EDUCAÇÃO EM SAÚDE CONSTITUI UM GRANDE DESAFIO PARA O ENFERMEIRO, ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO A TRATAMENTO DE FERIDAS. ESTE ESTUDO CONTRIBUI PARA REFLEXÃO CRÍTICA DA CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE, TENDO EM VISTA MELHOR DE DESEMPENHO NO CONTEXTO DA INTEGRALIDADE DO CUIDAR, DE ACORDO COM AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É ANALISAR A FORMAÇÃO NA GRADUAÇÃO E ATUALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DO PROFISSIONAL DE SAÚDE PARA ATUAÇÃO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA. REALIZOU-SE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA COM ABORDAGEM QUANTITATIVA. APROVADA SOB O NÚMERO CAAE: 34148220.8.0000.5510. A COLETA DE DADOS OCORREU JUNTO A 35 ENFERMEIROS DA REDE PÚBLICA DA PREFEITURA DE PRAIA GRANDE, SP. FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO, ENTREVISTA SEMI- ESTRUTURADA. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS PARTICIPANTES NÃO CONSIDERAM SUA FORMAÇÃO ADEQUADA DURANTE A GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM NA ÁREA DE CUIDADOS COM FERIDAS. AS RECOMENDAÇÕES DE ASSISTÊNCIA SÃO BUSCADAS DE FORMA EMPÍRICA. OS PARTICIPANTES REFEREM QUE BUSCAM INFORMAÇÕES PARA CONDUTAS DE ASSISTÊNCIA EM SITES DE PESQUISA E COM MENOR FREQUÊNCIA EM CONGRESSOS, SIMPÓSIOS, PALESTRAS, GRUPOS DE ESTUDOS, PROFESSORES E ESPECIALISTAS DA ÁREA. RECOMENDAM-SE AÇÕES PRÁTICAS EDUCACIONAIS, DE FORMA CONTINUADA E PERMANENTE, VOLTADAS PARA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS MAIS CAPACITADOS E QUALIFICADOS PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDAR, QUE ATENDE A EXPECTATIVA DA POPULAÇÃO EM SER ATENDIDA, DE FORMA INDIVIDUALIZADA, HUMANA, COM RESPONSABILIDADE, MELHORANDO A QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS ATENDIDAS.