DIANTE DA ANÁLISE DOS DIVERSOS PROBLEMAS AMBIENTAIS ENFRENTADOS NO SÉCULO XXI, FAZ-SE NECESSÁRIO O ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS NUANCES NO CONTEXTO ESCOLAR. O OBJETIVO DESTE ARTIGO FOI ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR. PARA TANTO, A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. SEGUINDO O CRITÉRIO METODOLÓGICO, REALIZOU-SE OAS BUSCAS NAS DUAS BASES DE DADOS, “SCIELO” E “GOOGLE ACADÊMICO”, CUJOS ARTIGOS ANALISADOS FORAM PUBLICADOS A PARTIR DE 2016. DESTES, ONZE ARTIGOS FORAM USADOS NA INTEGRA E INCLUÍDOS NO ESTUDO. PODE-SE CONSIDERAR QUE OS AUTORES RECONHECEM A ESCOLA COMO PRINCIPAL FONTE DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO, DESTACANDO OS PROJETOS DESENVOLVIDOS ATRAVÉS DE ÁREAS AFINS, OS PRINCIPAIS MEIOS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO SOCIOAMBIENTAL PARA REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS. NO QUE SE REFERE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A TEMÁTICA E SE DESTACA QUE GRANDE PARTE POSSUI CONHECIMENTO TEÓRICO SOBRE O ASSUNTO, MAS, MUITOS TÊM RECEIO DE INSERI-LA EM SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. PORTANTO, LEVANDO EM CONTA A FRAGILIDADE EM QUE O MEIO AMBIENTE SE ENCONTRA, ESSE ESTUDO ENFATIZA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ALTERNATIVA PARA A SOCIEDADE ADQUIRIR COMPORTAMENTOS AMBIENTALMENTE CORRETOS, BEM COMO CONTRIBUIR COM FUTUROS ESTUDOS SOBRE A TEMÁTICA.