O ARTIGO TRATA DE REFLEXÕES SOBRE A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO INTEGRADA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PRATICADA NO BRASIL E O POSSÍVEL DIÁLOGO COM OS ENSINAMENTOS DO EDUCADOR PAULO FREIRE EM UM DOS SEUS PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS, QUE É, A INTERDISCIPLINARIDADE. ENTENDEMOS QUE A ABORDAGEM TRAZIDA POR PAULO FREIRE QUE DEFENDE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA EM DETRIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO BANCÁRIA SE CARACTERIZA COMO INTERDISCIPLINAR, VISTO QUE, ESSA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO, ULTRAPASSA A DIMENSÃO EDUCATIVA E ALCANÇA UMA CONSCIÊNCIA POLÍTICA NOS ENVOLVIDOS, PRINCIPALMENTE NOS EDUCANDOS. ASSIM, O PENSAMENTO FREIRIANO SE ALINHA COM OS PRESSUPOSTOS DA FORMAÇÃO INTEGRADA, POIS AS DUAS ABORDAGENS VISAM A EMANCIPAÇÃO DO ESTUDANTE E A BUSCA DE UMA FORMAÇÃO NA QUAL O ALUNO SE TORNE UM SER CRÍTICO, ISTO É, UM CIDADÃO APTO AO EXERCÍCIO DE SEUS DIREITOS E DEVERES. DESSA FORMA, UM POSSÍVEL CAMINHO DE SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES PRESENTES NO CAPITALISMO.