ESTE ESTUDO TRATA-SE DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA NO ATUAL CONTEXTO PANDÊMICO BRASILEIRO. A QUESTÃO DE PESQUISA É: COMO TEM SE DADO A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E INCLUSIVA DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19? O OBJETIVO GERAL É DISCUTIR COMO A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E INCLUSIVA NO ATUAL PERÍODO DE PANDEMIA TEM SIDO APRESENTADA EM MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE, ESPECIFICAMENTE, IDENTIFICAR E CARACTERIZAR AS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS ON-LINE. UTILIZOU-SE UMA ANÁLISE DOCUMENTAL EM QUE A BUSCA PELAS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS OCORREU NA PLATAFORMA GOOGLE POR MEIO DE 3 DESCRITORES: EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA, EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA INCLUSIVA E PANDEMIA. FORAM ANALISADAS 10 MATÉRIAS JORNALÍSTICAS, COM BASE NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA. OS RESULTADOS EVIDENCIAM OS DESAFIOS QUE AS ESCOLAS INDÍGENAS TÊM ENFRENTADO, COMO A ADOÇÃO DE AULAS REMOTAS, ATIVIDADES SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS, E A NECESSIDADE DE USO DE TECNOLOGIAS. PONTUA-SE QUE ALGUMAS COMUNIDADES INDÍGENAS VIVENCIAM A TENTATIVA DE CONTINUAR O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO ATRAVÉS DE ROTEIROS DE ESTUDOS CONFORME A REALIDADE DOS ALUNOS. NO ENTANTO, A FALTA DE APARELHOS TECNOLÓGICOS, O ACESSO ÀS REDES DE CONEXÃO, PROFESSORES E AUXILIARES DE SALA DE AULA SEM A FORMAÇÃO NECESSÁRIA PARA ATUAREM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, OS CORTES DE SALÁRIOS DE PROFESSORES, A MORTE DE PROFESSORES EM DECORRÊNCIA DA COVID-19, PAIS ANALFABETOS QUE ENCONTRAM DIFICULDADES PARA AUXILIAREM SEUS FILHOS TÊM OCORRIDO. CONCLUI-SE QUE AS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS DENUNCIAM A MANUTENÇÃO DO ESTADO EM REAFIRMAR UM PROCESSO EDUCACIONAL QUE DESCONSIDERA AS ESPECIFICIDADES E INVISIBILIZA A VIVÊNCIA DOS POVOS INDÍGENAS.