O INCENTIVO À LEITURA DE TEXTOS CIENTÍFICOS É UMA AÇÃO QUE PROMOVE MELHORIAS EFETIVAS NO RENDIMENTO ESCOLAR E, CONSEQUENTEMENTE, NA QUALIDADE DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS O ALUNO QUE SE TORNA SUJEITO-LEITOR ESTABELECE MELHOR CONDIÇÃO DE COMPREENSÃO ORAL E ESCRITA, AMPLIANDO SEU VOCABULÁRIO, DOMÍNIO DA PRODUÇÃO TEXTUAL E EXERCÍCIO INTELECTUAL. ESTA PESQUISA QUALITATIVA FOI DESENVOLVIDA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE/MS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL II QUE TIVERAM A OPORTUNIDADE DE REALIZAR LEITURA DO GÊNERO TEXTUAL CIENTÍFICO, NO SENTIDO DE AMPLIAR A SUA PERCEPÇÃO DE MUNDO E ATUAR COMO SUJEITO CRÍTICO E PARTICIPATIVO NA SOCIEDADE. ESTE TRABALHO PAUTOU-SE NOS APORTES TEÓRICO DA PEDAGOGIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE, VOLTADA À GERAÇÃO DE CIDADÃOS CRÍTICOS E TRANSFORMADORES. A “SACOLA DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO” APRESENTOU RESULTADOS QUE INDICAM ENTUSIASMO PELA LEITURA E A PROGRESSÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, BEM COMO REFLEXÕES PARA SOLUÇÕES DE PROBLEMAS, AOS ESTUDANTES QUE VIVENCIARAM A EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA.