Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DAS REDES HUMANAS NA INTEGRAÇÃO DOS DISCENTES UNIVERSITÁRIOS

Palavra-chaves: MEDIAÇÃO INTEGRAL, ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, APOIO UNIVERSITÁRIO, Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67694
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1495
    "inscrito_id" => 1263
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS REDES HUMANAS NA INTEGRAÇÃO DOS DISCENTES UNIVERSITÁRIOS"
    "resumo" => "O PRESENTE TEXTO DISCUTE O TRABALHO REALIZADO PELO PROJETO DE MEDIAÇÃO ENTRETURMAS (PROME), NO ÂMBITO DE UMA UNIVERSIDADE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ESPECIFICAMENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA. O PROJETO FOI CRIADO COM O OBJETIVO DE VIABILIZAR UM ACOLHIMENTO MAIS HUMANIZADO AOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA E AMPLIAR AS FORMAS DE ATENDIMENTO DOS/AS MESMOS/AS. ALÉM DE BUSCAR RESOLVER AS QUESTÕES VOLTADAS PARA A INSERÇÃO E ADAPTAÇÃO ACADÊMICA DOS NOVOS DISCENTES, PRETENDE TAMBÉM AUXILIAR NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ALUNOS VETERANOS/MEDIADORES, CONTRIBUINDO PARA AMPLIAR SUAS HABILIDADES SOCIAIS E INTERPESSOAIS DENTRO E FORA DO CURSO. O PROJETO TEM REALIZADO ATIVIDADES COMO RODAS DE CONVERSAS SOBRE ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS, EXPERIÊNCIAS DE INTERCÂMBIOS E INSERÇÕES EM PESQUISAS, OFICINAS DE CARTAZES, ATIVIDADE PARA CONHECER OS DIFERENTES ESPAÇOS DA UNIVERSIDADE. EM TERMOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS, TRABALHAMOS COM A PERSPECTIVA DA PESQUISA-AÇÃO, DEFENDIDA POR AUTORES COMO BARBIER (2002) E THIOLLENT (1996), DE VIÉS QUALITATIVO (BOGDAN E BIKLEN, 1994), BUSCANDO DESENVOLVER ELEMENTOS QUE ENVOLVEM AS DENOMINADAS “HABILIDADES SOCIAIS” (DEL PRETTE E DEL PRETTE, 2012, 2014). EM PARCERIA COM DIVERSOS SETORES DA UNIVERSIDADE, O PROME TAMBÉM DESENVOLVE AÇÕES EDUCATIVAS COM PROFISSIONAIS DE ÁREAS COMO EDUCAÇÃO E SAÚDE, FORNECENDO APOIO ACADÊMICO E PSICOSSOCIAL AOS DISCENTES INGRESSANTES. A PROPOSTA É A DE QUE, ATRAVÉS DESSA CRIAÇÃO DE REDES HUMANAS DE INTERAÇÃO, SOBRETUDO ENTRE CALOUROS E VETERANOS, SE REDUZAM OS ÍNDICES DE EVASÃO E SE CRIE UM AMBIENTE MAIS ACOLHEDOR E RECEPTIVO AO ALUNADO INGRESSANTE NO ESPAÇO ACADÊMICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO INTEGRAL, ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, APOIO UNIVERSITÁRIO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA18_ID1263_01092020211129.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA VELLOSO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA VELLOSO"
    "autor_email" => "lucianavss@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERJ/FEBF"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67694
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 1495
    "inscrito_id" => 1263
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DAS REDES HUMANAS NA INTEGRAÇÃO DOS DISCENTES UNIVERSITÁRIOS"
    "resumo" => "O PRESENTE TEXTO DISCUTE O TRABALHO REALIZADO PELO PROJETO DE MEDIAÇÃO ENTRETURMAS (PROME), NO ÂMBITO DE UMA UNIVERSIDADE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ESPECIFICAMENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA. O PROJETO FOI CRIADO COM O OBJETIVO DE VIABILIZAR UM ACOLHIMENTO MAIS HUMANIZADO AOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA E AMPLIAR AS FORMAS DE ATENDIMENTO DOS/AS MESMOS/AS. ALÉM DE BUSCAR RESOLVER AS QUESTÕES VOLTADAS PARA A INSERÇÃO E ADAPTAÇÃO ACADÊMICA DOS NOVOS DISCENTES, PRETENDE TAMBÉM AUXILIAR NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ALUNOS VETERANOS/MEDIADORES, CONTRIBUINDO PARA AMPLIAR SUAS HABILIDADES SOCIAIS E INTERPESSOAIS DENTRO E FORA DO CURSO. O PROJETO TEM REALIZADO ATIVIDADES COMO RODAS DE CONVERSAS SOBRE ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS, EXPERIÊNCIAS DE INTERCÂMBIOS E INSERÇÕES EM PESQUISAS, OFICINAS DE CARTAZES, ATIVIDADE PARA CONHECER OS DIFERENTES ESPAÇOS DA UNIVERSIDADE. EM TERMOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS, TRABALHAMOS COM A PERSPECTIVA DA PESQUISA-AÇÃO, DEFENDIDA POR AUTORES COMO BARBIER (2002) E THIOLLENT (1996), DE VIÉS QUALITATIVO (BOGDAN E BIKLEN, 1994), BUSCANDO DESENVOLVER ELEMENTOS QUE ENVOLVEM AS DENOMINADAS “HABILIDADES SOCIAIS” (DEL PRETTE E DEL PRETTE, 2012, 2014). EM PARCERIA COM DIVERSOS SETORES DA UNIVERSIDADE, O PROME TAMBÉM DESENVOLVE AÇÕES EDUCATIVAS COM PROFISSIONAIS DE ÁREAS COMO EDUCAÇÃO E SAÚDE, FORNECENDO APOIO ACADÊMICO E PSICOSSOCIAL AOS DISCENTES INGRESSANTES. A PROPOSTA É A DE QUE, ATRAVÉS DESSA CRIAÇÃO DE REDES HUMANAS DE INTERAÇÃO, SOBRETUDO ENTRE CALOUROS E VETERANOS, SE REDUZAM OS ÍNDICES DE EVASÃO E SE CRIE UM AMBIENTE MAIS ACOLHEDOR E RECEPTIVO AO ALUNADO INGRESSANTE NO ESPAÇO ACADÊMICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO INTEGRAL, ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, APOIO UNIVERSITÁRIO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA18_ID1263_01092020211129.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA VELLOSO"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA VELLOSO"
    "autor_email" => "lucianavss@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERJ/FEBF"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE TEXTO DISCUTE O TRABALHO REALIZADO PELO PROJETO DE MEDIAÇÃO ENTRETURMAS (PROME), NO ÂMBITO DE UMA UNIVERSIDADE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, ESPECIFICAMENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA. O PROJETO FOI CRIADO COM O OBJETIVO DE VIABILIZAR UM ACOLHIMENTO MAIS HUMANIZADO AOS ALUNOS INGRESSANTES NO CURSO DE PEDAGOGIA E AMPLIAR AS FORMAS DE ATENDIMENTO DOS/AS MESMOS/AS. ALÉM DE BUSCAR RESOLVER AS QUESTÕES VOLTADAS PARA A INSERÇÃO E ADAPTAÇÃO ACADÊMICA DOS NOVOS DISCENTES, PRETENDE TAMBÉM AUXILIAR NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS ALUNOS VETERANOS/MEDIADORES, CONTRIBUINDO PARA AMPLIAR SUAS HABILIDADES SOCIAIS E INTERPESSOAIS DENTRO E FORA DO CURSO. O PROJETO TEM REALIZADO ATIVIDADES COMO RODAS DE CONVERSAS SOBRE ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS, EXPERIÊNCIAS DE INTERCÂMBIOS E INSERÇÕES EM PESQUISAS, OFICINAS DE CARTAZES, ATIVIDADE PARA CONHECER OS DIFERENTES ESPAÇOS DA UNIVERSIDADE. EM TERMOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS, TRABALHAMOS COM A PERSPECTIVA DA PESQUISA-AÇÃO, DEFENDIDA POR AUTORES COMO BARBIER (2002) E THIOLLENT (1996), DE VIÉS QUALITATIVO (BOGDAN E BIKLEN, 1994), BUSCANDO DESENVOLVER ELEMENTOS QUE ENVOLVEM AS DENOMINADAS “HABILIDADES SOCIAIS” (DEL PRETTE E DEL PRETTE, 2012, 2014). EM PARCERIA COM DIVERSOS SETORES DA UNIVERSIDADE, O PROME TAMBÉM DESENVOLVE AÇÕES EDUCATIVAS COM PROFISSIONAIS DE ÁREAS COMO EDUCAÇÃO E SAÚDE, FORNECENDO APOIO ACADÊMICO E PSICOSSOCIAL AOS DISCENTES INGRESSANTES. A PROPOSTA É A DE QUE, ATRAVÉS DESSA CRIAÇÃO DE REDES HUMANAS DE INTERAÇÃO, SOBRETUDO ENTRE CALOUROS E VETERANOS, SE REDUZAM OS ÍNDICES DE EVASÃO E SE CRIE UM AMBIENTE MAIS ACOLHEDOR E RECEPTIVO AO ALUNADO INGRESSANTE NO ESPAÇO ACADÊMICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.