A DEMANDA DO MERCADO EM QUALQUER CAMPO PROFISSIONAL SE TORNOU CADA VEZ MAIS EXIGENTE, ONDE AS M?QUINAS REALIZAM MUITAS FUN??ES QUE ANTES ERAM DESENVOLVIDAS EXCLUSIVAMENTE POR INTERM?DIO HUMANO, COMO POR EXEMPLO, DESDE A LAVAGEM DE ROUPAS AT? A LEITURA DE DIGITAIS EM AUTOM?VEIS. SENDO ASSIM, TRATAR DAS TECNOLOGIAS ? UM CAMPO VASTO E RAMIFICADO QUANDO SE TRATA DA EDUCA??O. OS DOCENTES DE UMA FORMA GERAL, PRECISAM ESTAR ATUALIZADOS CONSTANTEMENTE, POIS, TODOS OS DIAS AS TECNOLOGIAS DA INFORMA??O E COMUNICA??O SE FAZEM IMPRESCIND?VEIS NA CONSTRU??O DE PR?TICAS MAIS ELABORADAS. AS TICS N?O S?O UM FIM EM SI, MAIS UM MEIO, QUE HAJA VISTA OBJETIVA O APRIMORAMENTO DE PR?TICAS QUE AJUDEM A TORNAR OS ALUNOS PROTAGONISTAS NA CONSTRU??O DE SEUS PR?PRIOS CONHECIMENTOS. NESSE ESTUDO, VERIFICOU-SE A NECESSIDADE DE COMPREENDER ESTE UNIVERSO DE FORMA MAIS PR?XIMA, POR MEIO DE ENTREVISTAS COM DOCENTES DA ?REA DA P?S GRADUA??O EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DE TR?S ESTABELECIMENTOS DE ENSINO SUPERIOR, DOIS FEDERAIS E 1 ESTADUAL, PARA ENTENDERMOS COMO AS TICS S?O UTILIZADAS E QUAIS AS FINALIDADES PROPOSTAS PARA CADA UMA DELAS QUANDO ATRELADAS ?S PR?TICAS DE ENSINO. O PRESENTE ESTUDO EVIDENCIOU QUE OS DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR ENFRENTAM DIFICULDADES EM SUAS PR?TICAS EDUCACIONAIS, ISTO ? VIS?VEL, ESPECIALMENTE RELACIONADAS AO USO DAS TICS, O QUE DE FATO ? O FOCO DESTE TRABALHO.