A EDUCAÇÃO INFANTIL É O INÍCIO DE TODA A JORNADA EDUCACIONAL DO INDIVÍDUO. OS PROFESSORES DESSA ETAPA CONSTITUEM DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA REALIZAREM SUAS PRÁTICAS LIGADAS AOS ASPECTOS DE CUIDAR, BRINCAR E EDUCAR, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. ESSE ARTIGO TRAZ DOIS EIXOS DE DISCUSSÃO: O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA E OS SABERES DOCENTE. O OBJETIVO GERAL PARTE POR ANALISAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA. PARTIMOS DA SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUE SABERES A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL POSSIBILITA AOS PROFESSORES NO ÂMBITO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA? AUTORES COMO KISHIMOTO (1999), KRAMER (1994), NÓVOA (2009), BRASIL (1996) E RCNEI (1998) CONSTITUEM A BASE TEÓRICA DESTE TRABALHO. A METODOLOGIA ESTÁ NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE MODO A ENTENDER OS FENÔMENOS HUMANOS E SUAS RELAÇÕES. TEMOS A ENTREVISTA NARRATIVA, COMO INSTRUMENTO DE COLETA E ANÁLISE DOS DADOS, À 03 (TRÊS) PROFESSORAS QUE ATUAM NUMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, NA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MARANHÃO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A IDENTIDADE PROFISSIONAL DAS EDUCADORAS É CONSTRUÍDA COM O AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA. AS NARRATIVAS DAS PROFESSORAS MOSTRAM QUE ELAS “SENTEM A NECESSIDADE DESSA FORMAÇÃO CONTINUADA POIS SENTEM NECESSIDADE DE ATUALIZAR E REALIZAR NOVAS PRÁTICAS”. O ESTUDO CONCLUI MOSTRANDO QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL É UMA ETAPA QUE ESTÁ RESPONSÁVEL PELO DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CRIANÇA E CABE AO EDUCADOR DESSA ETAPA, PROPORCIONAR O DESENVOLVIMENTO DE SI, PARA PODER DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO CAMPO DAS INSTITUIÇÕES DADAS AS SINGULARIDADES DAS CRIANÇAS.