Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULA INVERTIDA – INOVAÇÃO OU DELEGAÇÃO PERVERSA? UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DESTE MÉTODO EM TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA PÚBLICA.

Palavra-chaves: AULA INVERTIDA, ESCOLA PÚBLICA, PLATAFORMAS DIGITAIS, ENSINO HÍBRIDO, Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

CRIADO HÁ POUCO MAIS DE DEZ ANOS, O MODELO DE ORGANIZAÇÃO DE SALA DE AULA É MAIS UMA DAS OPÇÕES DESTACADAS PELAS METODOLOGIAS ATIVAS; ESCOLAS TÊM ADAPTADO A TENDÊNCIA A SEUS PRÓPRIOS MÉTODOS NA BUSCA POR RESULTADOS AINDA MAIS EFICAZES. NOVAS FERRAMENTAS, PRINCIPALMENTE BASEADAS EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, DÃO ESPAÇO AO QUE CHAMAMOS DE ENSINO HÍBRIDO, CUJA INTENÇÃO É OFERECER DIVERSAS OPÇÕES DE APRENDIZADO AO ALUNO. UMA DAS METODOLOGIAS ATIVAS INSERIDAS NESSE CENÁRIO, E QUE CADA VEZ MAIS GANHA A ATENÇÃO DE GESTORES ESCOLARES É A SALA DE AULA INVERTIDA, QUE, DE MANEIRA RESUMIDA, TRAZ O ALUNO COMO EXPLORADOR DO CONTEÚDO E O PROFESSOR COM O PAPEL (NÃO MENOS IMPORTANTE) DE MEDIADOR DO APRENDIZADO. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA PREOCUPAÇÃO QUE SE FAZ PRESENTE: O ALUNO BRASILEIRO, EM ESPECIAL DAS TURMAS DE EJA NA ESCOLA PÚBLICA, COMPOSTA POR VÁRIOS SEGMENTOS DA POPULAÇÃO, ESTÁ PREPARADO PARA AS AULAS INVERTIDAS? APESAR DOS INÚMEROS RECURSOS E FONTES DE ESTUDO QUE A INTERNET PROPORCIONA EM GERAL A BASE EDUCACIONAL DO ALUNO NÃO É BOA, PRINCIPALMENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. COMO DEIXAR A CONDUÇÃO DOS ESTUDOS NAS MÃOS DESSES ESTUDANTES? ISSO É INOVAÇÃO OU DELEGAÇÃO PERVERSA? MAS A VIDA É DESAFIO E A AULA INVERTIDA É UM QUE SE APRESENTA PARA A SOCIEDADE ACADÊMICA ATUAL. E APESAR DE TUDO NÃO PODEMOS DESISTIR FICANDO INERTES, VAMOS EM FRENTE APARANDO AS ARESTAS NO MOMENTO ATUAL, QUANDO SURGE A OPORTUNIDADE DE REPENSAR ANTIGAS PRÁTICAS, DESCOBRIR OUTRAS, ENFIM, MELHORAR SEMPRE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.