Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 163
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS REMOTAS

Palavra-chaves: ECOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, PENSAMENTO COMPLEXO, TRANSDISCIPLINARIDADE, SUSTENTABILIDADE Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

CONSOANTE A COLOCAÇÃO DA PROFESSORA MAGNÓLIA CARDOSO, COORDENADORA DOS ESTUDOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ECOLOGIA DO IFPI - A INTERDISCIPLINARIEDADE E A TRANSDISCIPLINARIEDADE É UMA JUNÇÃO DE UM CONJUNTO DE INFORMAÇÕES E, QUE TAMBÉM COMPÕEM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, O QUAL NOS PERMITE HOJE A EXISTÊNCIA DA NOSSA VIDA EM NOSSO PLANETA. A IMPORTÂNCIA DOS ASPECTOS METODOLÓGICOS SOBRE A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. COMO SURGIU, POR QUE SURGIU, QUAL A FINALIDADE, QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE ESTUDO DENTRO DO CONTEXTO DO CONHECIMENTO E SOBREVIVÊNCIA DA NOSSA ESPÉCIE, PRINCIPALMENTE DA ESPÉCIE HUMANA? JÁ EM 1992, NO FINAL DO SÉCULO XX, FOI CRIADO O MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E INSTITUÍDOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TODAS AS SUPERINTENDÊNCIAS ESTADUAIS DO IBAMA, ACELERANDO O PROCESSO DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM NOSSO PAÍS. EM 1994, FOI CRIADO O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (PRONEA) PARA SE ALCANÇAR EM NÍVEL NACIONAL TRÊS PRINCIPAIS OBJETIVOS: 1. CAPACITAÇÃO DE GESTORES E EDUCADORES; 2. DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES EDUCATIVAS E DE DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTOS; 3. METODOLOGIAS. E DEFINITIVAMENTE CRIOU-SE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESTE PROGRAMA IRÁ PERMITIR NORTEAR TUDO QUE SE FAZ E QUE SE PRETENDE FAZER COM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL. PALAVRAS-CHAVE: ENSINO-APRENDIZAGEM. ECOLOGIA. PENSAMENTO COMPLEXO. TRANSDISCIPLINARIDADE. SUSTENTABILIDADE

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.