O ÁBACO PODE SER CONSIDERADO UMA ESPÉCIE DE CALCULADORA MANUAL, VISTO QUE PERMITE A REALIZAÇÃO DAS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E DE SUBTRAÇÃO, DE FORMA SEMELHANTE À PRÁTICA DO CÁLCULO MENTAL. NO CONTEXTO DE ENSINO MÉDIO NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) A PROPOSTA FOI RESGATAR AS VIVÊNCIAS COTIDIANAS, BEM COMO AS EXPERIÊNCIAS QUE FORAM DESENVOLVIDAS DURANTE AO LONGO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A IDEIA DE DESENVOLVER ESTE TRABALHO SURGIU A PARTIR DE DISCUSSÕES OCORRIDAS NO PLANEJAMENTO COLETIVO DA ÁREA DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA ESTADUAL, SITUADA NA CIDADE DE QUIXERAMOBIM-CE, NO QUAL FALÁVAMOS SOBRE MATERIAIS E/OU RECURSOS ACESSÍVEIS QUE PERMITISSEM A INTERAÇÃO ENTRE PARTICIPANTES E OS CONTEÚDOS PROPOSTOS PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES BÁSICAS, DE MODO PARTICULAR DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO. O ÁBACO FOI UTILIZADO EM OITO (08) AULAS EM DUAS (02) TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) DO ENSINO MÉDIO DURANTE OS MESES DE FEVEREIRO E MARÇO. ESTA PESQUISA ADOTOU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E O MÉTODO DE PESQUISA UTILIZADO FOI PARTICIPANTE. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI A OBSERVAÇÃO E O REGISTRO EM DIÁRIO DE CAMPO. AUTORES COMO AUSUBEL (1982), DEMO (2003), KISHIMOTO (1997) E PELIZZARI (2002) TROUXERAM CONTRIBUIÇÕES QUE FUNDAMENTARAM ESTE ESTUDO. PERCEBEU-SE QUE OS EDUCANDOS FORAM DESAFIADOS A FAZEREM USO DO ÁBACO PARA A RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMAS QUE EXIGIAM A REALIZAÇÃO DA ADIÇÃO E DA SUBTRAÇÃO. A MANIPULAÇÃO DESTE OBJETO FAVORECEU AINDA A COMPREENSÃO DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL, OBSERVANDO OS PROCEDIMENTOS DE COMPOSIÇÃO E/OU DECOMPOSIÇÃO.