Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DO SIMULADOR PHET COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS AULAS ON-LINE DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ÁGUA BRANCA - PI

Palavra-chaves: SIMULADOR, PHET, ÓPTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 67877
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2784
    "inscrito_id" => 1440
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SIMULADOR PHET COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS AULAS ON-LINE DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ÁGUA BRANCA - PI"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE OS RESULTADOS DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA, POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS ATRAVÉS DO SIMULADOR PHET, REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA DO CARMO ENNES FONSECA DA CIDADE DE ÁGUA BRANCA – PI. AS AULAS, BEM COMO O ACOMPANHAMENTO DO USO DO SIMULADOR, FORAM DE FORMA ON-LINE DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19. NESTE TRABALHO, DURANTE AS AULAS DE ÓPTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, TRABALHAMOS PARTE DO CONTEÚDO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA COM A APLICAÇÃO DE SIMULADORES COMO UM DOS RECURSOS DIDÁTICOS, PARA AVALIAR A INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS SIMULADORES NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM. COM O USO DOS SIMULADORES VIRTUAIS, O PROFESSOR PODE CONSEGUIR UMA PARTICIPAÇÃO MAIS EFETIVA DOS ALUNOS EXPLORANDO O CONTEÚDO DE FORMA MAIS DINÂMICA E INTERATIVA, POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS. NESTE SENTIDO, PODEMOS PERCEBER QUE AO APLICARMOS O PROJETO, O OBJETIVO FOI ALCANÇADO, BEM COMO HOUVE UM SIGNIFICATIVO INTERESSE PELA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, POIS PERMITIU AOS ALUNOS QUE OBTIVESSEM OS CONHECIMENTOS DA MESMA A PARTIR DO USO DE UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA, RELACIONANDO O CONTEÚDO COM A SUA REALIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "SIMULADOR, PHET, ÓPTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID1440_01102020225114.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYCON MARCOS LEAL"
    "autor_nome_curto" => "MAYCON M. LEAL"
    "autor_email" => "mayconfisico@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPI"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 67877
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2784
    "inscrito_id" => 1440
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO SIMULADOR PHET COMO FERRAMENTA DE ENSINO NAS AULAS ON-LINE DE CIÊNCIAS EM UMA ESCOLA DO MUNICÍPIO DE ÁGUA BRANCA - PI"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE OS RESULTADOS DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA, POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS ATRAVÉS DO SIMULADOR PHET, REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA DO CARMO ENNES FONSECA DA CIDADE DE ÁGUA BRANCA – PI. AS AULAS, BEM COMO O ACOMPANHAMENTO DO USO DO SIMULADOR, FORAM DE FORMA ON-LINE DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19. NESTE TRABALHO, DURANTE AS AULAS DE ÓPTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, TRABALHAMOS PARTE DO CONTEÚDO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA COM A APLICAÇÃO DE SIMULADORES COMO UM DOS RECURSOS DIDÁTICOS, PARA AVALIAR A INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS SIMULADORES NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM. COM O USO DOS SIMULADORES VIRTUAIS, O PROFESSOR PODE CONSEGUIR UMA PARTICIPAÇÃO MAIS EFETIVA DOS ALUNOS EXPLORANDO O CONTEÚDO DE FORMA MAIS DINÂMICA E INTERATIVA, POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS. NESTE SENTIDO, PODEMOS PERCEBER QUE AO APLICARMOS O PROJETO, O OBJETIVO FOI ALCANÇADO, BEM COMO HOUVE UM SIGNIFICATIVO INTERESSE PELA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, POIS PERMITIU AOS ALUNOS QUE OBTIVESSEM OS CONHECIMENTOS DA MESMA A PARTIR DO USO DE UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA, RELACIONANDO O CONTEÚDO COM A SUA REALIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "SIMULADOR, PHET, ÓPTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA16_ID1440_01102020225114.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAYCON MARCOS LEAL"
    "autor_nome_curto" => "MAYCON M. LEAL"
    "autor_email" => "mayconfisico@gmail.com"
    "autor_ies" => "IFPI"
    "autor_imagem" => "5e553176934f7_25022020_11383.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UMA BREVE DISCUSSÃO SOBRE OS RESULTADOS DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA, POR MEIO DE ATIVIDADES EXPERIMENTAIS ATRAVÉS DO SIMULADOR PHET, REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL MARIA DO CARMO ENNES FONSECA DA CIDADE DE ÁGUA BRANCA – PI. AS AULAS, BEM COMO O ACOMPANHAMENTO DO USO DO SIMULADOR, FORAM DE FORMA ON-LINE DEVIDO A PANDEMIA DA COVID-19. NESTE TRABALHO, DURANTE AS AULAS DE ÓPTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, TRABALHAMOS PARTE DO CONTEÚDO DE ÓPTICA GEOMÉTRICA COM A APLICAÇÃO DE SIMULADORES COMO UM DOS RECURSOS DIDÁTICOS, PARA AVALIAR A INFLUÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DOS SIMULADORES NO PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM. COM O USO DOS SIMULADORES VIRTUAIS, O PROFESSOR PODE CONSEGUIR UMA PARTICIPAÇÃO MAIS EFETIVA DOS ALUNOS EXPLORANDO O CONTEÚDO DE FORMA MAIS DINÂMICA E INTERATIVA, POTENCIALIZANDO A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS. NESTE SENTIDO, PODEMOS PERCEBER QUE AO APLICARMOS O PROJETO, O OBJETIVO FOI ALCANÇADO, BEM COMO HOUVE UM SIGNIFICATIVO INTERESSE PELA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS, POIS PERMITIU AOS ALUNOS QUE OBTIVESSEM OS CONHECIMENTOS DA MESMA A PARTIR DO USO DE UMA METODOLOGIA DIFERENCIADA, RELACIONANDO O CONTEÚDO COM A SUA REALIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.