Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 206
RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM, MONITORIA, METODOLOGIAS ATIVAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

RESUMO AS METODOLOGIAS ATIVAS TÊM SIDO UTILIZADAS NO ENSINO SUPERIOR COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER A AUTONOMIA DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ESTE ARTIGO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O EXERCÍCIO DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, QUE FAZ USO DE METODOLOGIAS ATIVAS, CONSTITUINDO-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO AOS CURSOS DE LICENCIATURA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. NESSA PERSPECTIVA, O ESTUDO EM QUESTÃO TEM COMO OBJETIVO DESCREVER A EXPERIÊNCIA DO MONITOR DURANTE O PERÍODO DE UM ANO DE INTERVENÇÃO, DESTACANDO SUA FUNÇÃO MEDIADORA E POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES MATRICULADOS NA REFERIDA DISCIPLINA. FORAM REALIZADOS REGISTROS DE OBSERVAÇÃO E APLICADOS QUESTIONÁRIOS AOS ESTUDANTES, OS QUAIS JUNTAMENTE COM A VIVÊNCIA PRÁTICA DO MONITOR, EVIDENCIARAM QUE A UTILIZAÇÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO, COMO UMA METODOLOGIA ATIVA, FACILITOU O DESENVOLVER DE UMA MELHOR APRENDIZAGEM, SENDO FUNDAMENTAL DESTACAR A MAIOR AUTONOMIA DOS ESTUDANTES. POR FIM, CONSIDERA-SE IMPORTANTE O INCENTIVO AO PROJETO DE MONITORIA, POR PROPICIAR A FORMAÇÃO DE DISCENTES AUTÔNOMOS, CONTRIBUINDO COM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.