Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, ESPAÇOS NÃO FORMAIS, UNIVERSIDADE-ESCOLA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA., Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69462
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2634
    "inscrito_id" => 7883
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS – RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS CONTEMPLA TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO. É IMPRESCINDÍVEL QUE AS ESCOLAS E UNIVERSIDADES ESTEJAM CADA VEZ MAIS PREPARADAS PARA PROPORCIONAR UM ENSINO APTO PARA CONTEMPLAR AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS RESPALDADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. NESSE SENTIDO, SURGE O PROJETO DE PESQUISA INTITULADO: “OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO (INSTITUCIONALIZADOS E NÃO INSTITUCIONALIZADOS) E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) NO ENSINO FUNDAMENTAL”. ESTE É FINANCIADO PELA FAPERGS NO EDITAL “PESQUISADOR GAÚCHO DE 2017”. PARA ESSE TRABALHO, O OBJETIVO SERÁ APRESENTAR UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM ESPAÇO NÃO FORMAL COM UMA TURMA DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE CURRICULAR DE CIÊNCIAS. OCORRERAM OBSERVAÇÕES POR PARTE DOS PESQUISADORES, ANOTAÇÕES NO DIÁRIO DE CAMPO, ALÉM DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS. ESTA PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO QUALITATIVA DE CUNHO DESCRITIVO E PARA AS ANÁLISES DOS ACHADOS, UTILIZOU-SE APROXIMAÇÕES COM A ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS SÃO SEM DÚVIDA, UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PARA SE TRABALHAR O ENSINO DE CIÊNCIAS, PROPORCIONA MOMENTOS E VIVENCIAS DIFERENTES DO QUE A SALA DE AULA OFERECE. ESTAR EM UM ENF, É ESTAR EM CONTATO DIRETO COM O MEIO AMBIENTE, REALIDADES QUE DE FATO EXISTEM E QUE FAZ PARTE DA VIDA DOS ESTUDANTES. ESPERA-SE QUE CADA VEZ MAIS, TRABALHOS SEJAM REALIZADOS E DIVULGADOS NA PERSPECTIVA DE NOVAS DISCUSSÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO SOBRE ENF E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ESPAÇOS NÃO FORMAIS, UNIVERSIDADE-ESCOLA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID7883_01102020202252.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES STROHSCHOEN"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA A. GUIMARÃES STROHSCHO"
    "autor_email" => "aaguim@univates.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69462
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2634
    "inscrito_id" => 7883
    "titulo" => "REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS E OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS – RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS CONTEMPLA TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO. É IMPRESCINDÍVEL QUE AS ESCOLAS E UNIVERSIDADES ESTEJAM CADA VEZ MAIS PREPARADAS PARA PROPORCIONAR UM ENSINO APTO PARA CONTEMPLAR AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS RESPALDADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. NESSE SENTIDO, SURGE O PROJETO DE PESQUISA INTITULADO: “OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO (INSTITUCIONALIZADOS E NÃO INSTITUCIONALIZADOS) E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) NO ENSINO FUNDAMENTAL”. ESTE É FINANCIADO PELA FAPERGS NO EDITAL “PESQUISADOR GAÚCHO DE 2017”. PARA ESSE TRABALHO, O OBJETIVO SERÁ APRESENTAR UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM ESPAÇO NÃO FORMAL COM UMA TURMA DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE CURRICULAR DE CIÊNCIAS. OCORRERAM OBSERVAÇÕES POR PARTE DOS PESQUISADORES, ANOTAÇÕES NO DIÁRIO DE CAMPO, ALÉM DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS. ESTA PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO QUALITATIVA DE CUNHO DESCRITIVO E PARA AS ANÁLISES DOS ACHADOS, UTILIZOU-SE APROXIMAÇÕES COM A ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS SÃO SEM DÚVIDA, UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PARA SE TRABALHAR O ENSINO DE CIÊNCIAS, PROPORCIONA MOMENTOS E VIVENCIAS DIFERENTES DO QUE A SALA DE AULA OFERECE. ESTAR EM UM ENF, É ESTAR EM CONTATO DIRETO COM O MEIO AMBIENTE, REALIDADES QUE DE FATO EXISTEM E QUE FAZ PARTE DA VIDA DOS ESTUDANTES. ESPERA-SE QUE CADA VEZ MAIS, TRABALHOS SEJAM REALIZADOS E DIVULGADOS NA PERSPECTIVA DE NOVAS DISCUSSÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO SOBRE ENF E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ESPAÇOS NÃO FORMAIS, UNIVERSIDADE-ESCOLA, ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA., "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID7883_01102020202252.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES STROHSCHOEN"
    "autor_nome_curto" => "ANDREIA A. GUIMARÃES STROHSCHO"
    "autor_email" => "aaguim@univates.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO VALE DO TAQUARI - UNIVATES"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O ENSINO DE CIÊNCIAS CONTEMPLA TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO. É IMPRESCINDÍVEL QUE AS ESCOLAS E UNIVERSIDADES ESTEJAM CADA VEZ MAIS PREPARADAS PARA PROPORCIONAR UM ENSINO APTO PARA CONTEMPLAR AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS RESPALDADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. NESSE SENTIDO, SURGE O PROJETO DE PESQUISA INTITULADO: “OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO (INSTITUCIONALIZADOS E NÃO INSTITUCIONALIZADOS) E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) NO ENSINO FUNDAMENTAL”. ESTE É FINANCIADO PELA FAPERGS NO EDITAL “PESQUISADOR GAÚCHO DE 2017”. PARA ESSE TRABALHO, O OBJETIVO SERÁ APRESENTAR UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM ESPAÇO NÃO FORMAL COM UMA TURMA DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE CURRICULAR DE CIÊNCIAS. OCORRERAM OBSERVAÇÕES POR PARTE DOS PESQUISADORES, ANOTAÇÕES NO DIÁRIO DE CAMPO, ALÉM DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS. ESTA PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO QUALITATIVA DE CUNHO DESCRITIVO E PARA AS ANÁLISES DOS ACHADOS, UTILIZOU-SE APROXIMAÇÕES COM A ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS SÃO SEM DÚVIDA, UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PARA SE TRABALHAR O ENSINO DE CIÊNCIAS, PROPORCIONA MOMENTOS E VIVENCIAS DIFERENTES DO QUE A SALA DE AULA OFERECE. ESTAR EM UM ENF, É ESTAR EM CONTATO DIRETO COM O MEIO AMBIENTE, REALIDADES QUE DE FATO EXISTEM E QUE FAZ PARTE DA VIDA DOS ESTUDANTES. ESPERA-SE QUE CADA VEZ MAIS, TRABALHOS SEJAM REALIZADOS E DIVULGADOS NA PERSPECTIVA DE NOVAS DISCUSSÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO SOBRE ENF E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.