Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA TURMA DO PRÉ II DA CRECHE EXTENSÃO ANTÔNIO FAUSTO DE ALMEIDA NA CIDADE DE OLHO D'ÁGUA-PB

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ALFABETIZAÇÃO, , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69543
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2430
    "inscrito_id" => 6060
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA TURMA DO PRÉ II DA CRECHE EXTENSÃO ANTÔNIO FAUSTO DE ALMEIDA NA CIDADE DE OLHO D'ÁGUA-PB"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL CONSTITUI-SE NA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. SEGUNDO A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB) EM SEU ARTIGO 29, ELA “TEM COMO FINALIDADE O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA ATÉ OS SEIS ANOS DE IDADE EM SEUS ASPECTOS FÍSICOS, PSICOLÓGICO, INTELECTUAL E SOCIAL.” A METODOLOGIA TOMA O RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSTRUÍDO TENDO COMO BASE A PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS LUCIANA ENEAS E SUA AUXILIAR DE SALA, CLÁUDIA IZIDRO, NA TURMA DO PRÉ II. O PROJETO TEVE COMO ALGUNS OBJETIVOS CRIAR DIVERSAS POSSIBILIDADES PARA O RECONHECIMENTO DO ALFABETO, ESTÍMULO DA ORALIDADE, ESCRITA E LEITURA; AUMENTO DO VOCABULÁRIO E INTERAÇÃO GRUPAL, ALÉM DE DISCUTIR SOBRE AS DIFERENÇAS. ATRAVÉS DESSA EXPERIÊNCIA, ENTENDEMOS QUE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DEVEM SER APRESENTADAS DE FORMA LÚDICA, MÁGICA, PRAZEROSA MAS DEVEM SER BEM ARTICULADAS, DESDE AS ESCOLHAS DA TEMÁTICA, GÊNEROS TEXTUAIS E ATIVIDADES A SEREM ELABORADAS, PARA UM MELHOR APROVEITAMENTO, AMPLIANDO E DIVERSIFICANDO O ACESSO A PRODUÇÕES CULTURAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ALFABETIZAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA9_ID6060_01102020090637.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEUDMA RICHELLE TIBURTINO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "KEUDMA COSTA"
    "autor_email" => "krtc1981@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69543
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2430
    "inscrito_id" => 6060
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA TURMA DO PRÉ II DA CRECHE EXTENSÃO ANTÔNIO FAUSTO DE ALMEIDA NA CIDADE DE OLHO D'ÁGUA-PB"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL CONSTITUI-SE NA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. SEGUNDO A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB) EM SEU ARTIGO 29, ELA “TEM COMO FINALIDADE O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA ATÉ OS SEIS ANOS DE IDADE EM SEUS ASPECTOS FÍSICOS, PSICOLÓGICO, INTELECTUAL E SOCIAL.” A METODOLOGIA TOMA O RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSTRUÍDO TENDO COMO BASE A PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS LUCIANA ENEAS E SUA AUXILIAR DE SALA, CLÁUDIA IZIDRO, NA TURMA DO PRÉ II. O PROJETO TEVE COMO ALGUNS OBJETIVOS CRIAR DIVERSAS POSSIBILIDADES PARA O RECONHECIMENTO DO ALFABETO, ESTÍMULO DA ORALIDADE, ESCRITA E LEITURA; AUMENTO DO VOCABULÁRIO E INTERAÇÃO GRUPAL, ALÉM DE DISCUTIR SOBRE AS DIFERENÇAS. ATRAVÉS DESSA EXPERIÊNCIA, ENTENDEMOS QUE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DEVEM SER APRESENTADAS DE FORMA LÚDICA, MÁGICA, PRAZEROSA MAS DEVEM SER BEM ARTICULADAS, DESDE AS ESCOLHAS DA TEMÁTICA, GÊNEROS TEXTUAIS E ATIVIDADES A SEREM ELABORADAS, PARA UM MELHOR APROVEITAMENTO, AMPLIANDO E DIVERSIFICANDO O ACESSO A PRODUÇÕES CULTURAIS."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO INFANTIL, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, ALFABETIZAÇÃO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA9_ID6060_01102020090637.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KEUDMA RICHELLE TIBURTINO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "KEUDMA COSTA"
    "autor_email" => "krtc1981@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A EDUCAÇÃO INFANTIL CONSTITUI-SE NA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. SEGUNDO A LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (LDB) EM SEU ARTIGO 29, ELA “TEM COMO FINALIDADE O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA ATÉ OS SEIS ANOS DE IDADE EM SEUS ASPECTOS FÍSICOS, PSICOLÓGICO, INTELECTUAL E SOCIAL.” A METODOLOGIA TOMA O RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSTRUÍDO TENDO COMO BASE A PRÁTICA DOCENTE DAS PROFESSORAS LUCIANA ENEAS E SUA AUXILIAR DE SALA, CLÁUDIA IZIDRO, NA TURMA DO PRÉ II. O PROJETO TEVE COMO ALGUNS OBJETIVOS CRIAR DIVERSAS POSSIBILIDADES PARA O RECONHECIMENTO DO ALFABETO, ESTÍMULO DA ORALIDADE, ESCRITA E LEITURA; AUMENTO DO VOCABULÁRIO E INTERAÇÃO GRUPAL, ALÉM DE DISCUTIR SOBRE AS DIFERENÇAS. ATRAVÉS DESSA EXPERIÊNCIA, ENTENDEMOS QUE AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS DEVEM SER APRESENTADAS DE FORMA LÚDICA, MÁGICA, PRAZEROSA MAS DEVEM SER BEM ARTICULADAS, DESDE AS ESCOLHAS DA TEMÁTICA, GÊNEROS TEXTUAIS E ATIVIDADES A SEREM ELABORADAS, PARA UM MELHOR APROVEITAMENTO, AMPLIANDO E DIVERSIFICANDO O ACESSO A PRODUÇÕES CULTURAIS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.