RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69487 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2188 "inscrito_id" => 7558 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES" "resumo" => """ RESUMO\r\n AS METODOLOGIAS ATIVAS TÊM SIDO UTILIZADAS NO ENSINO SUPERIOR COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER A AUTONOMIA\r\n DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ESTE ARTIGO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O\r\n EXERCÍCIO DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, QUE FAZ USO DE METODOLOGIAS\r\n ATIVAS, CONSTITUINDO-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO AOS CURSOS DE LICENCIATURA E FORMAÇÃO DE\r\n PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. NESSA PERSPECTIVA, O ESTUDO EM QUESTÃO TEM COMO OBJETIVO\r\n DESCREVER A EXPERIÊNCIA DO MONITOR DURANTE O PERÍODO DE UM ANO DE INTERVENÇÃO, DESTACANDO SUA FUNÇÃO\r\n MEDIADORA E POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES MATRICULADOS NA\r\n REFERIDA DISCIPLINA. FORAM REALIZADOS REGISTROS DE OBSERVAÇÃO E APLICADOS QUESTIONÁRIOS AOS ESTUDANTES, OS\r\n QUAIS JUNTAMENTE COM A VIVÊNCIA PRÁTICA DO MONITOR, EVIDENCIARAM QUE A UTILIZAÇÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO,\r\n COMO UMA METODOLOGIA ATIVA, FACILITOU O DESENVOLVER DE UMA MELHOR APRENDIZAGEM, SENDO FUNDAMENTAL\r\n DESTACAR A MAIOR AUTONOMIA DOS ESTUDANTES. POR FIM, CONSIDERA-SE IMPORTANTE O INCENTIVO AO PROJETO DE\r\n MONITORIA, POR PROPICIAR A FORMAÇÃO DE DISCENTES AUTÔNOMOS, CONTRIBUINDO COM OS PROCESSOS DE ENSINO E\r\n APRENDIZAGEM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, MONITORIA, METODOLOGIAS ATIVAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID7558_29092020175748.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO VICTOR BARBOSA DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "PAULO BARBOSA" "autor_email" => "paulobarbosa.2011@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69487 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2188 "inscrito_id" => 7558 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DA MONITORIA AO USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES" "resumo" => """ RESUMO\r\n AS METODOLOGIAS ATIVAS TÊM SIDO UTILIZADAS NO ENSINO SUPERIOR COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER A AUTONOMIA\r\n DOS ESTUDANTES EM RELAÇÃO À SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL. ESTE ARTIGO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O\r\n EXERCÍCIO DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS PSICOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, QUE FAZ USO DE METODOLOGIAS\r\n ATIVAS, CONSTITUINDO-SE COMO COMPONENTE CURRICULAR OBRIGATÓRIO AOS CURSOS DE LICENCIATURA E FORMAÇÃO DE\r\n PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. NESSA PERSPECTIVA, O ESTUDO EM QUESTÃO TEM COMO OBJETIVO\r\n DESCREVER A EXPERIÊNCIA DO MONITOR DURANTE O PERÍODO DE UM ANO DE INTERVENÇÃO, DESTACANDO SUA FUNÇÃO\r\n MEDIADORA E POTENCIALIZADORA DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES MATRICULADOS NA\r\n REFERIDA DISCIPLINA. FORAM REALIZADOS REGISTROS DE OBSERVAÇÃO E APLICADOS QUESTIONÁRIOS AOS ESTUDANTES, OS\r\n QUAIS JUNTAMENTE COM A VIVÊNCIA PRÁTICA DO MONITOR, EVIDENCIARAM QUE A UTILIZAÇÃO DA PROBLEMATIZAÇÃO,\r\n COMO UMA METODOLOGIA ATIVA, FACILITOU O DESENVOLVER DE UMA MELHOR APRENDIZAGEM, SENDO FUNDAMENTAL\r\n DESTACAR A MAIOR AUTONOMIA DOS ESTUDANTES. POR FIM, CONSIDERA-SE IMPORTANTE O INCENTIVO AO PROJETO DE\r\n MONITORIA, POR PROPICIAR A FORMAÇÃO DE DISCENTES AUTÔNOMOS, CONTRIBUINDO COM OS PROCESSOS DE ENSINO E\r\n APRENDIZAGEM. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM, MONITORIA, METODOLOGIAS ATIVAS, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID7558_29092020175748.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULO VICTOR BARBOSA DE FARIAS" "autor_nome_curto" => "PAULO BARBOSA" "autor_email" => "paulobarbosa.2011@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }