Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AULA INVERTIDA – INOVAÇÃO OU DELEGAÇÃO PERVERSA? UMA ANÁLISE DA APLICAÇÃO DESTE MÉTODO EM TURMAS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ESCOLA PÚBLICA.

Palavra-chaves: AULA INVERTIDA, ESCOLA PÚBLICA, PLATAFORMAS DIGITAIS, ENSINO HÍBRIDO, Comunicação Oral (CO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
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      IMPORTANTE) DE MEDIADOR DO APRENDIZADO. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA PREOCUPAÇÃO QUE SE FAZ\r\n
      PRESENTE: O ALUNO BRASILEIRO, EM ESPECIAL DAS TURMAS DE EJA NA ESCOLA PÚBLICA, COMPOSTA POR VÁRIOS\r\n
      SEGMENTOS DA POPULAÇÃO, ESTÁ PREPARADO PARA AS AULAS INVERTIDAS? APESAR DOS INÚMEROS RECURSOS E\r\n
      FONTES DE ESTUDO QUE A INTERNET PROPORCIONA EM GERAL A BASE EDUCACIONAL DO ALUNO NÃO É BOA,\r\n
      PRINCIPALMENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. COMO DEIXAR A CONDUÇÃO DOS ESTUDOS NAS MÃOS\r\n
      DESSES ESTUDANTES? ISSO É INOVAÇÃO OU DELEGAÇÃO PERVERSA? MAS A VIDA É DESAFIO E A AULA INVERTIDA É\r\n
      UM QUE SE APRESENTA PARA A SOCIEDADE ACADÊMICA ATUAL. E APESAR DE TUDO NÃO PODEMOS DESISTIR FICANDO\r\n
      INERTES, VAMOS EM FRENTE APARANDO AS ARESTAS NO MOMENTO ATUAL, QUANDO SURGE A OPORTUNIDADE DE\r\n
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

CRIADO HÁ POUCO MAIS DE DEZ ANOS, O MODELO DE ORGANIZAÇÃO DE SALA DE AULA É MAIS UMA DAS OPÇÕES DESTACADAS PELAS METODOLOGIAS ATIVAS; ESCOLAS TÊM ADAPTADO A TENDÊNCIA A SEUS PRÓPRIOS MÉTODOS NA BUSCA POR RESULTADOS AINDA MAIS EFICAZES. NOVAS FERRAMENTAS, PRINCIPALMENTE BASEADAS EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS, DÃO ESPAÇO AO QUE CHAMAMOS DE ENSINO HÍBRIDO, CUJA INTENÇÃO É OFERECER DIVERSAS OPÇÕES DE APRENDIZADO AO ALUNO. UMA DAS METODOLOGIAS ATIVAS INSERIDAS NESSE CENÁRIO, E QUE CADA VEZ MAIS GANHA A ATENÇÃO DE GESTORES ESCOLARES É A SALA DE AULA INVERTIDA, QUE, DE MANEIRA RESUMIDA, TRAZ O ALUNO COMO EXPLORADOR DO CONTEÚDO E O PROFESSOR COM O PAPEL (NÃO MENOS IMPORTANTE) DE MEDIADOR DO APRENDIZADO. O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA PREOCUPAÇÃO QUE SE FAZ PRESENTE: O ALUNO BRASILEIRO, EM ESPECIAL DAS TURMAS DE EJA NA ESCOLA PÚBLICA, COMPOSTA POR VÁRIOS SEGMENTOS DA POPULAÇÃO, ESTÁ PREPARADO PARA AS AULAS INVERTIDAS? APESAR DOS INÚMEROS RECURSOS E FONTES DE ESTUDO QUE A INTERNET PROPORCIONA EM GERAL A BASE EDUCACIONAL DO ALUNO NÃO É BOA, PRINCIPALMENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. COMO DEIXAR A CONDUÇÃO DOS ESTUDOS NAS MÃOS DESSES ESTUDANTES? ISSO É INOVAÇÃO OU DELEGAÇÃO PERVERSA? MAS A VIDA É DESAFIO E A AULA INVERTIDA É UM QUE SE APRESENTA PARA A SOCIEDADE ACADÊMICA ATUAL. E APESAR DE TUDO NÃO PODEMOS DESISTIR FICANDO INERTES, VAMOS EM FRENTE APARANDO AS ARESTAS NO MOMENTO ATUAL, QUANDO SURGE A OPORTUNIDADE DE REPENSAR ANTIGAS PRÁTICAS, DESCOBRIR OUTRAS, ENFIM, MELHORAR SEMPRE.

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