Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SABERES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ARTICULADOS E MOBILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: CRIANÇA, EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROFESSOR, Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 69525
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 396
    "inscrito_id" => 4503
    "titulo" => "SABERES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ARTICULADOS E MOBILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL É O INÍCIO DE TODA A JORNADA EDUCACIONAL DO INDIVÍDUO. OS PROFESSORES DESSA ETAPA CONSTITUEM DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA REALIZAREM SUAS PRÁTICAS LIGADAS AOS ASPECTOS DE CUIDAR, BRINCAR E EDUCAR, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. ESSE ARTIGO TRAZ DOIS EIXOS DE DISCUSSÃO: O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA E OS SABERES DOCENTE. O OBJETIVO GERAL PARTE POR ANALISAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA. PARTIMOS DA SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUE SABERES A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL POSSIBILITA AOS PROFESSORES NO ÂMBITO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA? AUTORES COMO KISHIMOTO (1999), KRAMER (1994), NÓVOA (2009), BRASIL (1996) E RCNEI (1998) CONSTITUEM A BASE TEÓRICA DESTE TRABALHO. A METODOLOGIA ESTÁ NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE MODO A ENTENDER OS FENÔMENOS HUMANOS E SUAS RELAÇÕES. TEMOS A ENTREVISTA NARRATIVA, COMO INSTRUMENTO DE COLETA E ANÁLISE DOS DADOS, À 03 (TRÊS) PROFESSORAS QUE ATUAM NUMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, NA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MARANHÃO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A IDENTIDADE PROFISSIONAL DAS EDUCADORAS É CONSTRUÍDA COM O AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA. AS NARRATIVAS DAS PROFESSORAS MOSTRAM QUE ELAS “SENTEM A NECESSIDADE DESSA FORMAÇÃO CONTINUADA POIS SENTEM NECESSIDADE DE ATUALIZAR E REALIZAR NOVAS PRÁTICAS”. O ESTUDO CONCLUI MOSTRANDO QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL É UMA ETAPA QUE ESTÁ RESPONSÁVEL PELO DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CRIANÇA E CABE AO EDUCADOR DESSA ETAPA, PROPORCIONAR O DESENVOLVIMENTO DE SI, PARA PODER DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO CAMPO DAS INSTITUIÇÕES DADAS AS SINGULARIDADES DAS CRIANÇAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "CRIANÇA, EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROFESSOR, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID4503_26072020125939.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DILMAR RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "DILMAR JÚNIOR"
    "autor_email" => "dilmar.jrcxs93@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 69525
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 396
    "inscrito_id" => 4503
    "titulo" => "SABERES DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL ARTICULADOS E MOBILIZADOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A EDUCAÇÃO INFANTIL É O INÍCIO DE TODA A JORNADA EDUCACIONAL DO INDIVÍDUO. OS PROFESSORES DESSA ETAPA CONSTITUEM DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA REALIZAREM SUAS PRÁTICAS LIGADAS AOS ASPECTOS DE CUIDAR, BRINCAR E EDUCAR, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. ESSE ARTIGO TRAZ DOIS EIXOS DE DISCUSSÃO: O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA E OS SABERES DOCENTE. O OBJETIVO GERAL PARTE POR ANALISAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA. PARTIMOS DA SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUE SABERES A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL POSSIBILITA AOS PROFESSORES NO ÂMBITO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA? AUTORES COMO KISHIMOTO (1999), KRAMER (1994), NÓVOA (2009), BRASIL (1996) E RCNEI (1998) CONSTITUEM A BASE TEÓRICA DESTE TRABALHO. A METODOLOGIA ESTÁ NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE MODO A ENTENDER OS FENÔMENOS HUMANOS E SUAS RELAÇÕES. TEMOS A ENTREVISTA NARRATIVA, COMO INSTRUMENTO DE COLETA E ANÁLISE DOS DADOS, À 03 (TRÊS) PROFESSORAS QUE ATUAM NUMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, NA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MARANHÃO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A IDENTIDADE PROFISSIONAL DAS EDUCADORAS É CONSTRUÍDA COM O AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA. AS NARRATIVAS DAS PROFESSORAS MOSTRAM QUE ELAS “SENTEM A NECESSIDADE DESSA FORMAÇÃO CONTINUADA POIS SENTEM NECESSIDADE DE ATUALIZAR E REALIZAR NOVAS PRÁTICAS”. O ESTUDO CONCLUI MOSTRANDO QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL É UMA ETAPA QUE ESTÁ RESPONSÁVEL PELO DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CRIANÇA E CABE AO EDUCADOR DESSA ETAPA, PROPORCIONAR O DESENVOLVIMENTO DE SI, PARA PODER DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO CAMPO DAS INSTITUIÇÕES DADAS AS SINGULARIDADES DAS CRIANÇAS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "CRIANÇA, EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, PROFESSOR, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID4503_26072020125939.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DILMAR RODRIGUES DA SILVA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "DILMAR JÚNIOR"
    "autor_email" => "dilmar.jrcxs93@outlook.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A EDUCAÇÃO INFANTIL É O INÍCIO DE TODA A JORNADA EDUCACIONAL DO INDIVÍDUO. OS PROFESSORES DESSA ETAPA CONSTITUEM DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA REALIZAREM SUAS PRÁTICAS LIGADAS AOS ASPECTOS DE CUIDAR, BRINCAR E EDUCAR, PROMOVENDO O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA. ESSE ARTIGO TRAZ DOIS EIXOS DE DISCUSSÃO: O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA E OS SABERES DOCENTE. O OBJETIVO GERAL PARTE POR ANALISAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA. PARTIMOS DA SEGUINTE PROBLEMÁTICA: QUE SABERES A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL POSSIBILITA AOS PROFESSORES NO ÂMBITO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA? AUTORES COMO KISHIMOTO (1999), KRAMER (1994), NÓVOA (2009), BRASIL (1996) E RCNEI (1998) CONSTITUEM A BASE TEÓRICA DESTE TRABALHO. A METODOLOGIA ESTÁ NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE MODO A ENTENDER OS FENÔMENOS HUMANOS E SUAS RELAÇÕES. TEMOS A ENTREVISTA NARRATIVA, COMO INSTRUMENTO DE COLETA E ANÁLISE DOS DADOS, À 03 (TRÊS) PROFESSORAS QUE ATUAM NUMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL, NA ZONA URBANA DO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MARANHÃO. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A IDENTIDADE PROFISSIONAL DAS EDUCADORAS É CONSTRUÍDA COM O AO LONGO DE SUA TRAJETÓRIA. AS NARRATIVAS DAS PROFESSORAS MOSTRAM QUE ELAS “SENTEM A NECESSIDADE DESSA FORMAÇÃO CONTINUADA POIS SENTEM NECESSIDADE DE ATUALIZAR E REALIZAR NOVAS PRÁTICAS”. O ESTUDO CONCLUI MOSTRANDO QUE A EDUCAÇÃO INFANTIL É UMA ETAPA QUE ESTÁ RESPONSÁVEL PELO DESENVOLVIMENTO INICIAL DA CRIANÇA E CABE AO EDUCADOR DESSA ETAPA, PROPORCIONAR O DESENVOLVIMENTO DE SI, PARA PODER DESENVOLVER COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO CAMPO DAS INSTITUIÇÕES DADAS AS SINGULARIDADES DAS CRIANÇAS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.