A IDEIA DE FORMAÇÃO E SUA IMPORTÂNCIA É VISTA COMO PRIMORDIAL PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL, SEJA PARA PROFESSORES INDÍGENAS OU NÃO. ESTES PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO ANSEIAM EM COLABORAREM COM O ENSINO DE SUAS COMUNIDADES. ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL APROXIMAR OS CONTEÚDOS MINISTRADOS EM SALA DE AULA PARA A REALIDADE DOS POVOS INDÍGENAS WAIÃPI, GALIBI-MARWORNO, KARIPUNA E CALINÃ, RELACIONANDO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E EMPÍRICO, DISCUTIDOS NA DISCIPLINA DE ETNOBOTÂNICA. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ, CAMPUS – OIAPOQUE, ONDE COMPREENDEU AS ETAPAS; 1) APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS, E ABORDAGENS SOBRE A ETNOBOTÂNICA; 2) CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO; 3) ELABORAÇÃO DE EXSICATAS; CRIAÇÃO DE ESTUFA E HERBÁRIO INTERCULTURAL; 4) ELABORAÇÃO DE MAPAS MENTAIS. EM REMATE, OS ALUNOS INDÍGENAS FORAM ATIVOS NAS ATIVIDADES PRÁTICAS, BEM COMO, MOSTRARAM-SE INTERESSADOS AO DESENVOLVÊ-LAS. OS FUTUROS PROFESSORES INDÍGENAS, CONFECCIONARAM MATERIAL DIDÁTICO (MAPAS MENTAIS; EXICATAS E PRENSAS) E HERBÁRIO INTERCULTURAL, FRUTO DAS DISCUSSÕES PROMOVIDAS EM SALA DE AULA, E DAS PRÁTICAS REALIZADAS DURANTE A ETAPA. POR FIM, DESTACAMOS QUE A ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO DESTA ATIVIDADE PERMITIU LEVANTAR QUESTIONAMENTOS SOBRE O PAPEL DA COSMOVISÃO, INTRÍNSECA AOS INDÍGENAS, E COMO ELAS PODEM AUXILIAR NO PROCESSO EDUCACIONAL NAS COMUNIDADES TRADICIONAIS DA REGIÃO AMAZÔNIA.