AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: UMA PRÁTICA NECESSÁRIA À AÇÃO DOCENTE
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68102 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1339 "inscrito_id" => 5621 "titulo" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: UMA PRÁTICA NECESSÁRIA À AÇÃO DOCENTE" "resumo" => "ESTE TRABALHO BUSCA REFLETIR SOBRE A VISÃO DOS DOCENTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE PETROLINA – PE EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA. FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO VIA FORMULÁRIO ON-LINE A FIM DE ELUCIDAR TAL QUESTÃO. AS DISCUSSÕES ABORDAM O PERFIL DOS EDUCADORES QUE FIZERAM PARTE DA PESQUISA, APRESENTANDO A MÉDIA DE IDADE DELES, FORMAÇÃO ACADÊMICA E O TEMPO DE ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO O PONTO DE VISTA POR ELES APRESENTADO EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES PONTOS: PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO; EM QUE MOMENTO ELA DEVE SER PENSADA; SE QUESTÕES DE ORDEM FILOSÓFICA, SOCIOLÓGICA E/OU ECONÔMICA DEVEM SER LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO NO MOMENTO DA AVALIAÇÃO; A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E O QUE DEVE SER FEITO A PARTIR DE SEUS RESULTADOS, FECHANDO ESSA SEÇÃO COM UM RECORTE VISIONÁRIO SOBRE O PAPEL DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO CONTEXTO EM QUE OS SUJEITOS DA PESQUISA ESTÃO INSERIDOS. O ESTUDO APORTA-SE NAS CONTRIBUIÇÕES DE PERRENOUD (1999), LUCKESI (2003), HOFFMANN (2009), CAMARGO (2010) E MEDEIROS (2014). CONCLUI-SE QUE UM DOS PONTOS MAIS IMPORTANTES O FATO DE A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA APONTAR CAMINHOS PARA NOVAS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM, LEVANDO PROFESSORES A REFLETIREM SOBRE FRAGILIDADES DETECTADAS NO INÍCIO OU NO DECORRER DE UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, PERFIL DOS EDUCADORES, ENSINO E APRENDIZAGEM, RESULTADOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID5621_01092020145427.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMARIO DE SOUZA AMORIM" "autor_nome_curto" => "GILMARIO AMORIM" "autor_email" => "gilmarioamorim@hotmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE ALFREDO NASSER DE REMANSO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68102 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1339 "inscrito_id" => 5621 "titulo" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA: UMA PRÁTICA NECESSÁRIA À AÇÃO DOCENTE" "resumo" => "ESTE TRABALHO BUSCA REFLETIR SOBRE A VISÃO DOS DOCENTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE PETROLINA – PE EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA. FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO VIA FORMULÁRIO ON-LINE A FIM DE ELUCIDAR TAL QUESTÃO. AS DISCUSSÕES ABORDAM O PERFIL DOS EDUCADORES QUE FIZERAM PARTE DA PESQUISA, APRESENTANDO A MÉDIA DE IDADE DELES, FORMAÇÃO ACADÊMICA E O TEMPO DE ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO O PONTO DE VISTA POR ELES APRESENTADO EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES PONTOS: PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO; EM QUE MOMENTO ELA DEVE SER PENSADA; SE QUESTÕES DE ORDEM FILOSÓFICA, SOCIOLÓGICA E/OU ECONÔMICA DEVEM SER LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO NO MOMENTO DA AVALIAÇÃO; A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E O QUE DEVE SER FEITO A PARTIR DE SEUS RESULTADOS, FECHANDO ESSA SEÇÃO COM UM RECORTE VISIONÁRIO SOBRE O PAPEL DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO CONTEXTO EM QUE OS SUJEITOS DA PESQUISA ESTÃO INSERIDOS. O ESTUDO APORTA-SE NAS CONTRIBUIÇÕES DE PERRENOUD (1999), LUCKESI (2003), HOFFMANN (2009), CAMARGO (2010) E MEDEIROS (2014). CONCLUI-SE QUE UM DOS PONTOS MAIS IMPORTANTES O FATO DE A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA APONTAR CAMINHOS PARA NOVAS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM, LEVANDO PROFESSORES A REFLETIREM SOBRE FRAGILIDADES DETECTADAS NO INÍCIO OU NO DECORRER DE UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA, PERFIL DOS EDUCADORES, ENSINO E APRENDIZAGEM, RESULTADOS, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA2_ID5621_01092020145427.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:30" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILMARIO DE SOUZA AMORIM" "autor_nome_curto" => "GILMARIO AMORIM" "autor_email" => "gilmarioamorim@hotmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE ALFREDO NASSER DE REMANSO" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }