ESTE ARTIGO ENCONTRA-SE ANCORADO NO ENTENDIMENTO DE QUE A CHEGADA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS E AS TRANSFORMA??ES NA ESFERA EDUCACIONAL DEMANDAM DESAFIOS E POSSIBILIDADES AOS PROFESSORES E ALUNOS ESPECIALMENTE NOS PROCESSOS DE ALFABETIZA??O E LETRAMENTO. CENTRADAS NESTA COMPREENS?O BUSCAREMOS ANALISAR OS IMPACTOS NAS FORMAS DE ENSINAR E APRENDER NESTE CONTEXTO DE INSER??O DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESFERAS SOCIAIS SEM DESCONSIDERAR ASPECTOS ECON?MICOS, POL?TICOS E SOCIAIS QUE ATUAM NESTA REALIDADE. COMO RECURSO METODOL?GICO PARTIMOS DE UM RELATO DE EXPERI?NCIA A PARTIR DE NOSSA INSER??O NO PIBID - PEDAGOGIA- UFAL 2018-2020, NO QUAL APRESENTAMOS A REALIDADE ENCONTRADA E A ANALISAREMOS CRITICAMENTE. TOMAMOS POR APORTE TE?RICO SOARES (2006), ROJO E MOURA (2012; 2019), ENTRE OUTROS. O CEN?RIO ATUAL REPERCUTE PROFUNDAMENTE FRENTE ? INSER??O DAS TECNOLOGIAS NA EDUCA??O BRASILEIRA E A VIDA EM SOCIEDADE, NO SENTIDO DE COMPREENDER QUE N?O BASTA APENAS DOMINAR AS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA, SE FAZ NECESS?RIO TAMB?M ENTEND?-LAS MEDIANTE UM CONJUNTO DE PR?TICAS SOCIAIS QUE COLOCAM A L?NGUA EM MOVIMENTO E LEVAM PROFESSORES E ESTUDANTES A ATUAR RESPONDENDO ESTA NOVA EXIG?NCIA TANTO EDUCACIONAL QUANTO SOCIAL.