A INSERÇÃO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC), EM ESPECIAL, NO AMBIENTE
ACADÊMICO, SE APRESENTA CADA VEZ MAIS PRESENTE E, EM CURSOS TÉCNICOS DA ÁREA DE INFORMÁTICA,
ISSO É UMA NECESSIDADE. GARANTIR ACESSO A ESSES RECURSOS NÃO SÓ, NO QUE DIZ RESPEITO A SUA
UTILIZAÇÃO, ASSIM COMO, A POSSIBILIDADE DE UM PROCESSO FORMATIVO TÉCNICO PROFISSIONAL, É UMA
OBRIGAÇÃO PARA TODOS OS PÚBLICOS. A UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS QUE SUSTENTAM ESSA APROPRIAÇÃO,
NOS FAZ PENSAR EM RECURSOS METODOLÓGICOS QUE GARANTAM A PLENITUDE FORMATIVA DE ALUNOS QUE
POSSUEM ALGUM TIPO DE NECESSIDADE ESPECÍFICA, PARA ISSO, FAZENDO USO DAS TÉCNICAS UTILIZADAS NA
COMPUTAÇÃO DESPLUGADA, COM O RECORTE PARA O PÚBLICO CEGO, FOI ELABORADO, COMO PROPOSTA DESTE
TRABALHO, UM “TABULEIRO DE COMANDOS” CONSTRUÍDO COM PAPELÃO, QUE SERÁ UTILIZADO NO AMBIENTE
DE CONFIGURAÇÃO DOS DISPOSITIVOS DE REDE DE COMPUTADORES, ATRAVÉS DOS ELEMENTOS QUE DIALOGAM
COM AS TEMÁTICAS UTILIZADAS NA DISCIPLINA REDE DE COMPUTADORES DO INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA,
CAMPUS JACOBINA, VISANDO A SUBSTITUIÇÃO DOS SOFTWARES DE AMBIENTES SIMULADOS INCOMPATÍVEIS
COM AS TECNOLOGIAS UTILIZADAS EM SALA PARA A LEITURA DAS TELAS DO COMPUTADOR, POSSIBILITANDO
ASSIM, UMA INTERAÇÃO PARA O PÚBLICO CEGO, EXPLORANDO A CAPACIDADE TÁTIL DO ALUNO E O SEU
APRENDIZADO COM O BRAILE. A DISCUSSÃO DOS RESULTADOS SERÁ APRESENTADA EM UM OUTRO ARTIGO, NO
RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS, EXPLORANDO OS GANHOS E OS AJUSTES QUE DEVERÃO SER REALIZADOS
PARA OBTENÇÃO DE UM GRAU ÓTIMO DE APLICABILIDADE DO “TABULEIRO DE COMANDOS”.