CONSOANTE A COLOCAÇÃO DA PROFESSORA MAGNÓLIA CARDOSO, COORDENADORA DOS ESTUDOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ECOLOGIA DO IFPI - A INTERDISCIPLINARIEDADE E A TRANSDISCIPLINARIEDADE É UMA JUNÇÃO DE UM CONJUNTO DE INFORMAÇÕES E, QUE TAMBÉM COMPÕEM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, O QUAL NOS PERMITE HOJE A EXISTÊNCIA DA NOSSA VIDA EM NOSSO PLANETA. A IMPORTÂNCIA DOS ASPECTOS METODOLÓGICOS SOBRE A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL. COMO SURGIU, POR QUE SURGIU, QUAL A FINALIDADE, QUAL A IMPORTÂNCIA DESSE ESTUDO DENTRO DO CONTEXTO DO CONHECIMENTO E SOBREVIVÊNCIA DA NOSSA ESPÉCIE, PRINCIPALMENTE DA ESPÉCIE HUMANA? JÁ EM 1992, NO FINAL DO SÉCULO XX, FOI CRIADO O MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE E INSTITUÍDOS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM TODAS AS SUPERINTENDÊNCIAS ESTADUAIS DO IBAMA, ACELERANDO O PROCESSO DE CONSCIÊNCIA AMBIENTAL EM NOSSO PAÍS. EM 1994, FOI CRIADO O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL (PRONEA) PARA SE ALCANÇAR EM NÍVEL NACIONAL TRÊS PRINCIPAIS OBJETIVOS: 1. CAPACITAÇÃO DE GESTORES E EDUCADORES; 2. DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES EDUCATIVAS E DE DESENVOLVIMENTO DE INSTRUMENTOS; 3. METODOLOGIAS. E DEFINITIVAMENTE CRIOU-SE UM PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESTE PROGRAMA IRÁ PERMITIR NORTEAR TUDO QUE SE FAZ E QUE SE PRETENDE FAZER COM RELAÇÃO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
PALAVRAS-CHAVE: ENSINO-APRENDIZAGEM. ECOLOGIA. PENSAMENTO COMPLEXO. TRANSDISCIPLINARIDADE. SUSTENTABILIDADE