O PRESENTE TRABALHO BUSCA DESCREVER, DE FORMA REFLEXIVA, A PESQUISA REALIZADA NO PROJETO “BRINQUEDOTECA: UNI DUNI TÊ... APRENDENDO A JOGAR E BRINCAR”, QUE FOI DESENVOLVIDA PARA SER APRESENTADA A DISCIPLINA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA QUE TEM COMO ORIENTADOR PROF. DR. ÉDER DA SILVA DANTAS. CUJOS OBJETIVOS SÃO: INVESTIGAR E ANALISAR A HISTÓRIA; AS CONTRIBUIÇÕES DA BRINQUEDOTECA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO/UFPB NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS ATRAVÉS DO LÚDICO E PERCEBER AS NECESSIDADES DELAS NO MOMENTO DAS ATIVIDADES LÚDICAS E DA POSSIBILIDADE DE FAZER DESSE ESPAÇO UM LUGAR PARA A PRÁTICA PSICOPEDAGÓGICA. PARA O ALCANCE DESSES OBJETIVOS UTILIZOU-SE UMA PESQUISA DE CAMPO, QUE FOI REALIZADA POR MEIO DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ACERCA DA HISTÓRIA DA BRINQUEDOTECA DO CENTRO DE EDUCAÇÃO/UFPB E OBSERVAÇÕES DAS CRIANÇAS E DAS BRINQUEDISTAS NO MOMENTO DAS ATIVIDADES LÚDICAS.