O PRESENTE TEXTO DISCUTE O TRABALHO REALIZADO PELO PROJETO DE MEDIAÇÃO ENTRETURMAS (PROME), NO ÂMBITO DE UMA UNIVERSIDADE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ESPECIFICAMENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA. O PROJETO FOI CRIADO COM O OBJETIVO DE VIABILIZAR UM ACOLHIMENTO MAIS HUMANIZADO AOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA E AMPLIAR AS FORMAS DE ATENDIMENTO DOS/AS MESMOS/AS. ALÉM DE BUSCAR RESOLVER AS QUESTÕES VOLTADAS PARA A INSERÇÃO E ADAPTAÇÃO ACADÊMICA DOS NOVOS DISCENTES, PRETENDE TAMBÉM AUXILIAR NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ALUNOS VETERANOS/MEDIADORES, CONTRIBUINDO PARA AMPLIAR SUAS HABILIDADES SOCIAIS E INTERPESSOAIS DENTRO E FORA DO CURSO. O PROJETO TEM REALIZADO ATIVIDADES COMO RODAS DE CONVERSAS SOBRE ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS, EXPERIÊNCIAS DE INTERCÂMBIOS E INSERÇÕES EM PESQUISAS, OFICINAS DE CARTAZES, ATIVIDADE PARA CONHECER OS DIFERENTES ESPAÇOS DA UNIVERSIDADE. EM TERMOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS, TRABALHAMOS COM A PERSPECTIVA DA PESQUISA-AÇÃO, DEFENDIDA POR AUTORES COMO BARBIER (2002) E THIOLLENT (1996), DE VIÉS QUALITATIVO (BOGDAN E BIKLEN, 1994), BUSCANDO DESENVOLVER ELEMENTOS QUE ENVOLVEM AS DENOMINADAS “HABILIDADES SOCIAIS” (DEL PRETTE E DEL PRETTE, 2012, 2014). EM PARCERIA COM DIVERSOS SETORES DA UNIVERSIDADE, O PROME TAMBÉM DESENVOLVE AÇÕES EDUCATIVAS COM PROFISSIONAIS DE ÁREAS COMO EDUCAÇÃO E SAÚDE, FORNECENDO APOIO ACADÊMICO E PSICOSSOCIAL AOS DISCENTES INGRESSANTES. A PROPOSTA É A DE QUE, ATRAVÉS DESSA CRIAÇÃO DE REDES HUMANAS DE INTERAÇÃO, SOBRETUDO ENTRE CALOUROS E VETERANOS, SE REDUZAM OS ÍNDICES DE EVASÃO E SE CRIE UM AMBIENTE MAIS ACOLHEDOR E RECEPTIVO AO ALUNADO INGRESSANTE NO ESPAÇO ACADÊMICO.