A EDUCAÇÃO ESCOLAR CONSTITUI, AINDA HOJE, UM DESAFIO PARA A PROMOÇÃO INTEGRAL DO DESENVOLVIMENTO E DA FORMAÇÃO DO ESTUDANTE, CONSIDERANDO SUAS PARTICULARIDADES. E QUANDO SE TRATA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA MAIOR É A INTENSIDADE DESSE DESAFIO. O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO TORNA-SE ESSENCIAL PARA SUPERAR ESSA QUESTÃO NO CONTEXTO ESCOLAR. ASSIM SENDO, A SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) COMPREENDIDA COMO UM ESPAÇO CAPAZ DE INTEGRAR, SOCIALIZAR E INCLUIR O ESTUDANTE COM NECESSIDADES ESPECIAIS, SURGE NO CONTEXTO ESCOLAR COMO UM MEIO DE ROMPER COM AS BARREIRAS DE ACESSIBILIDADE, ESPECIALMENTE, PEDAGÓGICAS E ATITUDINAIS, IMPOSTAS NO PROCESSO INCLUSIVO. DESSA MANEIRA, O PRESENTE TRABALHO, A PARTIR DO ESTUDO DE CASO DE UM ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, OBJETIVA APRESENTAR A RELEVÂNCIA DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS COMO UM MEIO FACILITADOR PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CAPACIDADES E HABILIDADES DE ESTUDANTES COM RESTRIÇÃO COGNITIVA E OUTRAS INTERAÇÕES SOCIAIS, PROMOVENDO NA ESCOLA UM ESPAÇO EFETIVAMENTE INCLUSIVO QUE COLOCA EM PRÁTICA OS PILARES DA INCLUSÃO ESCOLAR COMO: ACESSO, PARTICIPAÇÃO PLENA NO COTIDIANO ESCOLAR E PERMANÊNCIA DOS DISCENTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS.