ESTA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA TEVE COMO FINALIDADE IDENTIFICAR E ANALISAR INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO MATEMÁTICA APLICADOS NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL COMO FORMA DE QUALIFICAR A APRENDIZAGEM MATEMÁTICA. A BUSCA FOI REALIZADA NAS BASES DE DADOS SCIENTIFIC ELETRONIC LIBRARY ONLINE (SCIELO), GOOGLE ACADÊMICO (GA) E NO PORTAL DE PERIÓDICOS DA COORDENADORIA DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOA DE NÍVEL SUPERIOR (PERIÓDICO CAPES), A PARTIR DOS SEGUINTES DESCRITORES: INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO MATEMÁTICA, AVALIAÇÃO MATEMÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO E TESTE DE DESEMPRENHO ESCOLAR MATEMÁTICA. FORAM IDENTIFICADOS QUATRO INSTRUMENTOS (TESTE DE DESEMPENHO ESCOLAR (TDE), TESTE DE DESEMPENHO ESCOLAR - SEGUNDA EDIÇÃO (TDE II), ESCALA DE INTELIGÊNCIA WECHSLER PARA CRIANÇAS – 4ª EDIÇÃO (WISC-IV) E PROVA DE ARITMÉTICA (PA)), O QUE APONTA PARA A ESCASSEZ DE PESQUISAS, MAIS PRECISAMENTE DE INSTRUMENTOS QUE AVALIEM O LETRAMENTO MATEMÁTICO A PARTIR DA AVALIAÇÃO DOS ALUNOS NO 1º CICLO DO ENSINO FUNDAMENTAL.