OBJETIVAMOS, NESTE TEXTO, APRESENTAR UM RECORTE DOS RESULTADOS DE UMA PESQUISA FINANCIADA PELA FUNDA??O DE AMPARO ? PESQUISA DO RIO DE JANEIRO (FAPERJ) E PELO CENTRO FEDERAL DE EDUCA??O TECNOL?GICA DO RIO DE JANEIRO (CEFET/RJ) SOBRE LETRAMENTO DIGITAL E G?NEROS DIGITAIS EM COLE??ES DE L?NGUA PORTUGUESA APROVADAS NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO E DO MATERIAL DID?TICO. ELEGEMOS O GUIA DO PNLD/2019 COMO OBJETO DE AN?LISE NO INTUITO DE INVESTIGAR SE AS INFORMA??ES QUE ESTE MATERIAL APRESENTA CONTRIBUEM NO PROCESSO DE ESCOLHA DAS COLE??ES REALIZADO PELOS DOCENTES, NO QUE DIZ RESPEITO AOS G?NEROS DIGITAIS. NOSSA DISCUSS?O TEM COMO BASE TE?RICA OS TRABALHOS DE COSTA VAL, MARCUSCHI, BATISTA, COSCARELLI. FINALIZADO O TRABALHO, OBSERVAMOS QUE AS INFORMA??ES DO GUIA S?O IMPORTANTES PARA AJUDAR OS DOCENTES NO PROCESSO DE ESCOLHA, MAS AINDA S?O MUITO GENERALISTAS E INCIPIENTES NO QUE SE REFERE AOS G?NEROS DIGITAIS, E QUE APENAS A LEITURA DO GUIA, N?O ESCLARECE TOTALMENTE O PROFESSOR ACERCA DE COMO AS COLE??ES ABORDAM ESTA TEM?TICA.