O PRESENTE ENSAIO CONSISTE EM UMA APRECIAÇÃO CRÍTICA QUE FOI DESENVOLVIDA DURANTE A DISCIPLINA DE LITERATURA DRAMÁTICA E DIÁLOGOS INTERCULTURAIS, CURSADA NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO) EM LITERATURA E INTERCULTURALIDADE (PPGLI), DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB). OBJETIVOU-SE REALIZAR UM ESTUDO DOS CONCEITOS E FORMAS DO DRAMA E DAS RELAÇÕES ENTRE DRAMATURGIA, TEATRO E ENCENAÇÃO, BEM COMO DE TEATRO E TRADUÇÃO INTERCULTURAL. APRESENTA-SE, PORTANTO, CONSIDERAÇÕES EM TORNO DO PROCESSO TEMÁTICO PELO QUAL, EM ANTON TCHÉKHOV, NA PEÇA A GAIVOTA, AS RELAÇÕES TRAVADAS ENTRE UM GRUPO DE PERSONAGENS SÃO REPRESENTADAS PASSANDO PELA RECUSA À VIDA PRESENTE EM FAVOR DA LEMBRANÇA E DA NOSTALGIA. TAMBÉM SE DESENVOLVE CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS IDEIAS DA AUTORA LARISSA DE OLIVEIRA NEVES (2010 E 2011), EM QUE SE TRAÇAM PONTOS DE CONVERGÊNCIA ENTRE OS DRAMAS RUSSOS E OS DE JORGE ANDRADE, ENFATICAMENTE A MORATÓRIA, VISTO QUE SE ARTICULAM ARGUMENTOS QUE AJUDAM A CONSTRUIR UM MODO DE COMPREENDER, CONFORME APONTA GILDA DE MELLO E SOUZA (1980), A FORMALIZAÇÃO DO "DRAMA DO CAFÉ" NA PEÇA BRASILEIRA.