A EDUCAÇÃO INFANTIL CONSTITUI-SE NA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. SEGUNDO A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB) EM SEU ARTIGO 29, ELA “TEM COMO FINALIDADE O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA ATÉ OS SEIS ANOS DE IDADE EM SEUS ASPECTOS FÍSICOS, PSICOLÓGICO, INTELECTUAL E SOCIAL.” A METODOLOGIA TOMA O RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSTRUÍDO TENDO COMO BASE A PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS LUCIANA ENEAS E SUA AUXILIAR DE SALA, CLÁUDIA IZIDRO, NA TURMA DO PRÉ II. O PROJETO TEVE COMO ALGUNS OBJETIVOS CRIAR DIVERSAS POSSIBILIDADES PARA O RECONHECIMENTO DO ALFABETO, ESTÍMULO DA ORALIDADE, ESCRITA E LEITURA; AUMENTO DO VOCABULÁRIO E INTERAÇÃO GRUPAL, ALÉM DE DISCUTIR SOBRE AS DIFERENÇAS. ATRAVÉS DESSA EXPERIÊNCIA, ENTENDEMOS QUE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DEVEM SER APRESENTADAS DE FORMA LÚDICA, MÁGICA, PRAZEROSA MAS DEVEM SER BEM ARTICULADAS, DESDE AS ESCOLHAS DA TEMÁTICA, GÊNEROS TEXTUAIS E ATIVIDADES A SEREM ELABORADAS, PARA UM MELHOR APROVEITAMENTO, AMPLIANDO E DIVERSIFICANDO O ACESSO A PRODUÇÕES CULTURAIS.