ESTA PESQUISA SURGIU A PARTIR DE UMA AULA DE CAMPO MINISTRADA NO COMPONENTE DE ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO, NO CURSO DE SOCIOLOGIA, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. A VISITA CONSISTIU NA PARTICIPAÇÃO AO I FESTIVAL DE QUILOMBOLAS DA PARAÍBA, REALIZADO NA CIDADE DE ALAGOA GRANDE-PB, NA COMUNIDADE CAIANA DOS CRIOULOS. ESTE TRABALHO OBJETIVA IDENTIFICAR A CULTURA REGIONAL COMO FORMA DE EDUCAÇÃO SOCIAL. É IMPORTANTE TORNAR CONHECIDA A HISTÓRIA DA RESISTÊNCIA DE NAÇÕES QUE CONTRIBUÍRAM COM A FORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA, DESTACANDO ESSE TIPO DE EVENTO CULTURAL NA SUA FORMA PRIMÁRIA, ANTES DA PATENTE DA INDUSTRIAL CULTURAL . PARA EMBASAR A PESQUISA, FOI UTILIZADA A METODOLOGIA DE ANÁLISE QUALITATIVA COM FOCO NA OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA. RECORREU-SE A INFORMAÇÕES CONTIDAS EM JORNAIS ON-LINE COMO “A UNIÃO” E “JORNAL DA PARAÍBA”. O EMBASAMENTO TEÓRICO FOI CONSTRUÍDO A PARTIR DO CONCEITO DE REGIONALISMO DE ALBUQUERQUE JUNIOR (2011), QUE RELATA A CONSTRUÇÃO REGIONAL DO NORDESTE ATRAVÉS DA MÍDIA E DO CRESCIMENTO CAPITALISTA; E EM CANDAU (2010), QUE ASSIMILA O MULTICULTURALISMO DA AMÉRICA LATINA COM A PRESERVAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS CONSTITUCIONAIS NO ÂMBITO FEDERAL, ESTADUAL E MUNICIPAL.
PALAVRAS-CHAVE: ALAGOA GRANDE, DIREITO SOCIAL, COMUNIDADE QUILOMBOLA, IDENTIDADE CULTURAL. INCLUSÃO SOCIAL.