O ENSINO DE CIÊNCIAS CONTEMPLA TODOS OS NÍVEIS DE ENSINO. É IMPRESCINDÍVEL QUE AS ESCOLAS E UNIVERSIDADES ESTEJAM CADA VEZ MAIS PREPARADAS PARA PROPORCIONAR UM ENSINO APTO PARA CONTEMPLAR AS HABILIDADES E COMPETÊNCIAS RESPALDADOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. NESSE SENTIDO, SURGE O PROJETO DE PESQUISA INTITULADO: “OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS DE ENSINO (INSTITUCIONALIZADOS E NÃO INSTITUCIONALIZADOS) E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA (AC) NO ENSINO FUNDAMENTAL”. ESTE É FINANCIADO PELA FAPERGS NO EDITAL “PESQUISADOR GAÚCHO DE 2017”. PARA ESSE TRABALHO, O OBJETIVO SERÁ APRESENTAR UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA EM ESPAÇO NÃO FORMAL COM UMA TURMA DO 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA UNIDADE CURRICULAR DE CIÊNCIAS. OCORRERAM OBSERVAÇÕES POR PARTE DOS PESQUISADORES, ANOTAÇÕES NO DIÁRIO DE CAMPO, ALÉM DE REGISTROS FOTOGRÁFICOS. ESTA PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO QUALITATIVA DE CUNHO DESCRITIVO E PARA AS ANÁLISES DOS ACHADOS, UTILIZOU-SE APROXIMAÇÕES COM A ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS SÃO SEM DÚVIDA, UMA ÓTIMA ALTERNATIVA PARA SE TRABALHAR O ENSINO DE CIÊNCIAS, PROPORCIONA MOMENTOS E VIVENCIAS DIFERENTES DO QUE A SALA DE AULA OFERECE. ESTAR EM UM ENF, É ESTAR EM CONTATO DIRETO COM O MEIO AMBIENTE, REALIDADES QUE DE FATO EXISTEM E QUE FAZ PARTE DA VIDA DOS ESTUDANTES. ESPERA-SE QUE CADA VEZ MAIS, TRABALHOS SEJAM REALIZADOS E DIVULGADOS NA PERSPECTIVA DE NOVAS DISCUSSÕES NO CAMPO DA EDUCAÇÃO SOBRE ENF E A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA.