Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DIÁLOGO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Palavra-chaves: SILÊNCIO, PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, EDUCAÇÃO, Comunicação Oral (CO) GT 04 - Fundamentos da Educação
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68962
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 4719
    "titulo" => "O DIÁLOGO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA"
    "resumo" => "O ATUAL ESTUDO PRETENDE PROMOVER REFLEXÕES ACERCA DA PERPETUAÇÃO DO SILÊNCIO NA ESCOLA, E COMO ESTE FATOR TEM GANHADO FORÇA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, DE MODO QUE O SILÊNCIO TEM SE TORNADO UM ASPECTO ALMEJADO EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, OBJETIVA-SE ENTENDER A LINGUAGEM ENQUANTO FUNÇÃO PROPRIAMENTE HUMANA E SUPERAR NOÇÕES QUE TENDEM A NATURALIZAR O SEU DESENVOLVIMENTO, BEM COMO PROBLEMATIZAR AS RELAÇÕES ENTRE DIÁLOGO E SILÊNCIO NA ESCOLA. VALE DESTACAR QUE AO FALAR EM SILÊNCIO NÃO FAZEMOS MENÇÃO APENAS À INEXISTÊNCIA DE FALA, HAJA VISTA QUE A PREOCUPAÇÃO APONTADA SE REFERE AO DISCURSO SEM SIGNIFICADOS, OU SEJA, O DISCURSO QUE PERPETUA A MARGINALIZAÇÃO DO INDIVÍDUO. PARA TANTO, REALIZOU-SE UM ESTUDO TEÓRICO, JÁ QUE AS CONSIDERAÇÕES FORAM PRODUZIDAS A PARTIR DE PESQUISAS JÁ EXISTENTES E CONSOLIDADAS SOBRE EDUCAÇÃO, SOBRETUDO, DAQUELAS QUE ADOTAM A PERSPECTIVA TEÓRICA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. TAL PRESSUPOSTO TEÓRICO ATUA NO SENTIDO DE POSSIBILITAR REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO NO CENÁRIO BRASILEIRO, EM ESPECIAL SOBRE A APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS HISTORICAMENTE CONSTRUÍDOS PELA HUMANIDADE. DESSA FORMA, DIANTE DE TAIS ESTUDOS, COMPREENDE-SE QUE A AUSÊNCIA DA FALA CRÍTICA SE RELACIONA COM O FATO DO INDIVÍDUO NÃO SE APROPRIAR DE SIGNIFICADOS QUE VÃO ALÉM DO SENTIDO IMEDIATO DAS PALAVRAS, SENDO A ESCOLA CARACTERIZADA COMO CANAL PROPULSOR DESSES CONHECIMENTOS PARA AS MASSAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "SILÊNCIO, PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, EDUCAÇÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA4_ID4719_19082020114748.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA DA SILVA TERRÃO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA DA SILVA TERRÃO"
    "autor_email" => "bruna.dspedagogia@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA (UNIMEP)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68962
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 601
    "inscrito_id" => 4719
    "titulo" => "O DIÁLOGO NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA"
    "resumo" => "O ATUAL ESTUDO PRETENDE PROMOVER REFLEXÕES ACERCA DA PERPETUAÇÃO DO SILÊNCIO NA ESCOLA, E COMO ESTE FATOR TEM GANHADO FORÇA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, DE MODO QUE O SILÊNCIO TEM SE TORNADO UM ASPECTO ALMEJADO EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, OBJETIVA-SE ENTENDER A LINGUAGEM ENQUANTO FUNÇÃO PROPRIAMENTE HUMANA E SUPERAR NOÇÕES QUE TENDEM A NATURALIZAR O SEU DESENVOLVIMENTO, BEM COMO PROBLEMATIZAR AS RELAÇÕES ENTRE DIÁLOGO E SILÊNCIO NA ESCOLA. VALE DESTACAR QUE AO FALAR EM SILÊNCIO NÃO FAZEMOS MENÇÃO APENAS À INEXISTÊNCIA DE FALA, HAJA VISTA QUE A PREOCUPAÇÃO APONTADA SE REFERE AO DISCURSO SEM SIGNIFICADOS, OU SEJA, O DISCURSO QUE PERPETUA A MARGINALIZAÇÃO DO INDIVÍDUO. PARA TANTO, REALIZOU-SE UM ESTUDO TEÓRICO, JÁ QUE AS CONSIDERAÇÕES FORAM PRODUZIDAS A PARTIR DE PESQUISAS JÁ EXISTENTES E CONSOLIDADAS SOBRE EDUCAÇÃO, SOBRETUDO, DAQUELAS QUE ADOTAM A PERSPECTIVA TEÓRICA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. TAL PRESSUPOSTO TEÓRICO ATUA NO SENTIDO DE POSSIBILITAR REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO NO CENÁRIO BRASILEIRO, EM ESPECIAL SOBRE A APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS HISTORICAMENTE CONSTRUÍDOS PELA HUMANIDADE. DESSA FORMA, DIANTE DE TAIS ESTUDOS, COMPREENDE-SE QUE A AUSÊNCIA DA FALA CRÍTICA SE RELACIONA COM O FATO DO INDIVÍDUO NÃO SE APROPRIAR DE SIGNIFICADOS QUE VÃO ALÉM DO SENTIDO IMEDIATO DAS PALAVRAS, SENDO A ESCOLA CARACTERIZADA COMO CANAL PROPULSOR DESSES CONHECIMENTOS PARA AS MASSAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "SILÊNCIO, PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL, EDUCAÇÃO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA4_ID4719_19082020114748.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA DA SILVA TERRÃO"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA DA SILVA TERRÃO"
    "autor_email" => "bruna.dspedagogia@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE METODISTA DE PIRACICABA (UNIMEP)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O ATUAL ESTUDO PRETENDE PROMOVER REFLEXÕES ACERCA DA PERPETUAÇÃO DO SILÊNCIO NA ESCOLA, E COMO ESTE FATOR TEM GANHADO FORÇA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, DE MODO QUE O SILÊNCIO TEM SE TORNADO UM ASPECTO ALMEJADO EM SALA DE AULA. DIANTE DISSO, OBJETIVA-SE ENTENDER A LINGUAGEM ENQUANTO FUNÇÃO PROPRIAMENTE HUMANA E SUPERAR NOÇÕES QUE TENDEM A NATURALIZAR O SEU DESENVOLVIMENTO, BEM COMO PROBLEMATIZAR AS RELAÇÕES ENTRE DIÁLOGO E SILÊNCIO NA ESCOLA. VALE DESTACAR QUE AO FALAR EM SILÊNCIO NÃO FAZEMOS MENÇÃO APENAS À INEXISTÊNCIA DE FALA, HAJA VISTA QUE A PREOCUPAÇÃO APONTADA SE REFERE AO DISCURSO SEM SIGNIFICADOS, OU SEJA, O DISCURSO QUE PERPETUA A MARGINALIZAÇÃO DO INDIVÍDUO. PARA TANTO, REALIZOU-SE UM ESTUDO TEÓRICO, JÁ QUE AS CONSIDERAÇÕES FORAM PRODUZIDAS A PARTIR DE PESQUISAS JÁ EXISTENTES E CONSOLIDADAS SOBRE EDUCAÇÃO, SOBRETUDO, DAQUELAS QUE ADOTAM A PERSPECTIVA TEÓRICA DA PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. TAL PRESSUPOSTO TEÓRICO ATUA NO SENTIDO DE POSSIBILITAR REFLEXÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO NO CENÁRIO BRASILEIRO, EM ESPECIAL SOBRE A APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS HISTORICAMENTE CONSTRUÍDOS PELA HUMANIDADE. DESSA FORMA, DIANTE DE TAIS ESTUDOS, COMPREENDE-SE QUE A AUSÊNCIA DA FALA CRÍTICA SE RELACIONA COM O FATO DO INDIVÍDUO NÃO SE APROPRIAR DE SIGNIFICADOS QUE VÃO ALÉM DO SENTIDO IMEDIATO DAS PALAVRAS, SENDO A ESCOLA CARACTERIZADA COMO CANAL PROPULSOR DESSES CONHECIMENTOS PARA AS MASSAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.