Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAPITALISMO E CULTURA: O “JOGO DAS PISTAS” COMO APLICAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA.

Palavra-chaves: PIBID., GEOGRAFIA., APRENDIZAGEM., , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68142
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2165
    "inscrito_id" => 5880
    "titulo" => "CAPITALISMO E CULTURA: O “JOGO DAS PISTAS” COMO APLICAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA."
    "resumo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESTIMULA O FUTURO PROFESSOR PARA CONHECER A REALIDADE DA ESCOLA, INCENTIVANDO-O A PARTICIPAR DE ATIVIDADES NÃO HABITUAIS NO SEU CURSO DE FORMAÇÃO, OBJETIVANDO, ASSIM, DAR AOS ALUNOS A CONDIÇÃO PARA AMPLIAR A QUALIDADE DE SUA FORMAÇÃO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS ENVOLVIDOS NO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DO PIBID A PARTIR DA APLICAÇÃO DE JOGOS DE CUNHO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ/RN. NESSA PERSPECTIVA, FOI DESENVOLVIDO UM TRABALHO FUNDAMENTADO NA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM PROCEDIMENTOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA APROFUNDAMENTO DO TEMA E, EM SEGUIDA, A ELABORAÇÃO E A APLICAÇÃO DE ALGUNS JOGOS, ENTRE OS QUAIS, O “JOGO DAS PISTAS”, COM OS ESTUDANTES DO 2º E 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO. O “JOGO DAS PISTAS” SE INSERE NO CONTEXTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E VERSA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O CAPITALISMO E AS FESTAS NO PAÍS E NO MUNDO, VISANDO REFLETIR E ANALISAR SOBRE COMO AS FESTAS SÃO APROPRIADAS PELO CAPITAL SOB A LÓGICA DA INDÚSTRIA CULTURAL. COMO RESULTADO, RESSALTAMOS O INTERESSE E A MOTIVAÇÃO VISTA ENTRE OS ALUNOS QUE PARTICIPARAM COM ENTUSIASMO DESSA ATIVIDADE, O QUE POSSIBILITOU UM MAIOR CONHECIMENTO ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE O CAPITAL E A CULTURA ATRAVÉS DAS FESTAS, ESTAS, APROPRIADAS PARA FINS MERCADOLÓGICOS E MEDIADAS PELO CONSUMO, FATO NEM SEMPRE PERCEBIDO COMO ASSIM EXPRESSARAM OS ALUNOS PARTICIPANTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "PIBID., GEOGRAFIA., APRENDIZAGEM., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID5880_29092020115440.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS MATHEUS GARCIA TÔRRES"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS GARCIA"
    "autor_email" => "lucas-matheus-@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68142
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2165
    "inscrito_id" => 5880
    "titulo" => "CAPITALISMO E CULTURA: O “JOGO DAS PISTAS” COMO APLICAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA."
    "resumo" => "O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESTIMULA O FUTURO PROFESSOR PARA CONHECER A REALIDADE DA ESCOLA, INCENTIVANDO-O A PARTICIPAR DE ATIVIDADES NÃO HABITUAIS NO SEU CURSO DE FORMAÇÃO, OBJETIVANDO, ASSIM, DAR AOS ALUNOS A CONDIÇÃO PARA AMPLIAR A QUALIDADE DE SUA FORMAÇÃO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS ENVOLVIDOS NO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DO PIBID A PARTIR DA APLICAÇÃO DE JOGOS DE CUNHO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ/RN. NESSA PERSPECTIVA, FOI DESENVOLVIDO UM TRABALHO FUNDAMENTADO NA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM PROCEDIMENTOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA APROFUNDAMENTO DO TEMA E, EM SEGUIDA, A ELABORAÇÃO E A APLICAÇÃO DE ALGUNS JOGOS, ENTRE OS QUAIS, O “JOGO DAS PISTAS”, COM OS ESTUDANTES DO 2º E 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO. O “JOGO DAS PISTAS” SE INSERE NO CONTEXTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E VERSA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O CAPITALISMO E AS FESTAS NO PAÍS E NO MUNDO, VISANDO REFLETIR E ANALISAR SOBRE COMO AS FESTAS SÃO APROPRIADAS PELO CAPITAL SOB A LÓGICA DA INDÚSTRIA CULTURAL. COMO RESULTADO, RESSALTAMOS O INTERESSE E A MOTIVAÇÃO VISTA ENTRE OS ALUNOS QUE PARTICIPARAM COM ENTUSIASMO DESSA ATIVIDADE, O QUE POSSIBILITOU UM MAIOR CONHECIMENTO ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE O CAPITAL E A CULTURA ATRAVÉS DAS FESTAS, ESTAS, APROPRIADAS PARA FINS MERCADOLÓGICOS E MEDIADAS PELO CONSUMO, FATO NEM SEMPRE PERCEBIDO COMO ASSIM EXPRESSARAM OS ALUNOS PARTICIPANTES."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => "PIBID., GEOGRAFIA., APRENDIZAGEM., , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID5880_29092020115440.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCAS MATHEUS GARCIA TÔRRES"
    "autor_nome_curto" => "LUCAS GARCIA"
    "autor_email" => "lucas-matheus-@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) ESTIMULA O FUTURO PROFESSOR PARA CONHECER A REALIDADE DA ESCOLA, INCENTIVANDO-O A PARTICIPAR DE ATIVIDADES NÃO HABITUAIS NO SEU CURSO DE FORMAÇÃO, OBJETIVANDO, ASSIM, DAR AOS ALUNOS A CONDIÇÃO PARA AMPLIAR A QUALIDADE DE SUA FORMAÇÃO. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS ENVOLVIDOS NO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA DO PIBID A PARTIR DA APLICAÇÃO DE JOGOS DE CUNHO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MOSSORÓ/RN. NESSA PERSPECTIVA, FOI DESENVOLVIDO UM TRABALHO FUNDAMENTADO NA ABORDAGEM QUALITATIVA, COM PROCEDIMENTOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA APROFUNDAMENTO DO TEMA E, EM SEGUIDA, A ELABORAÇÃO E A APLICAÇÃO DE ALGUNS JOGOS, ENTRE OS QUAIS, O “JOGO DAS PISTAS”, COM OS ESTUDANTES DO 2º E 3º ANOS DO ENSINO MÉDIO. O “JOGO DAS PISTAS” SE INSERE NO CONTEXTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA E VERSA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE O CAPITALISMO E AS FESTAS NO PAÍS E NO MUNDO, VISANDO REFLETIR E ANALISAR SOBRE COMO AS FESTAS SÃO APROPRIADAS PELO CAPITAL SOB A LÓGICA DA INDÚSTRIA CULTURAL. COMO RESULTADO, RESSALTAMOS O INTERESSE E A MOTIVAÇÃO VISTA ENTRE OS ALUNOS QUE PARTICIPARAM COM ENTUSIASMO DESSA ATIVIDADE, O QUE POSSIBILITOU UM MAIOR CONHECIMENTO ACERCA DA RELAÇÃO ENTRE O CAPITAL E A CULTURA ATRAVÉS DAS FESTAS, ESTAS, APROPRIADAS PARA FINS MERCADOLÓGICOS E MEDIADAS PELO CONSUMO, FATO NEM SEMPRE PERCEBIDO COMO ASSIM EXPRESSARAM OS ALUNOS PARTICIPANTES.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.