Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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PRESSUPOSTOS DA FORMAÇÃO INTEGRADA E A INTERDISCIPLINARIDADE EM PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO INTEGRADA, CURRÍCULO INTEGRADO, INTERDISCIPLINARIDADE EM PAULO FREIRE, , Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O ARTIGO TRATA DE REFLEXÕES SOBRE A CONCEPÇÃO DE FORMAÇÃO INTEGRADA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PRATICADA NO BRASIL E O POSSÍVEL DIÁLOGO COM OS ENSINAMENTOS DO EDUCADOR PAULO FREIRE EM UM DOS SEUS PRINCIPAIS PRESSUPOSTOS, QUE É, A INTERDISCIPLINARIDADE. ENTENDEMOS QUE A ABORDAGEM TRAZIDA POR PAULO FREIRE QUE DEFENDE UMA EDUCAÇÃO LIBERTADORA EM DETRIMENTO DE UMA EDUCAÇÃO BANCÁRIA SE CARACTERIZA COMO INTERDISCIPLINAR, VISTO QUE, ESSA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO, ULTRAPASSA A DIMENSÃO EDUCATIVA E ALCANÇA UMA CONSCIÊNCIA POLÍTICA NOS ENVOLVIDOS, PRINCIPALMENTE NOS EDUCANDOS. ASSIM, O PENSAMENTO FREIRIANO SE ALINHA COM OS PRESSUPOSTOS DA FORMAÇÃO INTEGRADA, POIS AS DUAS ABORDAGENS VISAM A EMANCIPAÇÃO DO ESTUDANTE E A BUSCA DE UMA FORMAÇÃO NA QUAL O ALUNO SE TORNE UM SER CRÍTICO, ISTO É, UM CIDADÃO APTO AO EXERCÍCIO DE SEUS DIREITOS E DEVERES. DESSA FORMA, UM POSSÍVEL CAMINHO DE SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES PRESENTES NO CAPITALISMO.

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