ESTE TRABALHO É FRUTO DOS RESULTADOS PARCIAIS DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA REALIZADA COMO PARTE INTEGRANTE DE UMA PESQUISA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. NOSSO INTUITO É O DE APRESENTAR ALGUNS ASPECTOS, DISCUTIDOS POR DIFERENTES AUTORAS E AUTORES NO QUE DIZ RESPEITO ÀS PESQUISAS QUE OPERAM NA INTERFACE ENTRE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. DESSA FORMA, ANALISANDO AS PUBLICAÇÕES DO PORTAL PERIÓDICOS CAPES A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE NILMA LINO GOMES, OBSERVAMOS TENDÊNCIAS E LACUNAS NO QUE DIZ RESPEITO À PRODUÇÃO ACADÊMICA E EPISTEMOLÓGICA SOBRE A TEMÁTICA. NOSSOS RESULTADOS INDICAM QUE, APESAR DOS 16 ANOS DE APROVAÇÃO DA LEI 10.639/03 E DE TODO O ARCABOUÇO SOCIAL MOTIVADO PELAS REIVINDICAÇÕES POPULARES, EM ESPECIAL PELO MOVIMENTO NEGRO, A COMPOSIÇÃO DA TEMÁTICA NAS AGENDAS DE PESQUISA AINDA APRESENTA UM VOLUME POUCO EXPRESSIVO. ALÉM DISSO, FORAM OBSERVADOS CAMPOS AINDA NÃO EXPLORADOS PELA PRODUÇÃO ATUAL E QUE PODEM REPRESENTAR POTENCIALIDADES PARA PRODUÇÕES FUTURAS.