ESTE TRABALHO EXPLICITA REFLEXÕES DE CONSTRUÇÃO DA PRÁXIS BALIZADA PELA INVESTIGAÇÃO SITUANDO A EXPERIÊNCIA DA PESQUISA “AS MEDIAÇÕES DA FORMAÇÃO DOCENTE ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE SINOP-MT”. ESSE PROJETO FOI APROVADO PELA COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE PROJETOS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, EM JULHO DE 2020, PAUTADO NA INTENÇÃO MACRO DE PROMOVER, ALÉM DE AÇÕES/ARTICULAÇÕES DO MESTRADO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA (PROFEI), OFERECIDO NA CIDADE DE SINOP/MT, PARA POTENCIALIZAR MEDIAÇÕES DE FORMAÇÃO CIENTIFICO-PEDAGÓGICAS. DA PESQUISA, OBJETIVOU-SE ANALISAR/EXPLICITAR A RELAÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DOCENTE, COM FOCO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE), NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, E SUAS ARTICULAÇÕES COM A FORMAÇÃO INICIAL DAS LICENCIATURAS DE LETRAS, MATEMÁTICA E PEDAGOGIA (CURSOS OFERECIDOS DESDE 1990 NA REGIÃO MÉDIO NORTE/NORTE DE MATO GROSSO). TEM COMO METODOLOGIA A ABORDAGEM QUALITATIVA DE CUNHO HISTÓRICO-DIALÉTICO, NA PERSPECTIVA DESCRITIVO-ANALÍTICA. FAZ-SE O DIÁLOGO TEÓRICO-METODOLÓGICO, COM AS CONTRIBUIÇÕES DAS CONCEPÇÕES DE TRIVIñOS, MÉSZÁROS, GRAMSCI E MARX. ESTE TEXTO PROMOVE UMA LEITURA SOBRE OS ALCANCES DAS MEDIAÇÕES DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR, BALIZANDO O MOVIMENTO A TEORIA E PRÁTICA NO CAMPO DA PARTICULARIDADE ENTRE A FORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (PCD’S), CRIVANDO DE UMA REFLEXÃO SOBRE UMA NOVA PRÁXIS.