Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PROBLEMAS AMBIENTAIS, SUSTENTABILIDADE, , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68715
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2119
    "inscrito_id" => 4493
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA"
    "resumo" => "DIANTE DA ANÁLISE DOS DIVERSOS PROBLEMAS AMBIENTAIS ENFRENTADOS NO SÉCULO XXI, FAZ-SE NECESSÁRIO O ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS NUANCES NO CONTEXTO ESCOLAR. O OBJETIVO DESTE ARTIGO FOI ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR. PARA TANTO, A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. SEGUINDO O CRITÉRIO METODOLÓGICO, REALIZOU-SE OAS BUSCAS NAS DUAS BASES DE DADOS, “SCIELO” E “GOOGLE ACADÊMICO”, CUJOS ARTIGOS ANALISADOS FORAM PUBLICADOS A PARTIR DE 2016. DESTES, ONZE ARTIGOS FORAM USADOS NA INTEGRA E INCLUÍDOS NO ESTUDO. PODE-SE CONSIDERAR QUE OS AUTORES RECONHECEM A ESCOLA COMO PRINCIPAL FONTE DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO, DESTACANDO OS PROJETOS DESENVOLVIDOS ATRAVÉS DE ÁREAS AFINS, OS PRINCIPAIS MEIOS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO SOCIOAMBIENTAL PARA REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS. NO QUE SE REFERE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A TEMÁTICA E SE DESTACA QUE GRANDE PARTE POSSUI CONHECIMENTO TEÓRICO SOBRE O ASSUNTO, MAS, MUITOS TÊM RECEIO DE INSERI-LA EM SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. PORTANTO, LEVANDO EM CONTA A FRAGILIDADE EM QUE O MEIO AMBIENTE SE ENCONTRA, ESSE ESTUDO ENFATIZA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ALTERNATIVA PARA A SOCIEDADE ADQUIRIR COMPORTAMENTOS AMBIENTALMENTE CORRETOS, BEM COMO CONTRIBUIR COM FUTUROS ESTUDOS SOBRE A TEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PROBLEMAS AMBIENTAIS, SUSTENTABILIDADE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA14_ID4493_28092020155830.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA CLARA GALVÃO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLARA GALVÃO"
    "autor_email" => "antonia.clara@aluno.uece."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => "5f1daed276dd4_26072020_132658.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68715
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2119
    "inscrito_id" => 4493
    "titulo" => "IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA"
    "resumo" => "DIANTE DA ANÁLISE DOS DIVERSOS PROBLEMAS AMBIENTAIS ENFRENTADOS NO SÉCULO XXI, FAZ-SE NECESSÁRIO O ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS NUANCES NO CONTEXTO ESCOLAR. O OBJETIVO DESTE ARTIGO FOI ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR. PARA TANTO, A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. SEGUINDO O CRITÉRIO METODOLÓGICO, REALIZOU-SE OAS BUSCAS NAS DUAS BASES DE DADOS, “SCIELO” E “GOOGLE ACADÊMICO”, CUJOS ARTIGOS ANALISADOS FORAM PUBLICADOS A PARTIR DE 2016. DESTES, ONZE ARTIGOS FORAM USADOS NA INTEGRA E INCLUÍDOS NO ESTUDO. PODE-SE CONSIDERAR QUE OS AUTORES RECONHECEM A ESCOLA COMO PRINCIPAL FONTE DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO, DESTACANDO OS PROJETOS DESENVOLVIDOS ATRAVÉS DE ÁREAS AFINS, OS PRINCIPAIS MEIOS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO SOCIOAMBIENTAL PARA REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS. NO QUE SE REFERE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A TEMÁTICA E SE DESTACA QUE GRANDE PARTE POSSUI CONHECIMENTO TEÓRICO SOBRE O ASSUNTO, MAS, MUITOS TÊM RECEIO DE INSERI-LA EM SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. PORTANTO, LEVANDO EM CONTA A FRAGILIDADE EM QUE O MEIO AMBIENTE SE ENCONTRA, ESSE ESTUDO ENFATIZA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ALTERNATIVA PARA A SOCIEDADE ADQUIRIR COMPORTAMENTOS AMBIENTALMENTE CORRETOS, BEM COMO CONTRIBUIR COM FUTUROS ESTUDOS SOBRE A TEMÁTICA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, PROBLEMAS AMBIENTAIS, SUSTENTABILIDADE, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA14_ID4493_28092020155830.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIA CLARA GALVÃO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLARA GALVÃO"
    "autor_email" => "antonia.clara@aluno.uece."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => "5f1daed276dd4_26072020_132658.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

DIANTE DA ANÁLISE DOS DIVERSOS PROBLEMAS AMBIENTAIS ENFRENTADOS NO SÉCULO XXI, FAZ-SE NECESSÁRIO O ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUAS NUANCES NO CONTEXTO ESCOLAR. O OBJETIVO DESTE ARTIGO FOI ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO ESCOLAR. PARA TANTO, A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. SEGUINDO O CRITÉRIO METODOLÓGICO, REALIZOU-SE OAS BUSCAS NAS DUAS BASES DE DADOS, “SCIELO” E “GOOGLE ACADÊMICO”, CUJOS ARTIGOS ANALISADOS FORAM PUBLICADOS A PARTIR DE 2016. DESTES, ONZE ARTIGOS FORAM USADOS NA INTEGRA E INCLUÍDOS NO ESTUDO. PODE-SE CONSIDERAR QUE OS AUTORES RECONHECEM A ESCOLA COMO PRINCIPAL FONTE DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO, DESTACANDO OS PROJETOS DESENVOLVIDOS ATRAVÉS DE ÁREAS AFINS, OS PRINCIPAIS MEIOS DE AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO SOCIOAMBIENTAL PARA REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS. NO QUE SE REFERE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A TEMÁTICA E SE DESTACA QUE GRANDE PARTE POSSUI CONHECIMENTO TEÓRICO SOBRE O ASSUNTO, MAS, MUITOS TÊM RECEIO DE INSERI-LA EM SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. PORTANTO, LEVANDO EM CONTA A FRAGILIDADE EM QUE O MEIO AMBIENTE SE ENCONTRA, ESSE ESTUDO ENFATIZA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ALTERNATIVA PARA A SOCIEDADE ADQUIRIR COMPORTAMENTOS AMBIENTALMENTE CORRETOS, BEM COMO CONTRIBUIR COM FUTUROS ESTUDOS SOBRE A TEMÁTICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.