ESTE ARTIGO ? UMA AUTORREFLEX?O A PARTIR DOS PRIMEIROS DADOS OBTIDOS NA REALIZA??O DE UMA PESQUISA DE TRABALHO DE CONCLUS?O DE CURSO (TCC), O PRESENTE TRABALHO TRATA SOBRE AS DIVERSAS IMPLICA??ES QUE A SITUA??O PAND?MICA TROUXE PARA AS PR?TICAS DE ENSINO DE DOIS PROFESSORES DE L?NGUA INGLESA EM UMA ESCOLA P?BLICA LOCALIZADA EM UMA CIDADE DO INTERIOR DE PERNAMBUCO, IMPONDO AOS PROFESSORES QUE ADEQUEM SUAS PR?TICAS DE ENSINO ?S CONDI??ES OFERTADAS, ONDE O PROBLEMA DE ACESSO DOS ALUNOS ? PLATAFORMAS DIGITAIS TEM SIDO UM EMPECILHO NA ADAPTA??O DESSAS PR?TICAS QUE PRECISARAM SER REPENSADAS DENTRO DAS CONDI??ES M?NIMAS QUE OS ALUNOS DESFRUTAM. J? NUMA PRIMEIRA APROXIMA??O, OBSERVOU-SE QUE FATORES ECON?MICOS FORAM OS PRINCIPAIS ELEMENTOS A SE IMPLICAR EM SUAS PR?TICAS DE ENSINO NESSAS AULAS REMOTAS. ASSIM, ESTE TRABALHO, SITUADO NA ?REA DA LINGU?STICA APLICADA EM SUA INTERFACE COM AS TEORIAS CR?TICAS (ASSIS-PETERSON; COX, 2002) E TENDO POR NATUREZA QUALITATIVA (BOGDAN; BIKLEN, 1994) E INTERPRETATIVISTA (MOITA LOPES, 1994), TOMA COMO OBJETO DE REFLEX?O, PRINCIPALMENTE, ELEMENTOS DE NATUREZA ECON?MICA QUE SE IMPLICARAM SIGNIFICATIVAMENTE NAS PR?TICAS DE ENSINO DESSES PROFESSORES.