A PRESENTE PESQUISA ARTICULA PONTUALMENTE COMO A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PODE SER UMA FERRAMENTA QUE AUXILIA O PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES A PARTIR DE UM CONTEXTO FORMATIVO, INTENCIONAL E SISTEMATIZADO NA ÁREA TÉCNICA PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS, BEM COMO AS REPRESENTATIVIDADES DESSAS AÇÕES PARA OS/AS ALUNOS/AS COM A INTENCIONALIDADE DE QUE O ESPAÇO ESCOLAR SEJA PROPULSOR AO PREPARO PARA O MERCADO DE TRABALHO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A CONSTITUIÇÃO DA PESQUISA É TRATADA POR PORMENORES A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA DE UMA REDE ESTADUAL DE ENSINO PAULISTA EM UM CONTEXTO DE VIVÊNCIAS SINGULARES E PROJETADAS AO LIDAR COM AS DEMANDAS NECESSÁRIAS AO LABOR. O PROFESSOR DISPÔS AOS/ÀS ALUNO/AS UM TEXTO REFERENCIAL PARA QUE A PARTIR DESTE, UMA NOVA PRODUÇÃO DE MATERIAL FOSSE CRIADA E APRESENTADA À TURMA NO COMPONENTE CURRICULAR DE “PRÁTICAS DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS”, NA QUAL TEM COMO OBJETIVO INSTIGAR A PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES POR MEIO DAS QUESTÕES SITUACIONAIS DOS COMPORTAMENTOS FRENTE ÀS RELAÇÕES SOCIAIS DOS INDIVÍDUOS NO CONTEXTO DO MERCADO DE TRABALHO. AS ANÁLISES TEMÁTICAS RESULTARAM EM TRÊS ATIVIDADES/PRODUÇÕES A PARTIR DOS OBJETIVOS E COMBINADOS DEMARCADOS PARA A TURMA – OS ESQUEMAS QUE SE REPRESENTAM PELAS DISCUSSÕES EM “NEUROCIÊNCIA”, “GLOBALIZAÇÃO” E “EMPATIA” PUDERAM SER CRIADOS E DISCUTIDOS PELAS CARACTERIZAÇÕES CONCEITUAIS, OBJETIVOS, EXEMPLIFICAÇÕES E CONTEXTOS QUE SE JUSTIFICAM COMO TEMÁTICAS NECESSÁRIAS DE CONHECIMENTO. PELO DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, ACREDITA-SE QUE SEJAM OPORTUNAS CONDIÇÕES PARA QUE OS/AS ALUNOS/AS PARTICIPEM COMO PROTAGONISTAS DE SUAS (TRANS)FORMAÇÕES ENQUANTO SUJEITOS.