ESTE TRABALHO BUSCA REFLETIR SOBRE A VISÃO DOS DOCENTES DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE PETROLINA – PE EM RELAÇÃO À AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA. FOI REALIZADA UMA PESQUISA DE CAMPO VIA FORMULÁRIO ON-LINE A FIM DE ELUCIDAR TAL QUESTÃO. AS DISCUSSÕES ABORDAM O PERFIL DOS EDUCADORES QUE FIZERAM PARTE DA PESQUISA, APRESENTANDO A MÉDIA DE IDADE DELES, FORMAÇÃO ACADÊMICA E O TEMPO DE ATUAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA, BEM COMO O PONTO DE VISTA POR ELES APRESENTADO EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES PONTOS: PARA QUE SERVE A AVALIAÇÃO; EM QUE MOMENTO ELA DEVE SER PENSADA; SE QUESTÕES DE ORDEM FILOSÓFICA, SOCIOLÓGICA E/OU ECONÔMICA DEVEM SER LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO NO MOMENTO DA AVALIAÇÃO; A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA E O QUE DEVE SER FEITO A PARTIR DE SEUS RESULTADOS, FECHANDO ESSA SEÇÃO COM UM RECORTE VISIONÁRIO SOBRE O PAPEL DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO CONTEXTO EM QUE OS SUJEITOS DA PESQUISA ESTÃO INSERIDOS. O ESTUDO APORTA-SE NAS CONTRIBUIÇÕES DE PERRENOUD (1999), LUCKESI (2003), HOFFMANN (2009), CAMARGO (2010) E MEDEIROS (2014). CONCLUI-SE QUE UM DOS PONTOS MAIS IMPORTANTES O FATO DE A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA APONTAR CAMINHOS PARA NOVAS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM, LEVANDO PROFESSORES A REFLETIREM SOBRE FRAGILIDADES DETECTADAS NO INÍCIO OU NO DECORRER DE UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.