Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUALIZADO NO DESENVOLVIMENTO DE EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA

Palavra-chaves: PDI, INCLUSÃO, PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUALIZADO, , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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      CONSIDERANDO AS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS AO CURRÍCULO ESCOLAR DE EDUCANDOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, OBJETIVA-SE APRESENTAR NESTE TRABALHO, UM DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NAS ESCOLAS, PARA REALIZAR O ATENDIMENTO EDUCACIONAL DESTES ESTUDANTES MATRICULADOS NO SISTEMA REGULAR OU ESPECIAL DE ENSINO. \r\n
      PARA TANTO, SEGUNDO A BIBLIOGRAFIA PESQUISADA, PROCEDE-SE A UTILIZAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUALIZADO, TAMBÉM CONHECIDO COMO PDI. ESTE DOCUMENTO ESTÁ AMPARADO PELA LEGISLAÇÃO FEDERAL DAS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO, LEI 9394/96; NAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA PUBLICADAS PELO MEC EM 2001; E NO ESTADO DE MINAS GERAIS, PELA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DA SD N° 01/2005 DE 09 DE ABRIL DE 2005, QUE TRAZ ORIENTAÇÕES PARA O EFETIVO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. \r\n
      DESSE MODO, OBSERVA-SE QUE O PRINCIPAL GANHO ADVINDO DO USO DO PDI, É O ATENDIMENTO ESPECÍFICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CADA ESTUDANTE, FAVORECENDO DESTA FORMA SUA ESCOLARIZAÇÃO, VISTO QUE UTILIZANDO DESTE DOCUMENTO, CONSIDERA-SE AS COMPETÊNCIAS E POTENCIALIDADES DE CADA ESTUDANTE, DENTRO DE SUA PARTICULARIDADE. \r\n
      O QUE PERMITE CONCLUIR QUE ESSA ESTRATÉGIA SE FAZ IMPORTANTE PARA ESTES ESTUDANTES, UMA VEZ QUE PROPORCIONA MAIOR IGUALDADE DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS, PROMOVENDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA ADAPTADA PARA TODOS.
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRINCÍPIO BÁSICO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DERIVA DO DIREITO DE ACESSO À EDUCAÇÃO. ELE É ASSEGURADO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E REAFIRMADO NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE. CONTUDO, MUNDIALMENTE, A DIVERSIDADE E A INCLUSÃO NAS ESCOLAS TEVE COMO MARCO A DECLARAÇÃO DE SALAMANCA, EM 1994. CONSIDERANDO AS ADAPTAÇÕES NECESSÁRIAS AO CURRÍCULO ESCOLAR DE EDUCANDOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, OBJETIVA-SE APRESENTAR NESTE TRABALHO, UM DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NAS ESCOLAS, PARA REALIZAR O ATENDIMENTO EDUCACIONAL DESTES ESTUDANTES MATRICULADOS NO SISTEMA REGULAR OU ESPECIAL DE ENSINO. PARA TANTO, SEGUNDO A BIBLIOGRAFIA PESQUISADA, PROCEDE-SE A UTILIZAÇÃO DO PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDIVIDUALIZADO, TAMBÉM CONHECIDO COMO PDI. ESTE DOCUMENTO ESTÁ AMPARADO PELA LEGISLAÇÃO FEDERAL DAS DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO, LEI 9394/96; NAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA EDUCAÇÃO ESPECIAL DA EDUCAÇÃO BÁSICA PUBLICADAS PELO MEC EM 2001; E NO ESTADO DE MINAS GERAIS, PELA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO, ATRAVÉS DA SD N° 01/2005 DE 09 DE ABRIL DE 2005, QUE TRAZ ORIENTAÇÕES PARA O EFETIVO ATENDIMENTO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. DESSE MODO, OBSERVA-SE QUE O PRINCIPAL GANHO ADVINDO DO USO DO PDI, É O ATENDIMENTO ESPECÍFICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE CADA ESTUDANTE, FAVORECENDO DESTA FORMA SUA ESCOLARIZAÇÃO, VISTO QUE UTILIZANDO DESTE DOCUMENTO, CONSIDERA-SE AS COMPETÊNCIAS E POTENCIALIDADES DE CADA ESTUDANTE, DENTRO DE SUA PARTICULARIDADE. O QUE PERMITE CONCLUIR QUE ESSA ESTRATÉGIA SE FAZ IMPORTANTE PARA ESTES ESTUDANTES, UMA VEZ QUE PROPORCIONA MAIOR IGUALDADE DE OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS, PROMOVENDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA, NA PERSPECTIVA DE UMA ESCOLA ADAPTADA PARA TODOS.

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Comentários

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  • THAYS CRISTINA RODRIGUES CANGUSSU DE FREITAS

    Feliz por mais essa conquista! :)

    11/11/2020 19:36:58

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