Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS NA PROFISSIONALIZAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS: FERRAMENTAS NECESSÁRIAS OU UTOPIAS DA CONTEMPORANEIDADE?

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE, RECURSOS HUMANOS, DOCÊNCIA, Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68876
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 711
    "inscrito_id" => 3967
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NA PROFISSIONALIZAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS: FERRAMENTAS NECESSÁRIAS OU UTOPIAS DA CONTEMPORANEIDADE?"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA ARTICULA PONTUALMENTE COMO A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PODE SER UMA FERRAMENTA QUE AUXILIA O PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES A PARTIR DE UM CONTEXTO FORMATIVO, INTENCIONAL E SISTEMATIZADO NA ÁREA TÉCNICA PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS, BEM COMO AS REPRESENTATIVIDADES DESSAS AÇÕES PARA OS/AS ALUNOS/AS COM A INTENCIONALIDADE DE QUE O ESPAÇO ESCOLAR SEJA PROPULSOR AO PREPARO PARA O MERCADO DE TRABALHO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A CONSTITUIÇÃO DA PESQUISA É TRATADA POR PORMENORES A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA DE UMA REDE ESTADUAL DE ENSINO PAULISTA EM UM CONTEXTO DE VIVÊNCIAS SINGULARES E PROJETADAS AO LIDAR COM AS DEMANDAS NECESSÁRIAS AO LABOR. O PROFESSOR DISPÔS AOS/ÀS ALUNO/AS UM TEXTO REFERENCIAL PARA QUE A PARTIR DESTE, UMA NOVA PRODUÇÃO DE MATERIAL FOSSE CRIADA E APRESENTADA À TURMA NO COMPONENTE CURRICULAR DE “PRÁTICAS DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS”, NA QUAL TEM COMO OBJETIVO INSTIGAR A PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES POR MEIO DAS QUESTÕES SITUACIONAIS DOS COMPORTAMENTOS FRENTE ÀS RELAÇÕES SOCIAIS DOS INDIVÍDUOS NO CONTEXTO DO MERCADO DE TRABALHO. AS ANÁLISES TEMÁTICAS RESULTARAM EM TRÊS ATIVIDADES/PRODUÇÕES A PARTIR DOS OBJETIVOS E COMBINADOS DEMARCADOS PARA A TURMA – OS ESQUEMAS QUE SE REPRESENTAM PELAS DISCUSSÕES EM “NEUROCIÊNCIA”, “GLOBALIZAÇÃO” E “EMPATIA” PUDERAM SER CRIADOS E DISCUTIDOS PELAS CARACTERIZAÇÕES CONCEITUAIS, OBJETIVOS, EXEMPLIFICAÇÕES E CONTEXTOS QUE SE JUSTIFICAM COMO TEMÁTICAS NECESSÁRIAS DE CONHECIMENTO. PELO DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, ACREDITA-SE QUE SEJAM OPORTUNAS CONDIÇÕES PARA QUE OS/AS ALUNOS/AS PARTICIPEM COMO PROTAGONISTAS DE SUAS (TRANS)FORMAÇÕES ENQUANTO SUJEITOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE, RECURSOS HUMANOS, DOCÊNCIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA20_ID3967_25082020011816.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME DE SOUZA VIEIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "GUILHERME ALVES"
    "autor_email" => "guilherme_g21@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68876
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 711
    "inscrito_id" => 3967
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NA PROFISSIONALIZAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS: FERRAMENTAS NECESSÁRIAS OU UTOPIAS DA CONTEMPORANEIDADE?"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA ARTICULA PONTUALMENTE COMO A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PODE SER UMA FERRAMENTA QUE AUXILIA O PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES A PARTIR DE UM CONTEXTO FORMATIVO, INTENCIONAL E SISTEMATIZADO NA ÁREA TÉCNICA PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS, BEM COMO AS REPRESENTATIVIDADES DESSAS AÇÕES PARA OS/AS ALUNOS/AS COM A INTENCIONALIDADE DE QUE O ESPAÇO ESCOLAR SEJA PROPULSOR AO PREPARO PARA O MERCADO DE TRABALHO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A CONSTITUIÇÃO DA PESQUISA É TRATADA POR PORMENORES A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA DE UMA REDE ESTADUAL DE ENSINO PAULISTA EM UM CONTEXTO DE VIVÊNCIAS SINGULARES E PROJETADAS AO LIDAR COM AS DEMANDAS NECESSÁRIAS AO LABOR. O PROFESSOR DISPÔS AOS/ÀS ALUNO/AS UM TEXTO REFERENCIAL PARA QUE A PARTIR DESTE, UMA NOVA PRODUÇÃO DE MATERIAL FOSSE CRIADA E APRESENTADA À TURMA NO COMPONENTE CURRICULAR DE “PRÁTICAS DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS”, NA QUAL TEM COMO OBJETIVO INSTIGAR A PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES POR MEIO DAS QUESTÕES SITUACIONAIS DOS COMPORTAMENTOS FRENTE ÀS RELAÇÕES SOCIAIS DOS INDIVÍDUOS NO CONTEXTO DO MERCADO DE TRABALHO. AS ANÁLISES TEMÁTICAS RESULTARAM EM TRÊS ATIVIDADES/PRODUÇÕES A PARTIR DOS OBJETIVOS E COMBINADOS DEMARCADOS PARA A TURMA – OS ESQUEMAS QUE SE REPRESENTAM PELAS DISCUSSÕES EM “NEUROCIÊNCIA”, “GLOBALIZAÇÃO” E “EMPATIA” PUDERAM SER CRIADOS E DISCUTIDOS PELAS CARACTERIZAÇÕES CONCEITUAIS, OBJETIVOS, EXEMPLIFICAÇÕES E CONTEXTOS QUE SE JUSTIFICAM COMO TEMÁTICAS NECESSÁRIAS DE CONHECIMENTO. PELO DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, ACREDITA-SE QUE SEJAM OPORTUNAS CONDIÇÕES PARA QUE OS/AS ALUNOS/AS PARTICIPEM COMO PROTAGONISTAS DE SUAS (TRANS)FORMAÇÕES ENQUANTO SUJEITOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, EDUCAÇÃO PROFISSIONALIZANTE, RECURSOS HUMANOS, DOCÊNCIA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA20_ID3967_25082020011816.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME DE SOUZA VIEIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "GUILHERME ALVES"
    "autor_email" => "guilherme_g21@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A PRESENTE PESQUISA ARTICULA PONTUALMENTE COMO A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS PODE SER UMA FERRAMENTA QUE AUXILIA O PROFESSOR NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES A PARTIR DE UM CONTEXTO FORMATIVO, INTENCIONAL E SISTEMATIZADO NA ÁREA TÉCNICA PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS, BEM COMO AS REPRESENTATIVIDADES DESSAS AÇÕES PARA OS/AS ALUNOS/AS COM A INTENCIONALIDADE DE QUE O ESPAÇO ESCOLAR SEJA PROPULSOR AO PREPARO PARA O MERCADO DE TRABALHO. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA A CONSTITUIÇÃO DA PESQUISA É TRATADA POR PORMENORES A PARTIR DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM SALA DE AULA DE UMA REDE ESTADUAL DE ENSINO PAULISTA EM UM CONTEXTO DE VIVÊNCIAS SINGULARES E PROJETADAS AO LIDAR COM AS DEMANDAS NECESSÁRIAS AO LABOR. O PROFESSOR DISPÔS AOS/ÀS ALUNO/AS UM TEXTO REFERENCIAL PARA QUE A PARTIR DESTE, UMA NOVA PRODUÇÃO DE MATERIAL FOSSE CRIADA E APRESENTADA À TURMA NO COMPONENTE CURRICULAR DE “PRÁTICAS DE COMPETÊNCIAS SOCIAIS”, NA QUAL TEM COMO OBJETIVO INSTIGAR A PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES POR MEIO DAS QUESTÕES SITUACIONAIS DOS COMPORTAMENTOS FRENTE ÀS RELAÇÕES SOCIAIS DOS INDIVÍDUOS NO CONTEXTO DO MERCADO DE TRABALHO. AS ANÁLISES TEMÁTICAS RESULTARAM EM TRÊS ATIVIDADES/PRODUÇÕES A PARTIR DOS OBJETIVOS E COMBINADOS DEMARCADOS PARA A TURMA – OS ESQUEMAS QUE SE REPRESENTAM PELAS DISCUSSÕES EM “NEUROCIÊNCIA”, “GLOBALIZAÇÃO” E “EMPATIA” PUDERAM SER CRIADOS E DISCUTIDOS PELAS CARACTERIZAÇÕES CONCEITUAIS, OBJETIVOS, EXEMPLIFICAÇÕES E CONTEXTOS QUE SE JUSTIFICAM COMO TEMÁTICAS NECESSÁRIAS DE CONHECIMENTO. PELO DESENVOLVIMENTO DESTA PESQUISA, ACREDITA-SE QUE SEJAM OPORTUNAS CONDIÇÕES PARA QUE OS/AS ALUNOS/AS PARTICIPEM COMO PROTAGONISTAS DE SUAS (TRANS)FORMAÇÕES ENQUANTO SUJEITOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.