSO DE FORMAÇÃO, OBJETIVANDO, ASSIM, DAR AOS ALUNOS A CONDIÇÃO PARA AMPLIAR A QUALIDADE DE SUA FORMAÇÃO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS ENVOLVIDOS NO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DO PIBID A PARTIR DA APLICAÇÃO DE JOGOS DE CUNHO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ/RN. NESSA PERSPECTIVA, FOI DESENVOLVIDO UM TRABALHO FUNDAMENTADO NA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM PROCEDIMENTOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA APROFUNDAMENTO DO TEMA E, EM SEGUIDA, A ELABORAÇÃO E A APLICAÇÃO DE ALGUNS JOGOS, ENTRE OS QUAIS, O “JOGO DAS PISTAS”, COM OS ESTUDANTES DO 2º E 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO. O “JOGO DAS PISTAS” SE INSERE NO CONTEXTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E VERSA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O CAPITALISMO E AS FESTAS NO PAÍS E NO MUNDO, VISANDO REFLETIR E ANALISAR SOBRE COMO AS FESTAS SÃO APROPRIADAS PELO CAPITAL SOB A LÓGICA DA INDÚSTRIA CULTURAL. COMO RESULTADO, RESSALTAMOS O INTERESSE E A MOTIVAÇÃO VISTA ENTRE OS ALUNOS QUE PARTICIPARAM COM ENTUSIASMO DESSA ATIVIDADE, O QUE POSSIBILITOU UM MAIOR CONHECIMENTO ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE O CAPITAL E A CULTURA ATRAVÉS DAS FESTAS, ESTAS, APROPRIADAS PARA FINS MERCADOLÓGICOS E MEDIADAS PELO CONSUMO, FATO NEM SEMPRE PERCEBIDO COMO ASSIM EXPRESSARAM OS ALUNOS PARTICIPANTES.